Dae Mario! Blz?!
Já estive nestas 3 estações de ski. Acho que posso te ajudar um pouco...ou piorar sua dúvida! hehehe
Aqui vão algumas considerações:
Zermatt - A melhor na minha opinião. Pistas para todos os níveis e para todos os lados (quase 500 km de pistas junto com Cervinia). Pega o lift/gôndola/funicular/trem de dentro da cidade para chegar às pistas. Cidade pequena (parece a cidade do papai noel), não entram carros. Neve garantida!
Ponto fracos: mais difícil de chegar, embora a viagem de trem desde Zurich ou genebra seja espetacular; bem mais cara que as outras duas opções.
Chamonix - Montanha animal tb, mas é melhor pra intermediários/avançados, embora tenha tb bastante para iniciantes. Somando todas as montanhas da região (5 em volta de Chamonix Village) somam mais de 400 km de pistas. Normalmente tem que pegar onibus/shuttle (grátis) para chegar nas montanhas que demoram entre 15 a 40 minutos para chegar à montanha desejada, a não ser para a área brevent-flegere que chega em menos de 5 minutos, partindo do centro de Chamonix Village. Pra mim não é problema, mas tem gente que acha ruim. Neve garantida tb! Da para chegar facilmente voando para Genebra e pegando um transfer de uma hora (20 euros por pessoa no ano passado). É mais barato que Zermatt para estadia e alimentação.
Andorra - Fui para a estação de Grandvalira (3h30/4 horas de carro desde Barcelona), estrada bem boa. Pra quem estiver em Barcelona, dessas 3 opções certamente é a mais fácil de chegar. A estrutura em Grandvalira é animal e tem várias opções para iniciantes. Sugiro a vc ficar em Pas de La casa, caso vá pra lá, porque o acesso às pistas é muito fácil, tem várias pistas para iniciantes/intermediários e a área tem vários restaurantes, hoteis e lojas (duty free). Bem mais barata que as outras duas. O grande problema é que as vezes demora muito tempo para nevar por lá. Eu peguei uma semana de ice!! Só no ultimo dia que nevou bastante, o que foi meio frustrante. Mas um amigo meu foi um ano antes e tava bombando de neve.
Qualquer dúvida estamos aí!!!
Abraço
|