PDA

Vizualizar Versão Completa : Previsão de Neve - Chile 2.011

edulink
25-02-2011, 10:19
Galera ...

... vou começar as primeiras previsões de neve para o inverno que se aproxima ...

... por enquanto temos uma situação de La Niña ... que teve seu pico no final do ano passado ... esse La Niña foi o culpado pelo inverno desastroso do ano passado ... principalmente nos centros de ski mais ao norte (3 Valles, Portillo e Las Leñas) ... no sul a situação foi próxima do normal ...

... o La Niña está enfraquecendo ... e deve terminar no mês de maio ... mas nada e certo ... os modelos climáticos divergem ....

... vamos torcer para o La Niña acabar mesmo ... nesse caso ... teremos um inverno normal ... sem neve demais ... mas sem falta de neve ... já não aguento mais ... os últimos 2 anos foram ruins ...

... por enquanto então ... com as informações que temos ... a previsão é de um inverno normal ... vamos aguardar e ver o que acontece ...

... abço a todos ...

Edu

edulink
18-03-2011, 15:05
Galera ...

... saiu o boletim de março da Direccion Meteorologica de Chile ...

... o La Niña permanece ativo ... mas enfraquecendo ... o problema é que está enfraquecendo devagar ...

... esse ano é quase certeza que não teremos um começo de temporada bom ... à não ser que as coisas mudem do que está previsto nos modelos de clima e tempo ....

... recomendo a todos que marquem suas viagens prá agosto ou depois ... eu vou no final de julho, pois vou com meu filho, mas acho um pouco arriscado ...

... abço a todos ...

Edu

Dé_Guimarães
21-03-2011, 17:13
Galera ...

... o La Niña permanece ativo ... mas enfraquecendo ... o problema é que está enfraquecendo devagar ...

... esse ano é quase certeza que não teremos um começo de temporada bom ... à não ser que as coisas mudem do que está previsto nos modelos de clima e tempo ....

... recomendo a todos que marquem suas viagens prá agosto ou depois ... eu vou no final de julho, pois vou com meu filho, mas acho um pouco arriscado ...

... abço a todos ...

Edu

Era isso que eu temia, Edu! :(
Já marquei minha trip para Ushuaia em 9 de julho!
Estou torcendo para acontecer um milagre e enfraquecer a danada da la Ninã!!
Abraço!

edulink
21-03-2011, 17:54
Fal Dé ...

... vc noa precisa se preocupar tanto ... o La Niña influencia bem menos os centros de ski mais ao sul ... e menos ainda Ushuaia, que tem seu clima afetado tanto pela oceano atlântico quanto pacífico ....

... o maior problema são nos centros de ski mais ao norte ... principalemnte os chilenos ... que sofrem mais com o La Niña ... e que tem seu clima afetado pelo oceano pacifico ...

... abço ...

Edu

Igor Nabhan
23-03-2011, 18:07
IDALO!

ehhehehehe

edulink
24-03-2011, 13:56
Grande Igor !!!

Mês que vem vou pro Rio ... mas é só um bate e volta ... rsss ...

.. Grande abraço Brô ...

Edu

Mnutri
13-04-2011, 16:54
Edu,

boa tarde!
Estou indo para chile pela primeira vez. Não tenho experiencia com esportes em neve, mas gostaria de "passear'' no Valle Nevado e "divertir'' na neve.... acredita que na primeira quinzena de JUNHO o Valle estará aberto?

Obrigada

Mnutri
13-04-2011, 16:55
Edu,

boa tarde!
Estou indo para chile pela primeira vez. Não tenho experiencia com esportes em neve, mas gostaria de "passear'' no Valle Nevado e "divertir'' na neve.... acredita que na primeira quinzena de JUNHO o Valle estará aberto?

Obrigada

Leandro Krassuski
13-04-2011, 17:55
Está nevando em algumas estações! Em Las lenãs tem previsão de 30cm de neve para o meio da montanha!!!!! Ja da para ver tudo ficando branco pela webcam.

No ValleNevado mais ao norte está nevando menos, mas a neve tambem chegou, tambem da para ver pela webcam. No topo da montanha ja acumulou um pouco.

Pedro Dória
14-04-2011, 23:12
Já que está nevando no HS é mais provável que a neve permaneça até o inicio da temporada no final de junho?
Já que já está nevando é seguro ir no final de JUNHO para Ushuaia que é mais ao Sul?
Tô querendo viajar no feriado de corpus christi.

Pedro Dória
14-04-2011, 23:13
Está nevando em algumas estações! Em Las lenãs tem previsão de 30cm de neve para o meio da montanha!!!!! Ja da para ver tudo ficando branco pela webcam.

No ValleNevado mais ao norte está nevando menos, mas a neve tambem chegou, tambem da para ver pela webcam. No topo da montanha ja acumulou um pouco.

Essa neve fica até o final da temporada ou ainda derrete e neva novamente mais perto de julho?

edulink
15-04-2011, 17:45
Galera ...

... a neve vai caindo e vai derretendo sempre que as temperaturas estiverem acima de zero ... geralmente sempre rente ao solo, a neve derrete, pois o solo sempre é mais quente ...

... a neve também vai se compactando ...

... quanto ao inicio de junho, nunca vi nenhum centro de ski abrir na primeira quinzena de junho ...

... abço ...

Edu

Ivan314
15-04-2011, 18:32
Galera ...

... a neve vai caindo e vai derretendo sempre que as temperaturas estiverem acima de zero ... geralmente sempre rente ao solo, a neve derrete, pois o solo sempre é mais quente ...

... quanto ao inicio de junho, nunca vi nenhum centro de ski abrir na primeira quinzena de junho ...

... abço ...

Edu

Aproveitando que passou por aqui.... o boletin de tendencias de abril saiu Parece que a tendência continua na direção de um inverno normal.

[]s

Pedro Dória
15-04-2011, 21:38
Galera ...

... abço ...

Edu

E quanto a segunda quinzena de junho? Depois do dia 20, muito arriscado? Mesmo Ushuaia que é mais ao sul?

Mnutri
16-04-2011, 19:48
Obrigada pela informação....

Q pena... vou entao so pra conhecer mesmo... a diversão fica pra outra viagem!!

Obrigada

gustavo
18-04-2011, 13:45
Pedro,

Dificil. Geralmente essas nevadas em abril não contribuem para a base, derretendo por completo antes da próxima nevada. Talvez nas partes superiores se mantenha um pouco.

Nevadas de meio de Maio adiante já tem mais chance de contribuir efetivamente, pois a temperatura média e incidência do sol já são menores, além das precipitações já serem mais constantes.

Essas de abril já desencanei, a "torcida" mesmo começa no meio de maio (como se São Pedro fosse de fato influenciado...) :-)

[]s

Gustavo

Essa neve fica até o final da temporada ou ainda derrete e neva novamente mais perto de julho?

peropero
01-05-2011, 20:10
Galera ...

... abço ...

Edu

em 2008 a temporada em santiago começou na ultima semana de maio. ;)

luizandreto
02-05-2011, 14:53
Pessoal, to querendo marcar uma semana para snowboard de 18 a 26 de junho...
To na maior dúvida pra onde ir. Estava pensando em Valle Nevado porque é o maior que tem, então acho que mais garantido, mas nao sei as condições climáticas.
Alguem sabe onde é mais garantido, melhores pistas e melhores condições climáticas para poder aproveitar todos os dias, sem risco de não ter neve ou não ter pistas?
É a primeira vez que vou fazer snowboard, então não sei qual o melhor point neste período. Obrigado.

edulink
02-05-2011, 21:02
fala peropero, 2008 ta muito longe na minha memoria ... rsss ....

Dé_Guimarães
03-05-2011, 11:43
Pessoal, to querendo marcar uma semana para snowboard de 18 a 26 de junho...
To na maior dúvida pra onde ir. Estava pensando em Valle Nevado porque é o maior que tem, então acho que mais garantido, mas nao sei as condições climáticas.
Alguem sabe onde é mais garantido, melhores pistas e melhores condições climáticas para poder aproveitar todos os dias, sem risco de não ter neve ou não ter pistas?
É a primeira vez que vou fazer snowboard, então não sei qual o melhor point neste período. Obrigado.

Luiz, normalmente, em Ushuaia (cerro Castor), a temporada começa mais cedo justamente por estar no extremo sul. Mas atualmente isso não é 100% garantido! Ano passado faltou neve por lá nessa época que você pretende ir.
Eu vou pra lá no dia 9/07. Estou rezando para nevar!
Abraço!

edulink
16-05-2011, 16:09
Fala Galera ...

... estou de volta ... e acabei de ler o Boletin de maio da Direccion Meteorologica de Chile ...

... ainda estamos no finlazinho do La Niña ... mas muito próximos a uma condição de neutralidade ... que não deve demorar prá ocorrer ...

... tal fato faz com que eu não aposte em um bom começo de temporada esse ano ... acredito que a temporada tenha um início meio fraco ... mas podendo inclusive surpreender com muito powder na sua segunda metade e até no final ...

... o mal (mas não péssimo) começo de temporada será causado pelo resquício do La Ninã atual ... abaixo vou explicar porque o final pode ser bom ...

... já no Boletin de abril, apesar das condições de La Niña, já haviam relatos de anômalias positivas de temperatura, porém em águas mais profundas ... já agora em maio, essas anômalias estão mais fortes, e em águas relativamente mais rasas ... não quis arriscar dizer no mês passado, mas agora com as novas informações, tudo indica que teremos um El Niño ...

... é difícil prever quanto pode demorar até ocorrer ... mas acho que pode chegar a tempo de proporcionar um bom meio e final de temporada ...

... vou ficar ligado ... e sempre informar quando tiver alguma novidade ...

... abço à todos ...

Edu

martchello79
19-05-2011, 13:21
Vai nevar semana que vem.... http://www.snow-forecast.com/resorts/valle-nevado/6day/mid

Cfportugal
06-06-2011, 22:23
resumindo, talvez esse ano tenhamos uma temporada um pouco mais regular, com começo ruim, meio e fim bons, porém com el nino, a chance da temporada ser curta fica grande, não arriscaria viajar em setembro.

provavel agosto dos sonhos

vamos rezar

Edu, tu falou a respeito da desinformação, problema é que as montanhas tão quase sem neve, um amigo vai frequentemente pra santiago e disse que a cordilheira tá bem ruinzinha de neve, até o site de el colorado que nós tinhamos as fotos, foram retiradas, motivo principal, deve ser nós brasileiros mesmo, que uma boa parte fica de olho e se rola neve compra passagem e sai correndo, eu sou um que já fiz isso umas 3x :D Como esses últimos 2 anos, foram de um prejuizo absurdo, devido a gripe suina e 2010 temporada ruim mesmo, eles devem estar tentando evitar mais surpresas.

Leal
06-06-2011, 22:51
deu uma nevadinha boa no Valle em.. ainda neva mais um pouco essa semana!

:)

Cfportugal
07-06-2011, 18:34
deu uma nevadinha boa no Valle em.. ainda neva mais um pouco essa semana!

