Guia de Equipamento
 
Intro Botas Bindings Pranchas

Como achar seu tamanho

Meias
Quando for comprar suas botas leve meias semelhantes as que usará na pista.

Testes
Nos dedos:
Fique em pé e posicionado como se estivesse com a prancha. Os pés alinhados com os ombros, e joelhos levemente flexionados. Nessa posição, seu dedão deve estar quase ou pouco tocando a frente da bota.

No calcanhar: Na mesma posição, incline-se para frente e verifique se o calcanhar vai descolar do fundo da bota. Isso não deve acontecer. O ideal é que a parte traseira da bota levante junto com o calcanhar.

O melhor teste:
A forma mais eficaz para testar o tamanho na loja é usar a técnica de torção reversa:
1 - Calce o par de botas, apertando-as bem e peça qualquer prancha com bindings ao vendedor.
2 - Fixe as botas nos bindings
3 - Devagar, mas com um pouco de força, tente elevar um de seus calcanhares. Ao mesmo tempo, com o outro pé, force para que a prancha fique no chão. Você vai notar uma pequena torção na prancha entre seus pés. Isso indica que você está fazendo certo. Depois troque os pés e repita a operação.
Resultado - Se o seu calcanhar descolou facilmente do fundo da bota, peça para experimentar outra pois com essa você não será feliz na montanha.

Regra: A bota deve estar confortável e, ao mesmo tempo, bem fixa ao pé.

Soft X Hard
Soft boot: Chamada pelos brasileiros de bota-mole, é a mais popular na montanha. Usada por praticantes de freestyle e freeriding devido a seu conforto e flexibilidade.
A maioria das botas-mole têm uma camada externa de couro impermeável e forro interno que garante conforto, aquecimento e estabilidade para o controle da prancha.
Existem botas-mole específicas para bindings step-in. Essas botas são mais rígidas e devem estar perfeitas nos pés, pois serão fixadas diretamente na prancha.
Burton Freestyle
soft boot para bindings strap
Para: Freestyle e freeriding; ideal para iniciantes porque são confortáveis e versáteis.
Bindings: botas-mole são usadas com strap binding ou step-in bindings
Preço: USD 100 - 250+
Prós: Quente, flexível, versátil, boa para se movimentar entre o hotel, transporte e a montanha.
Contras: Insuficiente força de alavanca para curvas em alta velocidade
Rossignol Roc Star FC soft boot para bindings step-in Rossignol Lunger FM
soft boot para bindings step-in com highback
 
Hard boot: Conhecida como bota-dura, é usada quando o assunto é velocidade e curvas. Feita com material rígido de plástico. Fornece grande força de alavanca e precisão para movimentos com o edge (borda) da prancha.
Para: Carving e corrida
Bindings: Encaixe específico para bota-dura, semelhante ao de ski.
Preço: USD 250 - $700+
Prós: Força e precisão nas curvas e altas velocidades.
Rossignol Race 2
hard boot
Atomic Beta Carve
hard boot
Contras: Não é confortável como a bota-mole. Difícil de andar e não serve para dirigir.
Características importantes

Forro (liners)
Grande parte das botas contém um forro para envolver os pés, tornando-os mais fixos à botae e mantendo-os aquecidos. Você vai encontrar alguns tipos de forro:
Noeprene: É um bom tipo de forro porque mantém a forma com o passar do tempo, fornece aquecimento e alguma flexibilidade.

Forro térmico (thermal liner): É um forro moldável que se adapta ao formato do pé oferecendo um conforto superior e aquecimento. Diferentes fabricantes usam diferentes nomes para esse tipo de forro - Thermoliner, Thermolite, Polarfleece ou o próprio Neoprene citado acima.

Forro com cadarço: O forro com amarração ajuda a manter o calcanhar no fundo da bota e os pés mais aquecidos. É um bom modelo para toda montanha. Mas especificamente para freestyle, não é o mais indicado, pois fornece menos flexibilidade.

Sem forro (linerless): Aconselhável apenas para riders de nível intermediário a avançado. Muito usado para freestyle por ter mais flexibilidade. Por outro lado, o atleta poderá sentir frio nos pés pois o isolamento é muito menor.

Flexibilidade
Você vai querer uma bota com alguma flexibilidade. Mas quanto ? Depende do seu estilo. Praticantes de freestyle querem uma bota bem flexível para facilitar as manobras, enquanto que os freeriders preferem a estabilidade de botas mais rígidas.
De qualquer forma, é importante que a bota permita pelo menos de 15 a 25 graus de inclinação para frente. Ou seja, deve ser possível que o tornozelo incline 15-25º em relação ao pé.

Isolamento e durabilidade
O tecido ou couro externo de suas botas devem ser impermeáveis. Boas botas devem durar diversas temporadas. Elas durarão mais se você secar o forro após cada uso.

Botas Femininas
Mulheres tendem a ter pés menores, mais finos e menos concavos. Os fabricantes oferecem modelos desenhados especificamente para mulheres. Não é apenas uma questão de cor !


Intro Botas Bindings Pranchas

Voltar para a HOME