Morei na Itália por 1 ano e esquiei até no verão. Então pósso dizer que conheço alguma coisa. Aqui vão algumas dicas:
1 - A "Via Lattea" não é uma das melhores regiões para esqui. Além disso fica muito perto de Torino e lota nos fins de semana e feriados (sem filas organizadas como nos EUA).
2- A melhor pedida no noroeste do país é o Valle d'Aosta. Lá existem muitas opções de pistas, mas recomendo Pila (iniciante), Cervinia (intermediário) ou La Tuille (intermediário e avançado).
3 - Para quem for em casal vai outra dica: hospedem-se em Pré St. Didier e fiquem um dia um ou fim de tarde nas termas (thermedipre.it). Tem piscinas externas com águas a 37 graus com vista para os alpes. Fica muito perto de Courmayeur (5km antes).
4 - A melhor pedida para esqui na Itália e, talvez na Europa, são as montanhas Dolomitas (
www.dolomitisuperski.com). Se não me engano são 13 estações de esqui interligadas, com extensão total maior que 100km. O ponto mais chique é Cortina D'Ampezzo. Mas, recomendo ficar em outra cidade mais barata (Aleghe é uma boa opção). A neve é powder e as pistas um tapete.
5 - Outras opções perto de MIlão, como Madesimo ou St. Morritz são interessantes, mas ainda prefiro o Valle d'Aosta ou, principalmente as Dolomitas.
Espero ter ajudado.
Guilherme.