:)

pra começar temporada tem de cair uns 100 cm de neve, de preferência seguida, num espaço de no máximo 1 semana, senão não faz uma base e logo derrete, o problema é que vem caindo esse pouco em pouco, não dando tempo de gerar esse "piso". Tá assim devido ao evento "la nina" como o Edu mencionou, pra quem não entende, ele faz com que as águas do oceano PACÍFICO, permaneçam mais frias que o normal, não gerando muita evaporação, logo menos nuvens e menos precipitação de chuva, no caso NEVE na condilheira.

Leal
07-06-2011, 21:21
pra começar temporada tem de cair uns 100 cm de neve, de preferência seguida, num espaço de no máximo 1 semana, senão não faz uma base e logo derrete, o problema é que vem caindo esse pouco em pouco, não dando tempo de gerar esse "piso". Tá assim devido ao evento "la nina" como o Edu mencionou, pra quem não entende, ele faz com que as águas do oceano PACÍFICO, permaneçam mais frias que o normal, não gerando muita evaporação, logo menos nuvens e menos precipitação de chuva, no caso NEVE na condilheira.

Esse la nina tem previsão para acabar?

andré riskalla
08-06-2011, 02:43
Ele deve acabar próximo ao meio do ano, ou seja, ja esta acabando. Mas as coisas nao sao tao imediatas assim...

Cfportugal
08-06-2011, 14:43
Esse la nina tem previsão para acabar?

está virando desde abril, como o EDU disse, pro "el nino", se confirmando o evento " el nino" as aguas do oceano sobem mais do que as médias e geram mais precipitação = mais neve na cordilheira, PORÉM, isso tem outro efeito, uma temporada mais curta.

edulink
08-06-2011, 15:08
Galera ...

.... o começo de temporada já está comprometido mesmo ... já era ...

.... quanto ao El Niño ... não há nada previsto ... na realidade El Niño e La Niña são fenômenos pouco conhecidos ... nõs conhecemos bem os efeitos e a mecânica deles ... mas não temos modelos capazes de prever com alguma confiabilidade ...

.... eu apenas vejo uma boa possibilidade de El Niño, por causa das temperaturas das águas do Pacífico em maior profundidade ...

.... quanto ao que falou nosso amigo Portugal ... a explicação para a temporada ser abreviada pelo El Niño, é que o El Niño traz mais calor ... e o calor derrete a neve ... falando de uma forma simples ...

.... o negócio agora é torcer ... prá pelo menos termos uma temporada melhor que 2010 ... que foi a pior da minha vida ....

.... quanto à desinformação dos sites ... não é coisa recente ... eu viajo para as montanhas desde 2000 ... e sempre foi assim ... eles fazem isso propositalmente para enganar os mais distraídos ...

.... abço ...

Edu

Sergio El Hage
08-06-2011, 15:32
Olá galera,

Tive dando uma olhada no snow-forecast, e não tem nenhuma previsão de neve para os próximos 9 dias em valle nevado, já em bariloche tem previsão pra mais de 1 metro de neve nos próximos 9 dias. O que isso significa??? Normalmente valle neva bem mais que bariloche, porque essa inversão??? Tem alguma explicação??

Manda aí Edu!!!

Abs a todos

THINK SNOW

edulink
08-06-2011, 16:11
Em primeiro lugar ... o clima da Argentina e influenciado pela circulação atmosférica do oceano Atlântico ... portanto menos sujeito aos efeitos de La Niña e El Niño ... embora não completamente ... pois esses fenômenos tem alcance global ...

... em segundo lugar ... esses fenômenos afetam mais as baixas latitudes ... portanto os centros de ski mais ao sul, são menos eu quase nada afetados por eles ...

... uma vez já me perguntaram sobre a previsão de neve para Argentina ... é outra coisa ... podemos ter uma temporada péssima no Chile ... e ótima na Argentina ... assim como variações dependendo da latitude e altitude dos centros de ski ... soma-se à isso os micro-climas de cada lugar ... que também influenciam, e muito, a quantidde de neve ...

... abço ....

Edu

Sergio El Hage
08-06-2011, 20:52
?????????????

E valle nevado? Inicia a temporada dia 16 mesmo???

Abs

Ivan314
08-06-2011, 21:45
?????????????

E valle nevado? Inicia a temporada dia 16 mesmo???

Abs

http://www.accuweather.com/en-us/cl/region-metropolitana/farellones/forecast15.aspx

Se essa previsão de 15 dias do accuweather se concretizar, só vai abrir, no melhor dos casos, depois do dia 24.

E olhe lá. Não me surpreenderia se ficasse para julho.

[]s

Cfportugal
09-06-2011, 16:00
http://www.accuweather.com/en-us/cl/region-metropolitana/farellones/forecast15.aspx

Se essa previsão de 15 dias do accuweather se concretizar, só vai abrir, no melhor dos casos, depois do dia 24.

E olhe lá. Não me surpreenderia se ficasse para julho.

[]s

Edu, nem me diga 2010 foi terrível pro norte, já pro Sul, foi "menos pior"

Se não me engano em 2002 aconteceu isso, temporada só começou em julho

dia 16 agora, pode esquecer, essa neve que caiu VAI DERRETER.

Andei estudando um pouco e vou dar meu palpite, baseado nos relatórios que li.

tendência de uma temporada regular do meio pro fim, com nenhum ou pouco efeito dos fenomenos, el nino e la nina, (pelo que li, as mudanças maiores desses fenomenos, está mais no equador e menos aqui ao centro e sul) maior tendência de na parte "norte" 3 vales e las lenas, menor precipitação e como no ano passado, um pouco mais regular na parte ao sul, chillan, bariloche, la hoya (esses aqui mais como o Edu disse, por ter outros fonemenos que influenciam e essa tendência climática dos próximos 3 meses, junho julho e agosto).

Basicamente as tendências dizem região dos 3 vales, frio pros próximos 3 meses, porém sem grandes mudanças quanto a precipitaçoes

Região mais ao sul, diz tendência de ser mais chuvoso = se as temperaturas estiverem baixas = neve

pronto falei :D

Leal
09-06-2011, 17:16
Edu, nem me diga 2010 foi terrível pro norte, já pro Sul, foi "menos pior"

Se não me engano em 2002 aconteceu isso, temporada só começou em julho

dia 16 agora, pode esquecer, essa neve que caiu VAI DERRETER.

Andei estudando um pouco e vou dar meu palpite, baseado nos relatórios que li.

tendência de uma temporada regular do meio pro fim, com nenhum ou pouco efeito dos fenomenos, el nino e la nina, (pelo que li, as mudanças maiores desses fenomenos, está mais no equador e menos aqui ao centro e sul) maior tendência de na parte "norte" 3 vales e las lenas, menor precipitação e como no ano passado, um pouco mais regular na parte ao sul, chillan, bariloche, la hoya (esses aqui mais como o Edu disse, por ter outros fonemenos que influenciam e essa tendência climática dos próximos 3 meses, junho julho e agosto).

Basicamente as tendências dizem região dos 3 vales, frio pros próximos 3 meses, porém sem grandes mudanças quanto a precipitaçoes

Região mais ao sul, diz tendência de ser mais chuvoso = se as temperaturas estiverem baixas = neve

pronto falei :D

Ano passado o Valle Nevado já tava uma merda, magina se esse tiver dinovo!! vai da muita raiva!! do dia 29 a 6 de agosto é um peródo bom?!!

mig
09-06-2011, 17:38
Estimado (a):

Junto con saludarle, a través de la presente nos dirigimos a usted para comunicarle, que debido a que persiste la falta de precipitaciones en Santiago y, por lo tanto, no ha caído suficiente nieve en los centros invernales de la Región Metropolitana, nos hemos visto obligados a postergar nuevamente en una semana la inauguración de la temporada invernal 2011, quedando ésta fijada para el viernes 24 de junio.

Esperamos, en el transcurso de los próximos días, contar con noticias que nos garanticen la llegada de frentes de mal tiempo, que normalicen las condiciones de nieve caída y nos permita dar inicio a la temporada 2011 con todas las novedades que tenemos preparadas para este invierno a partir del 24 de junio.

edulink
09-06-2011, 20:47
Galera ...

... andei olhando as previsões que realmente são confiáveis (snow-forecast não é confiável, é apenas referência) ...

... além das previsões da Direccion Meteorologica de Chile ... venho acompanhando as imagens de satélite, tanto visível quanto infra-vermelho ...

... o fato é que o La Niña forma um centro de alta pressão resistente ... no Chile central ... portanto praticamente impede a entrada de frentes frias ... ou seja ... neve ...

... eventualmente uma ou outra rompe o bloqueio ... e entram ... mas com pouca força ...

... eu acredito que a temporada deve começar não antes do fim de semana do dia 9 e 10 de julho ... se começar antes será sorte ...

... abço ...

Edu

krishsnow
09-06-2011, 22:45
galera acho que aqui tem algumas informaçoes importantes a respeito do fenomeno , sempre acabo indo para estaçoes mais ao sul chapelco bariloche pucon lahoya , e este ano vou para las lenas, gostaria que alguem que entenda melhor de meteorologia desse uma olhada nisso, edulink ou alguem que se abilite, mo noia isso de começo de temporada sem neve

las lenas agosto primeira quinzena vai nevar certeza kkk

ai vai o link

http://www.smn.gov.ar/?mod=clima&id=4

Cfportugal
10-06-2011, 16:06
galera acho que aqui tem algumas informaçoes importantes a respeito do fenomeno , sempre acabo indo para estaçoes mais ao sul chapelco bariloche pucon lahoya , e este ano vou para las lenas, gostaria que alguem que entenda melhor de meteorologia desse uma olhada nisso, edulink ou alguem que se abilite, mo noia isso de começo de temporada sem neve

las lenas agosto primeira quinzena vai nevar certeza kkk

ai vai o link

http://www.smn.gov.ar/?mod=clima&id=4

o Edu seguramente sabe explicar melhor do que eu, a imagem basicamente mostra as variações de temperatura dos oceanos, baseado naquilo que seria a temperatura normal, histórica média desses locais e épocas, ou seja, se está acima, quer dizer que as água sali, estão mais quentes do que o normal, logo geram mais evaporação e mais chuvas (el nino), quando a temperatura está abaixo = menos chuva (la nina)

Uma coisa muito importante que o Edu fala é, isso é apenas um dos fatores que determina os fenomenos climáticos, ele é um fator importante, mas não é único, ele pode determinar uma previsão de longo prazo (até 3 meses) devido a variação de temperatura dos oceanos ser algo que leva muito tempo e energia pra mudar, leva semanas e até meses.

