Voltar   Forum Snowbrasil > SnowTrips > SnowTrips - Hemisfério Sul

Resposta
 
Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
  #1  
Antigo 27-08-2008, 13:21
Mauro Mauro está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2008
Posts: 133
Padrão Como nao pagar IVA no Chile?

Pessoal, criei esse topico pois tenho uma duvida que pode ser útil a muitos aqui.

Sei que no chile, estrangeiros não-residentes não pagam o IVA (imposto sobre o valor agregado, análogo ao nosso ICMS) em hospedagem de hoteis e servicos nesses hoteis. Pra não pagar essa taxa, o pagamento da conta deve ser feito em cartão de crédito ou em US$.

E quanto aos outros produtos? quando compra-se alguma roupa, equipamento esportivo, calçados, produtos etc. é possível obter de volta o valor do IVA??

Pergunto isso porque na Europa você consegue esse valor de volta, apresentando as notas de compra, quando você sai do país, em uns guiches, normalmente nos aeroportos.

Em outro forum, um post recomendava que ao comprar algum produto no chile, que se pedisse "factura de exportacion", será esse documento o usado pra obter o IVA de volta??

Creio que essa questão pode passar despercebido de muitos aqui, e pode significar uma economia considerável na viagem, pois o IVA tem o valor de 5%! O que é muito, se contar os gastos de uma viagem como essa!

Alguém tem alguma informacão à respeito?

abcs
Responder com Citação
  #2  
Antigo 28-08-2008, 12:56
Mauro Mauro está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2008
Posts: 133
Padrão

Galera,

andei olhando no Google, e vi que na Colombia e no Mexico, foi criado recentemente esse reembolso para os estranjeiros (em 2006). Nao achei nada sobre o chile. ou la existe ha mais tempo, ou ainda nao criaram.
penso que como eles isentam no hotel, deva ter pras outras coisas sim.

ninguem ouviu falar algo sobre o assunto?
Responder com Citação
  #3  
Antigo 29-08-2008, 00:50
Avatar de Tanara
Tanara Tanara está offline
Membro
Hard Pack
 
Registrado em: May 2008
Localização: porto alegre
Posts: 91
Angry

Eu pedi em tudo quanto foi lugar e ninguém deu!!!
Responder com Citação
                
  #4  
Antigo 29-08-2008, 13:19
Laurence Laurence está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Dec 2006
Posts: 47
Padrão

Eu recolhi um monte de notas e deixei para trocar no aeroporto, daí me informaram no aeroporto que existia um lugar correto para fazer isto no centro da cidade ( e não lembro o nome).

Se no chile for igual na europa, da pra trocar com um ano de atraso ( eu ja fiz isto). a sugestão é se alguem que tiver indo, ao chegar no aeroporto, pergunte o endereço certo do local de troca para alguem da aduana.
Daí é só postar no site.

abrs
Laurence
Responder com Citação
  #5  
Antigo 29-08-2008, 13:40
Mauro Mauro está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2008
Posts: 133
Padrão

Beleza Laurence,

que boa informacao!
a nota que voce levou eh a nota fiscal normal?!??

ano passado eu comprei uma bike de 350 mil pesos e nao peguei de volta o IVA, vou tentar levar esse ano... so que ja tem 1 ano, mas nao custa tentar, afinal sao uns 40 dolares...

abcs
Responder com Citação
  #6  
Antigo 29-08-2008, 13:42
Mauro Mauro está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2008
Posts: 133
Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Tanara Ver Post
Eu pedi em tudo quanto foi lugar e ninguém deu!!!
Nao entendi direito cara... voce pediu a "factura de exportacion" ou a nota normal?
Acredito que seja a tal misteriosa "factura de exportacion", pois tudo que comprei no chile eles sempre deram a nota fiscal direitinho, inclusive (por incrivel que pareca) naquele camelodromo que tem na estacao de trem de santiago!!! hehehehehe

abcs
Responder com Citação
                
  #7  
Antigo 29-08-2008, 15:29
Laurence Laurence está offline
Membro
Slush
 
Registrado em: Dec 2006
Posts: 47
Padrão

Eu guardei notas fiscais normais, pelo que sei é o que basta, pois, geralmente, um extrangeiro não é obrigado a pagar IVA em outro pais... um exemplo prático disto no chile é que sempre ao pagar ao conta do hotel deve se pagar em cartão de crédito ou em dolares, pois se for pago em pesos se paga o IVA ( ou seja - hotel mais caro)

eu fui agora em julho e guardei um monte de nota fiscal comum...o reembolso já paga umas cervejas, eeheheheheh

quando troquei na europa foi com nota fiscal normal...eu também fui agoram

abrs
Laurence
Responder com Citação
  #8  
Antigo 29-08-2008, 16:07
Mauro Mauro está offline
Membro Senior
Packed Powder
 
Registrado em: Jun 2008
Posts: 133
Padrão

Eh cara,

na zoropis eh mole, eh so ir no guiche do aeroporto e pronto!!! facim facim!!!
aqui na sudamerica eh q as coisas sao mais ocultas, complicadas, burocraticas.... hehehehehe
Responder com Citação
  #9  
Antigo 29-08-2008, 16:31
Avatar de DAVE MACKNIGHT
DAVE MACKNIGHT DAVE MACKNIGHT está offline
Membro Senior
Puro Powder
 
Registrado em: Feb 2007
Localização: NEVE EUROPEIA !
Posts: 226
Padrão

Fala Galera,

Pelo O Que Sei Disso, Só Estabelecimentos Credenciados Tem O Formulário De Tax Free. E Mesmo Assim Pra Compras Acima De Um Determinado Valor. Acho Que A Melhor Coisa é Se Informar Na Chegada No Aeroporto.

Vlw,
__________________
DAVE MACKNIGHT
EQUIPE CAMELOS/RAID RIO
Responder com Citação
                
Resposta

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Posts
Você não pode postar novos tópicos
Você não pode postar respostas
Você não pode postar anexos
Você não pode editar seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Não

Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado Por Fórum Respostas Última Mensagem
Casaco de neve: vale a pena pagar caro? Rhiannon Equipamento & Acessórios 13 06-06-2008 19:19
Reservas de Hotel no Chile via chile-hotels.com rcostam SnowTrips - Hemisfério Sul 4 18-07-2007 18:26
como tornar-se um Profissional southboy_89 Geral 2 29-03-2006 01:03
Como está Valle Nevado? PNey SnowTrips - Hemisfério Sul 0 05-08-2005 09:39


Horários baseados na GMT -2. Agora são 10:18.


Powered by vBulletin® Version 3.8.9
Copyright ©2000 - 2024, Jelsoft Enterprises Ltd. :: Translated by vB-Brasil
© SNOWBRASIL 2009. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização. webmaster @ snowbrasil . comAd Management by RedTyger