Estarei em Bariloche no dia 04/09, e também estou preocupado com a neve.
No entanto percebi que a neve quando chega a condição de "primavera" ela passa a resistir um pouco mais, pois está bastante compactada, derrtendo poucos centímetros a cada dia.
Em Bariloche chegou a fazer 18,5 ºC nesta semana, algo que se encontre nas manhãs mais frias aqui na Bahia. Mas nos últimos 2 dias a coisa voltou aos padrões normais, variando de 3 a 11 ºC.
Tudo isso é resultado de uma extensa zona de alta pressão na costa do pacífico, exatamente na altura de Bariloche e Santiago. Este fenômeno têm desviado todas as massas de ar (frentes frias) para o sul (Chapelco e Ushuaya), o que causou a falta de neve e o almento da temperatura.
Mas a previsão indica que a zona de alta pressão está se deslocando para o Atlântico (leste), e dentro de 4 a 5 dias deve voltar a chover (e nevar) na região.
Assim espero que a 1a. semana de setembro seja boa, lembrando que ainda não aconteceu a histórica e infalível Tormenta de Santa Rosa, que traz muita neve entre a ultima semana de agosto e a primeira de setembro.
Sou meteorologista amador, desta forma a previsão é uma análise particular e com pouco fundamento científico.
Alexander
|