Por exemplo esse vulcão pode mudar o clima por um certo periodo de tempo, já que as cinzas no ar, geram um bloqueio do sol, baixando a temperatura média da região atingida em alguns décimos, já foi aferido, historicamente vulcões que abaixaram a temperatura média do PLANETA, em até 21 graus, por mais de 1 ano, devido as cinzas terem percorrido milhares de kilometros, só pra vcs sentirem como essa ciência, tem tantas variáveis. Em 1991 houve uma ocorrência dessas, o Etna se estou certo, baixou por uns bons meses a temperatura média do planeta em 1,5 graus.

tiaslovro
12-06-2011, 21:32
http://www.snow-forecast.com/resorts/El-Colorado/6day/mid

Leal
13-06-2011, 10:02
http://www.snow-forecast.com/resorts/El-Colorado/6day/mid

Se tem em El colorado, tem no valle tbm!! :twisted:

andré riskalla
13-06-2011, 11:21
Alguem consegue me explicar como toda essa neve derreteu em 4 dias?
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150202907810759&set=a.10150202907580759.313724.16585815758&type=1&theater

Magalha
13-06-2011, 12:06
Olha a nevasca chegando no final de semana! Vem neve!!

http://www.snow-forecast.com/resorts/Valle-Nevado/6day/mid

Andre&Tati
13-06-2011, 19:03
opa
Parece que agora vai hein : )

Torcer pro Puyehue ajudar ;)

gustavo
13-06-2011, 19:51
Mesmo sem viagem programada para este ano eu fico ansioso e torcendo para a galera.

Vou mandar algo qe faz tempo que não leio por aqui: VAI NEVAR E PRONTO!

Leal
14-06-2011, 09:38
Mesmo sem viagem programada para este ano eu fico ansioso e torcendo para a galera.

Vou mandar algo qe faz tempo que não leio por aqui: VAI NEVAR E PRONTO!

Dia 18 e 19 juntos tem previsão de 1 metro e meio de neve... eia porra agora vai1!! :eek:

edulink
14-06-2011, 14:23
Galera ...

... tenho novas notícias ...

... em primeiro lugar vamos falar do curto prazo ... acabei de olhar a previsão da Direccion Meteorologica de Chile ... e também as imagens de satélite visível e infra-vermelho ...

... temos previsão de neve para o próximo sábado ... pelo que vi nas imanges de satélite, ainda não deve ser suficiente ... pois o sistema frontal não é grande ... ainda predomina uma condição anti-ciclônica no Chile central, o que dificulta a entrada de instabilidades atmosféricas ...

... coincidência ou não ... esse sistema frontal está associado à lua cheia ... que vira amanhã ...

... como eu sempre digo e repito ... não acreditem no snow-forecast, é só uma referência ... falaram acima em 1 metro, 1,5 metros, mas eu acho que será pura sorte se passar de 0,5 metro ...

... com referência ao longo prazo .. realmente o La Niña praticamente acabou ... só existe uma anômalia de temperatura negativa residual .. e que deve se atenuar mais ainda ...

... para os que se lembram do que eu havia falado no mês passado (saiu ontem o boletim deste mês) ... realmente existe uma possibilidade de El Niño ... isso foi confirmado no boletim ... mas a má notícia é que essas condições são esperadas para o trimestre outubro, novembro e dezembro ... depois que a temporada acabar ... quem sabe isso ajude a temporada de 2012 ...

... mais uma vez, minha conclusão é que a temporada vá se normalizar ... mas à partir de meados de julho ... continuo apostando no início somente por volta do dia 10 de julho ... mas dai pra frente .. não será maravilhoso .. porém será aproveitável ... o começo de temporada já era ...

... hoje vi a web cam de El Colorado ... uma das poucas coisas que funciona nos sites de centros de ski chilenos ... e é realmente desanimador ... a montanha está quase puro barro ...

... abço á todos ...

Edu

edulink
14-06-2011, 14:27
... vou acrescentar mais uma coisa ... quem ainda não marcou viagem ... vá quanto mais para o sul for possível ... Pucón .. Antillanca ... etc ... inclusive na Argentina ... Chapelco ... Ushuaia ... a possibilidade da neve ser melhor mais para o sul esse ano é maior ...

Leal
14-06-2011, 15:29
Galera ...

... tenho novas notícias ...

... em primeiro lugar vamos falar do curto prazo ... acabei de olhar a previsão da Direccion Meteorologica de Chile ... e também as imagens de satélite visível e infra-vermelho ...

... temos previsão de neve para o próximo sábado ... pelo que vi nas imanges de satélite, ainda não deve ser suficiente ... pois o sistema frontal não é grande ... ainda predomina uma condição anti-ciclônica no Chile central, o que dificulta a entrada de instabilidades atmosféricas ...

... coincidência ou não ... esse sistema frontal está associado à lua cheia ... que vira amanhã ...

... como eu sempre digo e repito ... não acreditem no snow-forecast, é só uma referência ... falaram acima em 1 metro, 1,5 metros, mas eu acho que será pura sorte se passar de 0,5 metro ...

... com referência ao longo prazo .. realmente o La Niña praticamente acabou ... só existe uma anômalia de temperatura negativa residual .. e que deve se atenuar mais ainda ...

... para os que se lembram do que eu havia falado no mês passado (saiu ontem o boletim deste mês) ... realmente existe uma possibilidade de El Niño ... isso foi confirmado no boletim ... mas a má notícia é que essas condições são esperadas para o trimestre outubro, novembro e dezembro ... depois que a temporada acabar ... quem sabe isso ajude a temporada de 2012 ...

... mais uma vez, minha conclusão é que a temporada vá se normalizar ... mas à partir de meados de julho ... continuo apostando no início somente por volta do dia 10 de julho ... mas dai pra frente .. não será maravilhoso .. porém será aproveitável ... o começo de temporada já era ...

... hoje vi a web cam de El Colorado ... uma das poucas coisas que funciona nos sites de centros de ski chilenos ... e é realmente desanimador ... a montanha está quase puro barro ...

... abço á todos ...

Edu

tiro o doce da criança...

edulink
14-06-2011, 16:38
sorry ... mas o doce nem estava nas maos da crianca ... e infelizmente e a triste realidade ...

Leal
14-06-2011, 16:45
sorry ... mas o doce nem estava nas maos da crianca ... e infelizmente e a triste realidade ...

hehe, to zuando!! Valeu a explicação... assim entendemos como funciona a coisa!

edulink
14-06-2011, 17:52
.. rsss ... ou nesse caso ... como NÃO funciona a coisa .... rsss ...

Sergio El Hage
14-06-2011, 18:07
ola Edu,

estamos com viagem marcada ora bariloche de 18 a 28 de agosto,
vc acha arriscado??? e quanto a erupçao do vulcao chileno? pode atrapalhar
mais ainda???

grande abraço

andré riskalla
15-06-2011, 01:41
Também estou com a dúvida do vulcão, queria saber se ele atrapalha a regiao dos 3 valles, quanto a precipitaçoes..

andré riskalla
15-06-2011, 01:52
E falando em vulcao, Alguem lembra qual é o nome do vulcao que acabou compromtendo a neve de chapelco nao lembro se em 2008 ou 2009?

Laura
15-06-2011, 11:06
E falando em vulcao, Alguem lembra qual é o nome do vulcao que acabou compromtendo a neve de chapelco nao lembro se em 2008 ou 2009?

Vulcão Chaitén. Naquele ano fomos pra lá. Nem tava muito zuado.

andré riskalla
15-06-2011, 22:04
Vulcão Chaitén. Naquele ano fomos pra lá. Nem tava muito zuado.

Obrigado. Pelo que me lembro de ter lido no fórum na época atraso bastante o começo da temporada, que foi péssimo, mas depois acabou melhorando..

Cfportugal
16-06-2011, 13:12
ola Edu,

estamos com viagem marcada ora bariloche de 18 a 28 de agosto,
vc acha arriscado??? e quanto a erupçao do vulcao chileno? pode atrapalhar
mais ainda???

grande abraço

como ele já disse, quanto mais a sul melhor, agosto melhor ainda

a respeito do vulcão, sim ele pode gerar grandes problemas, não só na neve acumulada, como nos voos que podem ser cancelados

andré riskalla - a respeito dos 3 vales, pouco provavel que tenha algum problema, muito distante e a norte, os ventos normalmente não sobem tanto, porééééémmmm para os voos, pode sim interferir e ter também cancelamentos.

edulink
16-06-2011, 17:08
Como nem tudo são más notícias ... vamos às boas ...

... a nevasca tá chegando ... acabei de ver as previsões da Direccion Meteorologica de Chile ... e vai bombar esse final de semana ...

... as previsões por si só não me animaram tanto ... o que me animou mais foram as imagens de satélite ... visível e infra-vermelho ....

... tem um grande centro de baixa pressão (ciclônico) à sudoeste de Santiago ... com bastante nuvens ... mas o melhor de tudo, é que tem um outro centro de baixa pressão à nordeste de Santiago ... com um ar mais sêco ...

... isso quer dizer que o centro de baixa pressão do oceâno, vai passar bem sobre Santiago e a região dos 3 vales ...

... vai trazer bastante neve ... provavelmente o suficiente para abrirem os centros de ski ... só me preocupam os ventos fortes, que podem varre a neve assim que ela cair ... agora reviso minhas previsões, a calculo algo entre 0,5 e 1 metro de neve ... com possibilidade de mais ...

... vamos torcer ....

Abço ...

Edu

Leal
16-06-2011, 18:23
Como nem tudo são más notícias ... vamos às boas ...

... a nevasca tá chegando ... acabei de ver as previsões da Direccion Meteorologica de Chile ... e vai bombar esse final de semana ...

... as previsões por si só não me animaram tanto ... o que me animou mais foram as imagens de satélite ... visível e infra-vermelho ....

... tem um grande centro de baixa pressão (ciclônico) à sudoeste de Santiago ... com bastante nuvens ... mas o melhor de tudo, é que tem um outro centro de baixa pressão à nordeste de Santiago ... com um ar mais sêco ...

... isso quer dizer que o centro de baixa pressão do oceâno, vai passar bem sobre Santiago e a região dos 3 vales ...

... vai trazer bastante neve ... provavelmente o suficiente para abrirem os centros de ski ... só me preocupam os ventos fortes, que podem varre a neve assim que ela cair ... agora reviso minhas previsões, a calculo algo entre 0,5 e 1 metro de neve ... com possibilidade de mais ...

... vamos torcer ....

Abço ...

Edu

Finalmente em, negócio tava crítico!

valeu

andré riskalla
17-06-2011, 10:30
Animador, vamos ficar na torcida. Tomara que abram a maioria das pistas depois dessa nevada, para numa segunda nevasca abrirem todas..

andré riskalla
17-06-2011, 10:34
E quanto ao vento, segundo a referência do snow-forecast, deve começar com 30 km/h e diminuir aos poucos assim que a nevasca passa, chegando a 5 km/h.
Eu sei que nao é uma fonte confiável, como o Edu sempre diz, mas já é alguma coisa...
Obrigado Cfportugal pelas informaçoes sobre o vulcão.

edulink
17-06-2011, 14:42
Xiiii .... acabei de ver as fotos de satélite de hoje ... e vi uma coisa que não gostei ... um centro enorme de alta pressão sobre toda a Argentina ... esse centro de baixa pressão pode tornar mais difícil a entrada da nevasca do fim de semana, o que pode fazer com que ela seja mais fraca que o esperado ...

... também devido ao posicionamento dos centros de alta e baixa pressão, pode ser que hajam ventos fortes ... o que pode varrer a neve assim que ela cair ...

