CBDN
XXII Campeonato
Brasileiro de Snowboard


Corralco - Chile

Chapelco - San Martin de Los Andes


27/09/16
Com provas de Snowboard Cross, Slalom Gigante e Big Air, 22º Campeonato Brasileiro Aberto marca interação entre velha e nova guarda em Corralco



Competidores de 7 anos até aqueles que participam da competição há 22 anos disputaram medalhas em sete categorias diferentes

Pelo terceiro ano consecutivo, Corralco (Chile) recebeu uma edição do Campeonato Brasileiro Aberto de Snowboard, competição amadora que se segue após as provas internacionais válidas pela Copa Sul-Americana de Snowboard Cross. Entre os últimos dias 25 e 26, cerca de 43 atletas de diferentes idades e categorias protagonizaram emocionantes duelos em provas de Snowboard Cross, Slalom Gigante e Big Air.

Passada a Copa Sul-Americana, competição internacional que premiou Isabel Clark duas vezes com o ouro de Snowboard Cross e o vice-campeonato geral, e marcou o melhor resultado da carreira de Lucas Rezende, uma semifinal inédita, os atletas amadores entraram em cena. Há 22 anos, eles disputam o Campeonato Brasileiro Aberto. Agora seguidos de perto por seus filhos e outros jovens talentos, eles veem a safra se renovar.

Logo no primeiro dia, com a disputa do Snowboard Cross, as categorias pré-mirim, mirim, infantil e aspirantes chamaram a atenção em Corralco com a participação de 13 atletas. Dos irmãos Kailani Rennó e Keoni Rennó no pré-mirim masculine, passando pelas irmãs Luma e Sofia Pucetti, até os sandboarders Bruno Sales, Joaquim Mendes e Clenilson Castelo, o que se viu durante a 22ª edição foi uma "invasão" dos novos talentos frente à velha guarda.

Destaque no primeiro dia, Guilherme Mallmann venceu a categoria Masters B, sendo o primeiro em todas as fases eliminatórias. André Famá voltou a faturar no Masters A, enquanto Bruno Sales levou a melhor entre os sandboarders. Entre os mais novos, destaque sobretudo para os irmãos Augustinho e João Teixeira, que levam a melhor nas provas infantil e mirim, respectivamente.

"Foi a terceira vez que competi no Snowboard Cross e a primeira em Slalom Gigante e Big Air. Gosto muito de todas as as disciplinas e pretendo me dedicar para me tornar um atleta de snowboard, disse João Teixeira, que completou nove anos em Corralco.

Segundo dia de destaque para nova guarda no Big Air, Bruno Sales e Renato Mascheretti

Logo ao amanhecer, com uma neve mais congelada e rápida, a prova de Slalom Gigante foi disputada por 42 atletas. Foi aí que a estrela de Renato Mascheretti começou a brilhar. Com os melhores tempos entre os homens na categoria Masters B, ele venceu Mallmann por 12 centésimos e, poucas horas depois também levou a disputa no Big Air. Alexandre Ariki faturou seu bicampeonato no Masters A e Bruno Sales, novamente, levou mais um ouro. Nas provas femininas, Luma e Sofia Pucetti, Cristiani Aparecida e Regina Beluzzo foram campeãs em suas categorias.

No Big Air, apesar do maior número entre os competidores, a velha guarda viu o protagonismo dos jovens com desempenho impressionante dos irmãos Teixeira João e Augustinho, e um show à parte dos sandboarders, que realizaram as manobras com maior grau de dificuldade de toda competição. Sob os olhares dos júris Iván Fuenzalida, técnico de Isabel Clark, Carlos Eduardo (Dinho) e a própria atleta olímpica Isabel Clark, Bruno Sales atingiu a maior nota de toda competição, 52,6, e levou para a pequena Paracuru-CE o seu terceiro ouro em três provas.

"A melhor coisa do mundo é você sonhar e ver que o sonho virou realidade. Pra mim estar aqui foi uma dificuldade enorme. Vou poder curtir com todos que me ajudaram para estar aqui, o pessoal da minha cidade Paracuru-PE, meus alunos que não paravam um minuto de me mandar mensagem. A ficha ainda não caiu que eu venci as três provas. Eu me foquei bastante para estar aqui, treinei na areia e pude executar na neve. A felicidade que sinto agora não tem explicação", contou emocionado Bruno Sales, campeão de todas provas que disputou na categoria aspirantes.

Veja os resultados completos:
SBX 2016
Provas abertas Slalom Gigante e Big Air

Fonte: CBDN.org.br

 


Preços de viagens sujeitos à disponilidade e mudanças sem aviso prévio.
© SNOWBRASIL 2020.
Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado,
transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Clique para formulário Clique para formulário

Clique para formulário