Ver um Único Post
Antigo 29-03-2009, 05:52
Ivan314 Ivan314 está offline
Moderador

Padrão

Citação:
Postado Originalmente por Rosario Ver Post
Leomr, dei uma olhada bem por cima no site da pousada Farellones, achei irado o preço e as distâncias dos 3 Valles! Realmente está também é uma boa opção. Porem, você sabe se rola um “Après ski” e se o esquema de mantimentos deve ser o mesmo, tendo que comprar antes de ir para a pousada???
Virei fã do esquema de Farellones, depois de ficar lá duas vezes, e de conversar com um monte de brasileiros que ficam em Valle. O lance é o seguinte:

1 - Farellones, para quem não está lá de carro (meu caso), é legal se:

1.1 - Você já se vira bem de esqui / snow. A razão é que, todo dia, você vai chegar na estação de Farellones, pegar seu equipamento, subir um poma e dois T-bars para chegar à El-Colorado. Se vc faz snow e não consegue ainda pegar poma / t-bar, equeça Farellones e vá ficar em El-Colorado (que é bem mais caro e lota fácil).

1.2 - Tiver neve até Farellones. É óbvio que o poma e t-bar não funcionam sem neve, e tem anos que a neve é pouca, e não cobre Farellones direito. (Ano passado estava sensacional).

2 - Se vocês acham que Valle tem pouco agito, fiquem uma vez em Farellones (hahahahahaha). Como eu não sou chegado a agito, e eu e minha esposa gostamos de silêncio à noite, não tem nada melhor que Farellones.

3 - A pousada que fiquei - e recomendo - é chamada de "lomas del viento". É familiar. Se vc tem meia idade, gosta de lugar tranquilo, bons vinhos, comida excelente, e tem bom condicionamento físico(*), é um lugar para ir. Se vc é (pós-)adolescente, quer achar agito e companhia, não recomendo MESMO. Vá para o refúgio do aleman que todos falam. Tem outros lá, nessa linha.
(*) A caminhada do lomas até a estação de Farellones toma uns 10min de subida, andando normal. Com bota de esqui no pé provavelmente deve ser um pé no saco. Por outro lado, se vc está 100% equipado, dá para esquiar na volta até a porta da pousada.

4 - Então você decidiu ficar em Farellones, se vira bem no esqui / snow, e irá subir a El Colorado. E agora?
4.1 - Suba para El-Colorado às 9:00. O cara de Farellones vai te pedir o ticket. Vc diz que quer comprar o semanal de El-Colorado (que dá direito ao uso ilimitado de Farellones). O cara não tem o semanal para vender, só o diário, e por isso deixará vc subir de graça.
4.2 - Chegando em El-Colorado, se for ficar uma semana, compra o ticket semanal. Se não, compra o de 3 dias. Em último caso compra o diário mesmo (aí pode comprar lá embaixo...)
4.3 - Sobe a Leon (cadeirinha), sai pela direita, contornando a montanha. Esquie até a ligação com Valle Nevado. No caminho, terá de pegar um t-bar.
4.4 - Vá para o Valle Nevado.
4.5 - Pelos caminhos mais óbvios vc chegará no extremo inferior do Valle. Pegue a cadeirinha. Se os caras te pedirem o ticket (de manhã ele sempre pedem), diga que vem de el-colorado e irá comprar a integração com o Valle. (A integração é um ticket idêntico ao normal, mas custa muito menos, e só é vendido para quem vêm de El-colorado ou La-Parva. Vc tem que mostrar seu ticket para eles te venderem a integração). Eles dirão que "dessa vez deixarão vc subir".
4.6 - Saindo da cadeirinha, à sua direita estarão os prédios do Valle Nevado. Compre lá a integração Valle - El-Colorado (custava 10.000 pesos, ou US$20). Pegue o mapa.
4.7 - Olhe no relógio. Deve ser umas 10:00.
4.8 - Aproveite Valle. Volte antes das 16:30, que é a hora que fecha o t-bar de el-colorado que faz a integração com o Valle.
4.9 - Vc aproveitou demais, e não vai dar tempo para voltar pelo t-bar? Dá para voltar pelo topo do vale olímpico, mas é melhor vc experimentar esse caminho uma vez antes, na boa, antes de tê-lo de fazer na marra.
4.10 - De el-colorado até Farellones - ou o refúgio - é só descida. Aproveite as últimas descidas do dia. Dá para ver como a neve muda de textura, e fica mais úmida, na medida que se desce. E dá para ver como a neve de El-Colorado é um pouco mais pesada que a de Valle.

5 - Como opcional aos passeios ao Valle, além de obviamente ficar em el-colorado, dá para ir à La Parva esquiando também. A neve da parte superior de La Parva é tão boa quanto de Valle, e para quem gosta de steep (meu caso), tem as descidas mais radicais dos três vales, tanto para pistas mesmo, quanto para fora de pistas. O ticket de integração com La Parva custava 13.000 pesos. Se forem um dia lá, recomendo o salmão na brasa do restaurantezinho de gelo lá de cima (a entrada é um buraco no gelo).

É isso. Este ano possivelmente não dará para eu ir , mas, aos que forem, desejo muito powder, adrenalina e paz.
Responder com Citação