... de qualquer forma vamos torcer pelo melhor ...

... abço ...

Edu

edulink
17-06-2011, 17:49
Galera ...

... abço a todos ...

Edu

Galera ... como vcs estão vendo ... desde março eu já previa um começo de temporada ruim ... quem prestou atenção e marcou viagem para agosto ou depois ... provavelmente vai se dar bem ... mas quem não prestou atençãoe marcou viagem mais antecipada ... fica o recado ... ano que vem prestem mais atenção ...

krishsnow
17-06-2011, 21:08
bom pelo que parece esta tudo se normalizando e a real é que dificilmente os centros da am. do sul abrem antes de julho, estou indo 1 quinzena de agosto las lenas , e espero pegar o powder, agora ir pra am do sul no começo de julho é 90% de roubada , mais isso nao é somente esse ano e sim a maioria dos anos'. pensamento positivo e vai nevar e pronto que venha as frentes gigantes bem nos nossos caminhos

andré riskalla
19-06-2011, 12:13
obervando a camera Leon do site de el colorado, deu para perceber que até que nevou bastante. deve ter nevado uns 50, 60 cm até agora na base, acho que la em cima deve ter nevado bem mais. e hoje é pra continua nevando ainda.. mas com menos intensidade.

Magalha
20-06-2011, 12:57
Edu,
Consegue descobrir quantos cm de neve caiu em valle nessa nevasca? Acha que vai ser suficiente para abrir?
abs!

Leal
20-06-2011, 17:24
Nieve Últimas 24 hrs: 18 cm

Nieve Últimas 48 hrs: 48 cm

Nieve Caída Acumulada: 48 cm

Nieve Aplanada en Pistas: 0 cm

Calidad de la Nieve: Nieve Polvo

Velocidad del Viento: 0 Km/h

edulink
20-06-2011, 19:43
Galera ...

... Valle Nevado reporta 48 cm de neve ... mas o boletim e atualizado de manha ... El Colorado reporta 30 cm ... fico com El Colorado, que é o mais conviável, ao passo que Valle Nevado é o mais mentiroso ...

.... o centro de baixa pressão está à oeste de Santiago, se deslocando para o norte ... ainda deve nevar um pouco nos 3 vales, e um pouco mais em Portillo ...

... ainda sim essa quantidade não deve ser suficiente para abrir, será necessária mais uma boa nevada ... e que não demore muito, senão essa neve derrete ou é varrida pelo vento ... que por sinal devem ser fortes devido ao ciclone ....

... vamos torcer pela próxima lua nova ... como eu falei, continuo apostando no fim de semana de 9 e 10 de julho .... até lá deve abrir ...

... abço ...

Edu

andré riskalla
21-06-2011, 02:19
Galera ...

... Valle Nevado reporta 48 cm de neve ... mas o boletim e atualizado de manha ... El Colorado reporta 30 cm ... fico com El Colorado, que é o mais conviável, ao passo que Valle Nevado é o mais mentiroso ...

.... o centro de baixa pressão está à oeste de Santiago, se deslocando para o norte ... ainda deve nevar um pouco nos 3 vales, e um pouco mais em Portillo ...

... ainda sim essa quantidade não deve ser suficiente para abrir, será necessária mais uma boa nevada ... e que não demore muito, senão essa neve derrete ou é varrida pelo vento ... que por sinal devem ser fortes devido ao ciclone ....

... vamos torcer pela próxima lua nova ... como eu falei, continuo apostando no fim de semana de 9 e 10 de julho .... até lá deve abrir ...

... abço ...

Edu

Parece que eles estao aplanando a pistinha ali ja... sera que nao abre mesmo com essa nevada?

mig
21-06-2011, 10:15
[QUOTE=edulink;31282]Galera ...

... abço

Caro Edu

Primeiramente, agradeço pelas tuas importantes informações. Como eu estudo a muito tempo metereologia, venho somente concordar que existem fases lunares que propiciam sim mais precipitação pluviométrica, marés de diferentes amplitudes, etc,etc,etc.... Mais voce tem um dado confiável de que nevascas ocorrem com mais intensidade em fase de lua nova? Veja bem, não estou duvidando, só estou perguntando se a fase lunar que propicia mais nevascas não pode ser outra, como por exemplo a cheia, ou a transição de uma fase a outra. Fica esta mensagem somente para pensarmos no assunto, já que esta ultima nevada caiu em Lua Cheia plena se encaminhando para Lua minguante, já que continua nevando, nao em intensidade igual, mais continua. Outra coisa que estudei muito é que a partir do 3º dia de uma fase lunar, já temos a influencia gradativa ao longo da semana lunar, da próxima lua. Isto é somente para pensarmos.

Um abraço a todos

Think snow

MIG

andré riskalla
21-06-2011, 18:32
Já encontrei a resposta da minha pergunta. e é ruim.

"Estimados, el último frente dejo 55 cms de nieve, cantidad que no nos permite dar inicio a la temporada con el estándar de calidad que nos caracteriza. En este minuto nuestro equipo de montaña se encuentra trabajando para poder tener el centro en las mejores condiciones posibles. Por el momento, no podemos entregar una fecha de apertura, situación que comunicaremos oportunamente a través de nuestros medios online." - Valle Nevado

andré riskalla
21-06-2011, 18:34
'' El Colorado
Amigos, al igual que ustedes queremos que parta la temporada lo antes posible, pero todavía no hay nada claro. Ayer a pesar de las fuertes lluvias, sólo cayeron 7 cms. más. De todas maneras como hemos mencionado estaremos comunicando cualquier novedad así que tranquilos amigos.
Ánimo y esperamos que pronto podamos Subir a la Nieve!! ''

El colorado.

Magalha
26-06-2011, 19:19
Meteorologistas de plantao:

Alguma previsao de entrada de frente fria / neve para VN nos proximos dias? O snow-forecast esta desanimador. :-(

Abs

mig
26-06-2011, 22:46
Magalha

Pelo que ví no Accuweather.com , chuva em Santiago e regiao metropolitana (que pode virar neve na cordilheira) somente no dia 07/07/11 a 09/07/11
Que começo de temporada fraco... Sorte para os que irão no começo de julho!!

Think Snow

Karina Neves
27-06-2011, 02:26
Olá Pessoal,
Sou nova por aqui. Sou apaixonada por esqui. Esse ano, não consegui tirar férias em agosto e por isso marcamos nossa viGem para Valle Nevado em 01/07, mas pelo que tou vendo não vi rolar esqui, e se rolar, nem todas as pistas estarão abertas! Como tá difícil mudar a data das férias, vou tentar mudar a estação. Das estações que estão já abertas, qual é a melhor opção? Só conheço Bariloche e Las Lenas. Como está Chillan, Qual vcs indicam? Preciso resolver tudo até quArta 30/6, ai ai, me ajudem, please!

SNW
27-06-2011, 07:20
Estou na mesma situação da Karina. Estarei em Santiago em 02/07 para minhas férias e não posso mudar a data. Tenho reserva em Portillo mas estou pensando em cancelar e mudar de estação.
Estou acompanhando o snowforecast, sei por vcs que não é muito confiável, e esta desanimador. Parece que somente Pucon terá uma nevada essa semana.
Pergunto aos mais experientes: seria interessante a mudança de estação ? Pucon parece muito pequena, vale a troca?
Alguma outra dica de mudança?

andré riskalla
27-06-2011, 10:37
Se eu fosse transeferir, iria para Nevados ( Termas ) de Chillan, uma das únicas estaçoes abertas na América do Sul hoje, se nao for a única. Outra opção é El Colorado, só que lá só tem 5 pistas abertas.

snowester
27-06-2011, 11:48
e ai galera

nao sei se vcs ja ouviram falar na lenda de quando tem vulcão ativo , não tem neve de boa qualidade
dizem que quando há um vulcão ativo na cordilheira e com muita quantidade de cinzas , ocorre um fenomeno que nao deixa a neve se acumular
alguns dizem que as cinzas alteram o indice de congelamento e portanto não deixa haver acumulo
outros dizem que o enxofre das cinzas em forma de poeira cria um isolamento entre a agua e a terra...
se alguem tem mais algum esclarecimento, gostaria de saber
tipo em catedral é quase julho e estão com apenas 9 cm pisados no topo e sem previsão de novas nevadas
as que ja cairam e foi um indice bem alta nos ultimos 15 dias, simplesmente sumiram da montanha

no chile não tem estação nenhuma aberta,,,,tudo sem neve

será que é a lenda do vulcão,,,,,,ehehehehehhe

esperando por boas novas ,,,,e acumulo de neve

um abs

Snowester

Dino medina
27-06-2011, 11:52
Estou na cordilheira desde dia 12 junho,região de santiago,em valle nevado nevou quantidade mínima,so esta aberto restaurante e passeios,no acumulado de 3300m pra cima ta nos 40 cm no max fora de pista,na pista estão aplanando com maquinas o que podem,ja que de dia tem feito sol e esquenta,nao esta se perdendo,ano menos isso.El colorado começou a temporada dia 24 passado,estão colocando com canhões, neve encima da capa 40 cm aplanada,tem 4km pistas abertas,sem duvida al ninha trabalhando aqui,umidade esta em torno de 23 % de dia,se puderem adiar...

So fica a pergunta,porque valle nevado que se diz umas das maiores do HS,nao esta com seus canhões ligados??

edulink
27-06-2011, 12:05
Fala Galera ...

... primeiro vou esclarecer a questão do Migg ... como vc deve saber, as luas são reponsáveis pela variação de maré, e maré existe não só nos oceanos, com na atmosféra e até nos continentes (que tem a amplitide de milímetros) ... nas luas nova e cheia, as marés são de sizígia, enquanto nas luas crescente e minguante são marés de quadratura ... as marés de sizígia tem maior amplitude ... portanto criam movimentos de maior massa ... no caso da atmosféra, o maior movimento favorece as instabilidades ... isso não pe uma regra exata ... meteorologia é pura probabilidade e estatística ... o fato é que tenho observado ao longo de 12 anos de observações, uma certa correlação entre as marés de sizígia e as nevadas ... isso também se observa no mar ... quando ocorrem as maiores ondas ...

... com referência ao vulcão ... as cinzas vulcânicas favorecem as precipitações (chuva e neve) ... na atmosféra, o vapor de água fica livre, e para se condensar precisa de algo que chamamos de germen de cristalização, ou seja, algo sólido ou líquido em suspensão no ar, onde as moléculas de água podem se aglutinar ... os germens podem ser poeira, fumaça ou cinzas (que nada mais são do que poeira) ... cristais de sal (maeresia) ... etc ... se não houverem germens de cristalização, o ar fica super-saturado de vapor, mas esse não se condensa ... resumindo ... cinzas ajudam a formação de precipitação ...

... falando da neve agora ... pelo menos as web cams mostram as montanhas branquinhas ... já é um alívio ... tem previsão de pouca neve nos próximos dias ... o que não vai adiantar muito ... mas mantenho minha previsão ... acho que nas próximos duas semanas deve nevar bem de novo e as estações de ski devem abrir ...

.... abço ...

Edu

andré riskalla
27-06-2011, 15:10
Estou na cordilheira desde dia 12 junho,região de santiago,em valle nevado nevou quantidade mínima,so esta aberto restaurante e passeios,no acumulado de 3300m pra cima ta nos 40 cm no max fora de pista,na pista estão aplanando com maquinas o que podem,ja que de dia tem feito sol e esquenta,nao esta se perdendo,ano menos isso.El colorado começou a temporada dia 24 passado,estão colocando com canhões, neve encima da capa 40 cm aplanada,tem 4km pistas abertas,sem duvida al ninha trabalhando aqui,umidade esta em torno de 23 % de dia,se puderem adiar...

So fica a pergunta,porque valle nevado que se diz umas das maiores do HS,nao esta com seus canhões ligados??

Como que você sabe que os canhões estão desligados?

SNW
27-06-2011, 16:00
Estarei dia 02/07 á 12/07 em Santiago.

Estou com reservas em Portillo, mas devido a falta de neve pretendo mudar de estação.

Preciso da ajuda de vcs mais experientes ja que não consigo mudar as datas......

Pesquisei no snowforecast e parece que vai nevar bem em Pucon dia 28 e 29, cerca de 50cm.

Será que é suficiente para fazer um bom snowboard? Ou melhor seguir para Chillan que parece ser o melhor centro de ski até o momento?

Cfportugal
27-06-2011, 18:06
Estarei dia 02/07 á 12/07 em Santiago.

Estou com reservas em Portillo, mas devido a falta de neve pretendo mudar de estação.

Preciso da ajuda de vcs mais experientes ja que não consigo mudar as datas......

Pesquisei no snowforecast e parece que vai nevar bem em Pucon dia 28 e 29, cerca de 50cm.

Será que é suficiente para fazer um bom snowboard? Ou melhor seguir para Chillan que parece ser o melhor centro de ski até o momento?

apenas um breve comentário: FUJA SEMPRE DE CHILLÁN !!!!

informações sempre erradas, lifts péssimos, serviço ridiculo.

se tivesse que apostar minhas fichas hj, apostaria em Val Thorens em 2012 :D (hj to 50% tendendo a nem ir esquiar no HS nesse ano, ta falando um cara que vai 4 ou 5x ao ano pro chile e adora aquele país)

falando sério, vai nevar, claro, mas a temporada tem tudo pra ser bem ruinzinha mais pro norte, como ano passado, com longos intervalos entre nevascas, sem muita regularidade.

Cfportugal
27-06-2011, 18:14
Fala Galera ...

... primeiro vou esclarecer a questão do Migg ... como vc deve saber, as luas são reponsáveis pela variação de maré, e maré existe não só nos oceanos, com na atmosféra e até nos continentes (que tem a amplitide de milímetros) ... nas luas nova e cheia, as marés são de sizígia, enquanto nas luas crescente e minguante são marés de quadratura ... as marés de sizígia tem maior amplitude ... portanto criam movimentos de maior massa ... no caso da atmosféra, o maior movimento favorece as instabilidades ... isso não pe uma regra exata ... meteorologia é pura probabilidade e estatística ... o fato é que tenho observado ao longo de 12 anos de observações, uma certa correlação entre as marés de sizígia e as nevadas ... isso também se observa no mar ... quando ocorrem as maiores ondas ...

Edu

olha, frequento esse forum desde 2006, desde 2006 ouço e principalmente SIGO essas instruções do EDU, a respeito das luas, sempre deu certo, prioridade sempre marcar viagens, nas luas NOVA e CHEIA.

calendario lunar 2011: http://kalender-365.de/calendario-lunar-pt.php

andré riskalla
27-06-2011, 19:49
Ae! snow-forecast indicando 15 cm de neve pra quarta feira em valle!
dia 15 - lua cheia to la!

Dino medina
27-06-2011, 22:31
Como que você sabe que os canhões estão desligados?

To na cordilheira de motor home...estive nas 3 estações,dormi em farellones,fui ate la parva,que também coloca neve com canhões,tentei estacionar por algumas noites no estacionamento do valle nevado,pois tenho ticket da temporada,e sempre mal recebido me mandaram a curva 22...Fim da concessao do resort dou apoio ao pessoal de rafting ,e estou no rio maipo agora,1200m valeu...

facebook: dino medina

andré riskalla
27-06-2011, 23:08
To na cordilheira de motor home...estive nas 3 estações,dormi em farellones,fui ate la parva,que também coloca neve com canhões,tentei estacionar por algumas noites no estacionamento do valle nevado,pois tenho ticket da temporada,e sempre mal recebido me mandaram a curva 22...Fim da concessao do resort dou apoio ao pessoal de rafting ,e estou no rio maipo agora,1200m valeu...

facebook: dino medina

Valeu pelas informações. Mas entao, eu nunca vi os canhoes de Valle funcionarem na base, sempre ficam no topo do lift Mirador, na pista Diablada, por isso acho que deve ser difícil ver se estão ligados ou não la de baixo. Mesmo porque segundo o facebook do valle eles estariam ligando direto esses canhoes.

Dino medina
28-06-2011, 12:05
Valeu pelas informações. Mas entao, eu nunca vi os canhoes de Valle funcionarem na base, sempre ficam no topo do lift Mirador, na pista Diablada, por isso acho que deve ser difícil ver se estão ligados ou não la de baixo. Mesmo porque segundo o facebook do valle eles estariam ligando direto esses canhoes.

Como você mesmo sabe,quem esta no estaciomento dos hotéis tem vista parcial da montanha,ao menos a diabada se consegue ver bem...

edulink
28-06-2011, 16:15
Fala Galera ...

... continuo afirmando ... o começo de temporada está sendo ruim, coisa que já venho falando desde março ...

... mas a tendência daqui pro final de temporada é das coisas se normalizarem ... inclusive podemos até ter um surpreendente final de temporada (caso o La Niña se reverta em El Niño) ... vamos ter paciência ... vai nevar !!!

... continuo mantendo a previsão de normalidade por volta do dia 10 de julho ... com uma tolerância de mais ou menos 5 dias ...

... quanto aos canhões de neve ... existe uma restrição ... os canhões só podem ser ligados com temperaturas abaixo de zero ... como as noites são frias, normalmente são ligados durante a noite ... porisso ninguém consegue ver ... mas tem um porém ... canhão de neve é só prá quebrar o galho ... temos que ter neve de verdade mesmo ...

... abço à todos ....

Edu

edulink
29-06-2011, 13:09
Fala Galera ...

... acabei de ver as fotos de satélite ... muita coisa mudou desde ontem ... incrível ...

... tem um grande centro de baixa pressão ... à sudeste de Santiago ... vai nevar na cordilheira de novo ... talvez dessa vez seja suficiente para abrir os centros de ski ...

.... eu não acredito que seja uma nevada grande ... pois o centro de baixa pressão tende a se deslocar para nordeste ... mas como ontem ele nem estava lá ... e tem dois centros de alta pressão a sudoeste e nordesde de Santiago ... acho que esse centro de baixa pressão pode se deslocar para o norte ou até noroeste ... ao invés do deslocamento mais comum para nordeste ... nesse caso vem mais neve ...

... calculo que deva cair entre 15 à 30 cm de neve na região dos 3 vales ...

.... abço ...

Edu

Nizafontes
29-06-2011, 13:42
Fala Galera ...

... acabei de ver as fotos de satélite ... muita coisa mudou desde ontem ... incrível ...

... tem um grande centro de baixa pressão ... à sudeste de Santiago ... vai nevar na cordilheira de novo ... talvez dessa vez seja suficiente para abrir os centros de ski ...

.... eu não acredito que seja uma nevada grande ... pois o centro de baixa pressão tende a se deslocar para nordeste ... mas como ontem ele nem estava lá ... e tem dois centros de alta pressão a sudoeste e nordesde de Santiago ... acho que esse centro de baixa pressão pode se deslocar para o norte ou até noroeste ... ao invés do deslocamento mais comum para nordeste ... nesse caso vem mais neve ...

... calculo que deva cair entre 15 à 30 cm de neve na região dos 3 vales ...

.... abço ...

Edu
Oi Edu .. sou nova no forum ... ando seguindo todos os seus comentários ...estou indo pra Santiago dia 06/07 e pro Valle dia 08. Sei que ta fechado e estou desesperada pq não posso mudar datas ... pensei em ir pra Chillan mas em última opção ...
Vai dando notícias pra gente ...

Já começou a nevar ... saberia me dizer quanto precisa nevar pra abrir a estação ...

aguardo notícias ...
Niza

edulink
29-06-2011, 14:27
Oi Niza ...

... acho que essa nevada seja suficiente ... é claro que não vai abrir muita coisa ... principalmente o Valle Inca ... mas já vai dar prá brincar ... acredito que nessa nevada abram toda a parte da frente ... até o Mirador ... Andes Express fica para depois ... pois precisa de mais neve ...

... para termos melhores condições ... além dessa nevada ... que não deve ser grande ... mas pode até surpreender ... seria bom mais pelo menos um meio metro de neve ...

.... já para abrir o Valle Inca (que é a parte dos pomas) ... seria necessário pelo menos 1 metro à 1,5 metros ... lá tem mais pedras ... o terreno é mais irregular ... portanto precisa mais neve para preencher as irregularidades ...

Edu

Nizafontes
29-06-2011, 15:10
Brigada Edu pela resposta ... continuo ligada nos seus comentários ... vai atualizando a gente, tá?
Preciso decidir o q fazer até sexta no máximo ... se VN abrir, mesmo com condição mais ou menos eu vou pq sou iniciante ... mas tô bem frustrada.

edulink
29-06-2011, 15:38
Brigada Edu pela resposta ... continuo ligada nos seus comentários ... vai atualizando a gente, tá?
Preciso decidir o q fazer até sexta no máximo ... se VN abrir, mesmo com condição mais ou menos eu vou pq sou iniciante ... mas tô bem frustrada.

Prá vc que é iniciante ... desde que realmente abra .. acredito que não vá ter problema ... quem sofre somos nós ... powder hounds ... se bem que dessa vez não vai ser tão mal prá mim ... uma vez que esse ano vou com meu filho ...

Nizafontes
29-06-2011, 15:56
é verdade ... aproveita pra curtir com o pequeno. Também vou levar minha filhota. Bem qualquer novidade me avisa .. mais uma vez brigadãooo

Juninho
29-06-2011, 17:22
E ae galera, eu tb tava indo para Valle, mas acabei mudando para Chillan por via das duvidas pelo menos iria estar aberto, agora que mudo esse tempo nao da mais pra voltar atras denovo, alem do que nao manjo muito para ficar exigindo condicoes perfeitas.
Das proximas vezes vo presta bastante atencao nas previsoes do Edu, que nao deve demorar muito, pois pretendo fazer outra trip até agosto.

gisele
29-06-2011, 18:38
Oi, Niza. Oi Edu!
Sou nova também no forum e tenho acompanhado sempre os excelentes comentários do Edu.
Pra quem for esquiar com filhos, parabéns! Os meus aprenderam a esquiar com 4 aninhos, vale a pena, pois hoje eles estão com 15 (skier) e 13 anos (snowborder) e esquiam pra caramba! O gostoso disso tudo é que é um esporte que a família inteira ama e sempre reune amigos!
O mais velho acabou de embarcar para Santiago e vai pra Portillo dia 01/07. Mando notícias de como está a neve por lá assim que possível. Dia 08/07 iremos todos para o Valle Nevado. Em quanto isso, vamos continuar torcendo pra nevar..........
abraços, gi

Nizafontes
29-06-2011, 18:48
Oi Gi, estou indo pra VN dia 08 também. Minha filha tem 15 anos mas é iniciante na neve. Quem sabe a gente não se encontra ... filhos da mesma idade ...A pista precisa abrir, né? Estou desesperada. Viajo dia 04 e chego em Santiago dia 06. Não posso mundar datas de jeito nenhum ... até fiz reserva em um hotel de Chillan que preciso confirmar até sexta mas estou frustrada pq quer muito ir pra Valle ... será que até sexta a gente tem posição se vão abrir ou não??? ....estou acompanhando os comentário de vcs o tempo todo... bjo

Nizafontes
29-06-2011, 19:03
Edu ... estive olhando o site do el colorado e vi que a neve q tava prevista pra sexta já sumiu ... ishi ...e só aparece previsão pra semana q vem ....ai ai ... vc tem alguma notícia difernte?
Não sei o q fazer ... e o pior é que o tempo ta passando e preciso decidir pq corre o risco de não conseguir a vaga de Chillan
Brigada

gisele
29-06-2011, 20:36
Oi Gi, estou indo pra VN dia 08 também. Minha filha tem 15 anos mas é iniciante na neve. Quem sabe a gente não se encontra ... filhos da mesma idade ...A pista precisa abrir, né? Estou desesperada. Viajo dia 04 e chego em Santiago dia 06. Não posso mundar datas de jeito nenhum ... até fiz reserva em um hotel de Chillan que preciso confirmar até sexta mas estou frustrada pq quer muito ir pra Valle ... será que até sexta a gente tem posição se vão abrir ou não??? ....estou acompanhando os comentário de vcs o tempo todo... bjo

Niza, acredito muito que até lá vai nevar sim!! Os campeonatos de ski e snowboard estão marcados próximos ao dia 9jul, pq eles tem a certeza q nesta data já terá neve suficiente (talvez não pra abrir o Vale Inca - no ano passado também não abriu - mesmo assim a região é grande e tem muitas pistas). Vou para Valle Nevado todo ano e é sempre com muito emoção: tem ano com muita neve (uma vez tive que sair de lá com helicóptero pois as estradas estavam bloqueadas de tanta neve, outra vez teve terremoto no Chile, o ano passado teve a história da gripe suína e todos estavam de mascara no aeroporto (menos minha família...shiii...), outro ano é a gripe aviária, o ano passado tinha pouca neve também....enfim: sempre dá certo e é diversão garantida! Se a sua filha vai esquiar pela 1a. vez, faça com que ela pegue aulas, é caro mais vale a pena!!!
Vai nevar sim!! bjs, gi

Nizafontes
30-06-2011, 09:27
Bom dia Gi ... brigadas pelas dicas ... com certeza vou coloar a Mari pra fazer aulas ... estou pra lá de aflita .. preciso resolver minha vida entre hoje e amanhã. Vi que nevou mas não tenho notícias ainda se vai ser o sulficiente pra abrir dia 08. Enfim .... espero notícias no forum ...bjo

Nizafontes
30-06-2011, 10:00
Oi Edu ... vc tem alguma notícia de Valle??? previsão de + neve .. etc ...

Leal
30-06-2011, 10:28
Pela camera da piscina não parece tanta neve, não sei se será o sificiente para abrir!! Dia 5 já ta aparecendo alguma coisa no snow-forecast!!

ficamos na torcida!

abços

Leal
30-06-2011, 10:52
Pela camera da piscina não parece tanta neve, não sei se será o sificiente para abrir!! Dia 5 já ta aparecendo alguma coisa no snow-forecast!!

ficamos na torcida!

abços

Olhando bem agora, comparando com o deck da piscina parece q deu uns 30 cm!! será?

falou

Nizafontes
30-06-2011, 11:01
Oi gente ... acabei de ligar na central de Valle Nevado e me informaram que hoje no final da tarde vão dar um confirmação se é possível abrir dia 08 ... vamos torcer né?

edulink
30-06-2011, 12:03
Fala Galera ...

... nevou na noite passada na cordilheira ... El Colorado reporta 35 cm, Valle Nevado não atualizou, mas como são mentirosos, devem vir com uns 50 cm ...

... na real devem ter caido uns 30 cm ... e entre hoje e amanhã podem cair mais uns 3 ou 4 cm ... já deve ser suficiente para abrir ... mas que fique bem claro que com condições limitadas ...

... Portillo parece que tem mais neve ... mas mesmo assim só está aberto para hóspedes ... Portillo geralmente tem mais neve ... a geografia de lá favorece ... se lembram que em um post anterior eu falei de micro-climas ... lá em Portillo é evidente isso ... pois trata-se de um "cajon" ...

... abço ...

Edu

Nizafontes
30-06-2011, 12:20
Brigada Edu ... olhando pra webcam parece não estar nevando por lá ... tomara q caia mais alguma coisa pra abrir mesmo q eu condições +/- ... qualquer novidade nos avisa, ta?
abraço

andré riskalla
30-06-2011, 13:19
Segundo o site de El Colorado, nevou 35 cm nas últimas 24 horas! Valle é um pouco mais alto, deve ter nevado uns 40cm, tenque espera atualiza!!

certeza que vai abrir depois de mais 40 cm

Nizafontes
30-06-2011, 13:26
no site do VN diz que nevou 30cm e aplanada 15cm ... vamos ver se algo acontece...

Leal
30-06-2011, 14:52
no site do VN diz que nevou 30cm e aplanada 15cm ... vamos ver se algo acontece...

Parece q dessa vez não mentiram muito então, parece mesmo 30 cm!!

edulink
30-06-2011, 14:55
fala galera ...

... Acabei de ver as fotos de satélite ... Muita coisa mudou desde ontem ... Incrível ...

... Tem um grande centro de baixa pressão ... à sudeste de santiago ... Vai nevar na cordilheira de novo ... Talvez dessa vez seja suficiente para abrir os centros de ski ...

.... Eu não acredito que seja uma nevada grande ... Pois o centro de baixa pressão tende a se deslocar para nordeste ... Mas como ontem ele nem estava lá ... E tem dois centros de alta pressão a sudoeste e nordesde de santiago ... Acho que esse centro de baixa pressão pode se deslocar para o norte ou até noroeste ... Ao invés do deslocamento mais comum para nordeste ... Nesse caso vem mais neve ...

... Calculo que deva cair entre 15 à 30 cm de neve na região dos 3 vales ...

.... Abço ...

Edu

conforme previsto ....

carlocaruso
30-06-2011, 16:30
Será que abre? Chego dia 08/07 em Santiago e vou direto para Valle

Nizafontes
30-06-2011, 17:52
Edu, acabei de ligar no 0800 do Valle e a atendente afirmou que a temporada abre dia 08/07.
Só vou ficar tranquila quando eles publicarem no site ... mas já é uma luz.
Tomara que seja verdade ...

andré riskalla
30-06-2011, 18:31
La parva diz que foi 40 cm...

será que abre só na sexta?

Leal
30-06-2011, 22:01
conforme previsto ....

Abre um snow-forecast ae Edu, vai ganha dinheiro!!

hehe

flou

carlocaruso
01-07-2011, 03:19
rapaziada, acabou de sair no site de Valle Nevado na versão em Portugues que a abertura de temporada foi adiada para o dia 15/07! Fooodeu... Alguém confirma a informação!?

Magalha
01-07-2011, 08:35
Se o site informou é pq é fato. Isso se as condicoes permitirem. Ou seja, mesmo assim nao é certo. A coisa ta feia :-(

Leal
01-07-2011, 10:07
Se o site informou é pq é fato. Isso se as condicoes permitirem. Ou seja, mesmo assim nao é certo. A coisa ta feia :-(

Ta confirmado no site que vai abrir amanha dia 02 mas com apenas algumas pistas!! Negocio é alugar um snowmobil!! =p

edulink
01-07-2011, 10:33
Fala Galera ..

... acabei de ver o site de Valle Nevado ... eles falam que vai abrir amanhã ... dia 2 de julho ... vai abrir só a zona baixa ... até o Mirador ... eu acredito ... pois já tem a neve necessária para isso ... como eu já venho falando faz tempo no dia 9 ... errei só por uma semana ... rss ...

... acabei de ver as fotos de satélite ... e tem um grande centro de alta pressão no Pacífico ... à leste de Santiago ... esse centro de alta pressão vai criar um bloqueio ... fazendo com que tenhamos alguns dias de sól e temperaturas em elevação pela frente ...

... como o ar está ainda bem frio ... não vai estragar tanto assim a neve que caiu ... embora nos próximos dias as condições devam piorar (em cima do que já está ruim) ...

... pode ser que neve de novo na semana que vem ... mas não muita quantidade ... de qualquer jeito já dá uma aliviada ... na verdade eu até acho que pode nem nevar ... eu aposto em uma nevada mais significativa na semana do dia 15 ... lua cheia ....

... então ... alguém aí falou prá eu abrir um snow-forecast ... já está aberto ... bem aqui ... no snowbrasil ... graças ao grande Yan que abre esse espaço para nós ... e de graça ...

... abço ....

Edu

gisele
01-07-2011, 13:03
Oi pessoal....
infelizmente recebi um email do Valle Nevado onde eles disseram que abrirão os hotéis apenas em 15/07, porém as pistas e alguns restaurantes já estão abertos para o pessoal que quer passar o dia lá.
As pistas que estarão disponíveis nestes próximos dias serão realmente do setor baixo (teleféricos e pomos: Mirador, Escondida, Vai e Vem, Candonga e Prado), o que, pra quem for principiante, já é bom!
Meu filho mais velho vai pra Portillo hoje, informo posteriormente as condições de neve por lá.....
Abraços,
gi

edulink
01-07-2011, 16:24
Oi Gi ...

... parece que Portillo está melhor ... ano passado era a melhor de todas ... lá ao contrário de Valle, só está aberto para hóspedes ...

... qualquer novidade .. conte !!

Bjo ...

Edu

gisele
01-07-2011, 19:49
Edu,
acabei de falar com meu filhote que disse que tem neve sim, ele esquiou o dia inteiro, porém como a previsão não indica nenhuma nevasca, eles não sabem até quando esta neve irá aguentar. Acredito que este seja o mesmo problema de Valle Nevado.

O ano passado estive nas duas estações na 1a. quinzena de julho, 1 semana em cada lugar. Na 1a. semana tinha neve em Portillo que começou a derreter no final da mesma semana e aí eles tiveram que fechar algumas pistas. Logo em seguida fui para Valle Nevado, e por sorte tinha acabado de dar uma nevasca. O setor inca estava fechado, mas era possível ir do Valle para La Parva esquiando.

Acredito que a situação deste ano é bem semelhante ao ano passado....infelizmente....

Meu agente de viagens acabou de me informar que:
*neve na argentina: ainda existe o problema das cinzas do vulcão;
* neve na região do Cerro Castor: está chovendo, portanto tem somente gelo......

Acredito que o melhor seria empurrar as datas das viagens para a 2a.quinzena de julho ou para ago/set. O feriado de 7set é numa quarta-feira, não é má idéia......

Adoraria dar boas notícias...lamento....

abraços, gi

Dino medina
01-07-2011, 21:27
Edu,
acabei de falar com meu filhote que disse que tem neve sim, ele esquiou o dia inteiro, porém como a previsão não indica nenhuma nevasca, eles não sabem até quando esta neve irá aguentar. Acredito que este seja o mesmo problema de Valle Nevado.

O ano passado estive nas duas estações na 1a. quinzena de julho, 1 semana em cada lugar. Na 1a. semana tinha neve em Portillo que começou a derreter no final da mesma semana e aí eles tiveram que fechar algumas pistas. Logo em seguida fui para Valle Nevado, e por sorte tinha acabado de dar uma nevasca. O setor inca estava fechado, mas era possível ir do Valle para La Parva esquiando.

Acredito que a situação deste ano é bem semelhante ao ano passado....infelizmente....

Meu agente de viagens acabou de me informar que:
*neve na argentina: ainda existe o problema das cinzas do vulcão;
* neve na região do Cerro Castor: está chovendo, portanto tem somente gelo......

Acredito que o melhor seria empurrar as datas das viagens para a 2a.quinzena de julho ou para ago/set. O feriado de 7set é numa quarta-feira, não é má idéia......

Adoraria dar boas notícias...lamento....

abraços, gi

El Colorado estava excelente ontem,abriram mais duas pistas,condições hoje ótimas também,vale nevado abre parcial amanha dia 2 julho,abraço a todos,começou a temporada.

edulink
02-07-2011, 11:54
Gi ...

... ano passado foi o oposto ... a early season foi ótima ... junho estava bombando de neve ... aí começou o La Ninã .. e detonou tudo ...

... essa ano começa ruim ... mas como eu já falei ... o final pode surpreender ...

... essa próxima semana me assusta ... pois é provável que não neve ... e a neve deteriora ... mas na semana do dia 15 ... lua cheia ... há de nevar ...

... eu vou no dia 22 de julho pra Valle Nevado ... e estou tranquilo ... vai ter neve ... pois à medida que a temporada passa ... os efeitos do La Niña terminam ... e a neve se normaliza ... além do mais vou com meu filho ... com ele vou praticamente andar na zona baixa ...

... bjo ...

Edu

edulink
02-07-2011, 12:00
Para os próximos dias não há previsão de neve ... porém a boa notícia é que as temperaturas vão estar muito baixas .... então pelo menos não vai deteriorar muito a neve que caiu ...

gisele
02-07-2011, 13:27
Gi ...

... ano passado foi o oposto ... a early season foi ótima ... junho estava bombando de neve ... aí começou o La Ninã .. e detonou tudo ...

... essa ano começa ruim ... mas como eu já falei ... o final pode surpreender ...

... essa próxima semana me assusta ... pois é provável que não neve ... e a neve deteriora ... mas na semana do dia 15 ... lua cheia ... há de nevar ...

... eu vou no dia 22 de julho pra Valle Nevado ... e estou tranquilo ... vai ter neve ... pois à medida que a temporada passa ... os efeitos do La Niña terminam ... e a neve se normaliza ... além do mais vou com meu filho ... com ele vou praticamente andar na zona baixa ...

... bjo ...

Edu

Oi, Edu!

Mudei o percurso de minha viagem só um pouquinho: dia 8 pego meu filho mais velho em Portillo e entre de 9 à 14 vou pra Chillan já que não é possível se hospedar em Valle Nevado nesta semana (eles foram bem honestos e irão reembolsar o valor pago – a estação abre hoje para quem quiser ir e voltar, porém não abrirão ainda os hotéis do complexo – além disso acredito que a neve deve estar gostosa, já que em Portillo meu filho disse que está muito bom!). De 15 à 22 fico em Valle Nevado (que já estava reservado mesmo! E fora isso, eu amo aquele lugar.....).

Sobre esquiar com o filho pequeno, tem que ter muita paciência e transmitir à ele o quanto é bom esquiar. Depois que ele pegar o gosto, vc vê que a dedicação valeu a pena, mesmo que para isso vc tenha que sacrificar suas pistas favoritas durante algumas horinhas. O maior ganho é que vc cria algo que a família ama fazer junta e isso é pra sempre....Vale muito.......

Desejo à vc uma ótima temporada!!
Bjs, gi

Guilherme Braga
04-07-2011, 13:37
Gi ...

... bjo ...

Edu

Edu,
Td bom.
Primeiro queria agradecer você pelas informações.

segundo, estou com a viagem marcado para a semana do dia 22 de Julho até dia 29. Qual sua opniao sobre quais pistas vão estar abertas em Valle Nevado.

Grato,

GB

edulink
04-07-2011, 14:52
Fala Guilherme ...

... eu vou estar em Valle Nevado na semana de 22 a 29 de julho ... nos vemos lá ... não estou preocupado ... até lá vai estar normalizado ... sintoniza o canal 8.0 do Talkabout ... senão quando chegar lá ... eu posto o número do meu quarto ...

... Gi ... meu filhote já é experiente ... já vai ser a segunda temporada dele ... ano passado levei ele pro Colorado ... carimbou Breckenridge, Copper Mountain, Winter Park e Solvista Basin .... isso com 4 anos de idade (quase 5) ...

... talvez a gente se encontre em Valle Nevado ... vou do dia 22 a 29 ...

.. abço ...

Edu

Nizafontes
04-07-2011, 14:59
Oi Edu, tudo bem?

Você tem alguma notícia de Valle. Perdi minha reserva para dia 08 e estou dependedo da boa vontade do hotel pra me dizer se vai poder remarcar ou se eu dancei. Eu so posso ir dia 15 ou dia 29. Pra mim dia 15 era bem melhor ... vc acha que vai abrir??? a previsão de neve não esta nada boa... abraço

edulink
05-07-2011, 14:54
Niza ... eles falaram que abrem os hotéis dia 15 ... vamos esperar ... eu espero uma boa nevada até o dia 20 ... pois dia 15 é lua cheia ...

... bjo...

Edu

Nizafontes
05-07-2011, 18:20
Brigada Edu. Consegui trocar para dia 29/07. Espero que o Valle esteja lindo e vcs dando show por lá .rsrsrsr
Como vcs dizem: vai nevar e pronto!!!

edulink
06-07-2011, 13:39
Mega centro de alta pressão à oeste de Santiago ... isso significa que vai demorar pra nevar de novo ... sem previsões nos próximos dias ... pelo menos até domingo ... continuo apostando na lua cheia da semana que vem ...

andré riskalla
07-07-2011, 01:38
Mega centro de alta pressão à oeste de Santiago ... isso significa que vai demorar pra nevar de novo ... sem previsões nos próximos dias ... pelo menos até domingo ... continuo apostando na lua cheia da semana que vem ...

Dale lua cheia, accuweather apontando bastante chuva em santiago a partir do dia 14...
http://www.accuweather.com/en-us/cl/region-metropolitana/santiago/forecast2.aspx

faz 4 dias que eles nao mudam essa previsao de chuva nesse período, eu sei que está meio longe para prever, mas já é alguma coisa, luz no fim do túnel pq dia 15 to em valle. se tiver fechado o jeito vai ser ir para El Colorado... 49 pistas abertas

snowester
07-07-2011, 12:45
kd a neve????

nunca vi Valle em pleno 07 de julho com só 20,0 cm de neve aplanada

só 5 pistas abertas ,,,e todas baixas,,,,,,

previsão de neve que vira chuva,,,,,, q piada

vamos rezar,,,,,

alguem esta em El colorado ou valle,,,,agora,,,
pra passar informações reais,,??????

abs

Snowester

Leal
07-07-2011, 15:09
Vou dia 29 agora e estou comecando a ficar preocupado... espero q o Edu acerte na previsão... e q venha neve em metro!

Magalha
07-07-2011, 15:14
Vou dia 22/07 e estou tranquilo agora. Acabei de ver a previsao de neve para a semana do dia 15, conforme previsao do Edu.

Íamos adiar a viagem para setembro, mas a princípio nao vamos mais precisar.

Como o pessoal ai fala: vai nevar e pronto!

abs!

Leal
07-07-2011, 15:18
Vou dia 22/07 e estou tranquilo agora. Acabei de ver a previsao de neve para a semana do dia 15, conforme previsao do Edu.

Íamos adiar a viagem para setembro, mas a princípio nao vamos mais precisar.

Como o pessoal ai fala: vai nevar e pronto!

abs!

Se nevar nessa semana do dia 15 vai ser perfeito para vc, neve fresquinha!!

Krika
08-07-2011, 01:59
Lua Cheia !

Jonata
08-07-2011, 18:26
Lua Cheia !

Tava na esperança de uma neve mais forte...
Tom com a trip programada para o dia 29 de julho.
Mas já to ficando preocupado.
Ano passado já não dei muita sorte...
Mas todo ano eu to lá hehehehe
E como a galera ta dizendo...
VAI NEVAR E PRONTO

Jonata
08-07-2011, 18:27
O Leal...
Eis de Floripa?

Leal
08-07-2011, 18:41
O Leal...
Eis de Floripa?

hahahaha

e ae o bunda mole.......... relaxa q vai nevarr... tem q nevar!!

se nao é muito azar..

andré riskalla
08-07-2011, 21:57
Alguem tem acesso a previsao de 9 dias do snowforecast, poderia postar a foto aqui?

Krika
08-07-2011, 23:39
Eu tenho..
Mas ontem acusava uns 22 cm de neve ...do dia 13 a 16... agora...míseros 4cm no período..:(
Muda o tempo todo..

Krika
09-07-2011, 13:17
Previsão Valle

Magalha
09-07-2011, 14:12
Alo Edu! Alguma novidade?

O SF está indicando uma neve a partir do dia 14. Mas pelo que estamos vendo nao é muita coisa. Vc acha que será suficiente para abrirem todas as pistas?

Amanha vamos decidir se adiamos para inicio de setembro ou se vamos dia 22 mesmo.

abs

BM

Leal
09-07-2011, 15:46
Dia 14 ta aparecendo neve, mas não é muito!

Sergio El Hage
09-07-2011, 17:22
E ai Edu????
Nos ajuda com suas previsões!
Ja entrou o el nino???? e existe alguma previsão para finalizar esses
problemas ocasionados pelo vulcão???

grande abs

Cfportugal
09-07-2011, 19:03
E ai Edu????
Nos ajuda com suas previsões!
Ja entrou o el nino???? e existe alguma previsão para finalizar esses
problemas ocasionados pelo vulcão???

grande abs

não não entrou el nino, existe uma tendência de entrada do el nino pra SETEMBRO E OUTUBRO, porém com isso a temporada do meio pro fim, tende para a normalidade e se mantendo el nino, o próximo ano pode ser muito bom.

como ele sempre menciona, esse fenomeno não é regra, é apenas um dos fatores que faz com que possa aumentar a probabilidade de neve ou diminuir.

Vulcão ao sul, sim está bem ativo e isso pode sim atrapalhar a logística e tambem as pistas, pois pode cair muitas cinzas, ao mesmo tempo essa nuvem pode gerar aumento de precipitação e queda de temperatura na atmosfera, ou seja esse vulcão pode tanto ser para o bem, como para o mal, é muito relativo, assim como todo evento climatico.

boas notícias, tem uma massa ENORME PASSANDO POR CIMA DA ZONA DE ALTA PRESSÃO, ATROPELANDO TUDO, CAPAZ DE CAIR UM BELO BOCADO DE NEVE NOS PRÓXIMOS DIAS SIM, na região dos 3 vales e toda parte ao sul da cordilheira, como já venho dizendo, se eu tivesse onde escolher, iria ao Sul, até Chillan que eu odeio, vai ser um ótima opção.

andré riskalla
09-07-2011, 19:40
Eu tenho..
Mas ontem acusava uns 22 cm de neve ...do dia 13 a 16... agora...míseros 4cm no período..:(
Muda o tempo todo..

Valeu pela foto! pelo visto mudou devolta, ta com 50 cm previstos até sexta (15) de manha

Leal
10-07-2011, 13:33
Valeu pela foto! pelo visto mudou devolta, ta com 50 cm previstos até sexta (15) de manha

Previsão ta promissora...

Magalha
11-07-2011, 12:10
Acabei de entrar no SF e parece que essa frente fria está perdendo força.

Edu, alguma previsão mais realista?

abs!

snowester
11-07-2011, 12:20
e ai galera,,,,

a coisa ta feia mesmo,,,acreditem em mim,,,,ehehehehe

vai nevar e pronto ,,,pra mim não serve

tu vai gastar um monte de grana numa trip que só rola uma vez por ano e nada mais que uma semaninha,,,,,e ainda por cima,,,tem q rezar,,,,,,
planejem suas viagens sempre pra segunda quinzena de agosto, ate 7 set,,,
neste periodo tem neve de boa qualidade em quase todos os picos
agora marcar trip em julho e ficar torcendo pra nevar......é gostar de sofrer

quando tem vulcão ativo nao tem neve de boa qualidade,,,,,,,
perguntem a qualquer nativo que mora perto de um,,,q ele te dira isso

se tem vulcão em atividade ,,tem inversão térmica na alta atmosfera,, as correntes de jato,,se tornar imprevisiveis,,,e as frentes frias,,,,mudam ou perdem a intensidade ,,,várias vezes,,,,(AH,,não sou meteorologista, mas sou piloto de avião).

não estou dizendo q na temporada na vai nevar,,,so estou dizendo que neste momento não tem melhores previsões e não tem nenhuma estação aberta plenamente

informação sim,,,,,,rezar não

neve sempre

Snowester

Leal
11-07-2011, 12:48
Edu...

nos períodos de lua cheia são mais propícios para nevar... mas nao descarta a possibilidade de neve em outros períodos certo??

valeu

Jonata
11-07-2011, 14:26
e ai galera,,,,

tu vai gastar um monte de grana numa trip que só rola uma vez por ano e nada mais que uma semaninha,,,,,e ainda por cima,,,tem q rezar,,,,,,

se tem vulcão em atividade ,,tem inversão térmica na alta atmosfera,, as correntes de jato,,se tornar imprevisiveis,,,e as frentes frias,,,,mudam ou perdem a intensidade ,,,várias vezes,,,,(AH,,não sou meteorologista, mas sou piloto de avião).

não estou dizendo q na temporada na vai nevar,,,so estou dizendo que neste momento não tem melhores previsões e não tem nenhuma estação aberta plenamente

neve sempre

Snowester

Cara... não é bem assim.
Ano passado eu marquei pra segunda quinzena de agosto e fiz snow na lama.
Abraco

Magalha
11-07-2011, 17:50
e ai galera,,,,

neve sempre

Snowester

É... dessa vez a pilha foi forte! Adiamos para 02/09. 50cm de neve que deve cair essa semana nao vai ser suficiente para abrirem tudo.

edulink
11-07-2011, 20:13
Fala Galera ...

.... conforme previsto ... está se confirmando a neve para o final dessa semana ... bendita lua cheia .... se alguém tem alguma dúvida ainda, olha ela aí de novo ....

... o centro de baixa pressão está enorme ... bem ciclônico ... vai nevar ... acerdito que bastante ... pois ele poderá formar 2 frentes .... neve não vai faltar ...

... o lado ruim fica por conta dos ventos ... que serão fortes, podendo varrer a neve ... mas quem é powder hound ... sabe que se varre de um lado ... leva prá outro ... rsss ...

... ao invés de snow-forecast ... fiquem com edu-forecast ... não costuma falhar .... quem acompanha meus posts ... já saberia o que esperar da temporada desde março ... e teria programado a viagem corretamente ...

.... abço ...

Edu

Tiago Parra
11-07-2011, 20:21
Fala Galera ...

.... conforme previsto ... está se confirmando a neve para o final dessa semana ... bendita lua cheia .... se alguém tem alguma dúvida ainda, olha ela aí de novo ....

... o centro de baixa pressão está enorme ... bem ciclônico ... vai nevar ... acerdito que bastante ... pois ele poderá formar 2 frentes .... neve não vai faltar ...

... o lado ruim fica por conta dos ventos ... que serão fortes, podendo varrer a neve ... mas quem é powder hound ... sabe que se varre de um lado ... leva prá outro ... rsss ...

... ao invés de snow-forecast ... fiquem com edu-forecast ... não costuma falhar .... quem acompanha meus posts ... já saberia o que esperar da temporada desde março ... e teria programado a viagem corretamente ...

.... abço ...

Edu
Falai Edu blza?
Cara tem como vc postar no tópico de Bariloche 2011 uma prévia do clima que vai estar la? Sem abusar de sua boa vontade...Eu mesmo não manjo dessa parada e vc poderia falar pra gente sobre isso....
Abraço!

edulink
12-07-2011, 14:09
Fala Tiago ... não tenho tanto conhecimento do clima de Bariloche ... mas a Aregentina é bem diferente do Chile ... o Pacífico rege o clima do Chile .. enquanto o da Argentina é regido pelo Atlântico ... desculpe, mas não tenho condições te te dar informações precisas ...

... abço ...

Edu

Mlutti
12-07-2011, 14:19
Edu,

Gostaria de saber se os fatores do clima que afetam Valle Nevado, também exercem influência sobre Las Lenas. Entendo que sua expertise é para Valle Nevado, mas posso concluir que a correlação entre os dois resorts é alta??

O que vc pensa sobre neve e condições para a primeira semana de stembro em Valle.

Obrigado

MAuricio

Cfportugal
13-07-2011, 01:42
Edu,

Gostaria de saber se os fatores do clima que afetam Valle Nevado, também exercem influência sobre Las Lenas. Entendo que sua expertise é para Valle Nevado, mas posso concluir que a correlação entre os dois resorts é alta??

O que vc pensa sobre neve e condições para a primeira semana de stembro em Valle.

Obrigado

MAuricio

las lenas segue a mesma influencia do vale nevado sim, ambos estão separados por apenas uns 200km.

bariloche e outras estações da argentina, são mais ao sul e sudeste.

Leal
13-07-2011, 12:53
Pelo SF tinha previsão de 1m .. caiu pela metade!!!

:confused:

edulink
13-07-2011, 14:47
Entao ... esse negocio de marcar pro final da temporada nao tem nada a ver ... tem mesmo que acompanhar as previsoes ... ano passado perto do dia 20 de junho tava powder ... show ... e o final da temporada foi lama ... conforme eu havia previsto no ano passado também ...

... eu sempre antecipo a temporada lá prá março ou abril ... pelo menos uma idéia .... é só ler meus posts antes de marcar a viagem ...

... abço ...

Edu

Nizafontes
13-07-2011, 16:56
Oi Edu ... estou acompanhando seus comentário e torcendo por uma boa nevasca. Vi no Sf que tinha previsão pra 2 nevascas e agora ta marcando só uma ( neve indo embora ) ... vc tem algum palpite. Já tô mais q desesperada. viajo dia 28, isso pq cancelei de 08
Abraço

jclark
13-07-2011, 17:22
Eu vou dia 23 ago pra santiago e 26 ago subo para o valle,ficando ate 02 set.
Vcs acham que eu corro risco de nao ter neve?
Abcs.

edulink
13-07-2011, 17:26
Oi Niza ...

.... essa previsao de 2 nevadas e fato ... eu já havia falado sobre ela alguns dias atrás ... do centro de baixa pressão com 2 frentes ...

... o fato é que acabei de ver as fotos de satélite ... e o centro de baixa pressão perdeu força ... vai nevar na lua cheia ... mas já não sei se tanto ... ficaria com algo em torno de 30 cm ... talvez menos ... talvez mais ... acho que no máximo uns 70 cm, se dermos sorte ...

.... me parece que não vá ter uma segunda frente no começo da semana que vem ... mesmo assim ... pode ter um pouquinho de neve ... entre uns 5 a 10 cm ... isso vai depender também muito dos micro-climas ... Portillo deve receber mais neve ... tem uma geografia mais privilegiada ...

... de qualquer forma acho que vai ser suficiente ... vai ter neve pra abrirem pelo menos até o final do mês ... dia 29 tem lua nova ... e tem chances de nevar de novo ...

.... não acho que vá faltar neve daqui pro final da temporada ... pode não estar bom ... alguma coisinha fechada ... mas a diversão está garantida ...

Edu

Fred
13-07-2011, 17:34
E ai Edu algum toque sobre a situacao no Fin del mundo-USHUAIA, vi que deve nevar bastante por la no fim da semana que vem,vc confirmaria.

Abracos Fred USHUAIA 22-O7 A 30-07....COM MUITA NEVE

snowester
14-07-2011, 10:30
EDU
no me responde uma coisa,,,,,,,,Tu é meteorologista???
se formou aonde???

pq acho q algumas coisas que tu fala sobre o clima são meros palpites
posso estar enganado,,,,mas clima de montanha é sempre uma loteria
as frentes frias ,,os sistemas de baixa pressão L,,,,,nem sempre são certezas de mudança no clima ,,,,ja ouviu falar em Cavado???

pelo melhor do clima

Snowester

mig
14-07-2011, 10:44
Eu sou Eng Agronomo a 19 anos..Por isto sempre estou muito ligado em previsões de longo prazo, já que em lavouras voce precisa pensar com pelo menos 3 meses de antecedencia o plantio. Previsões sobre o clima envolvem tantas variáveis, que o homem simplesmente só consegue ter uma ideia vaga do que pode acontecer. O El nino e La nina por exemplo, a unica fato que se sabe sobre eles, é a relação entre temperatura do oceano pacífico e ocorrencia do fenomeno. O que desencadeia este aumento de temperatura é um fenomeno muito longe de ser descoberto. Um exemplo: Na minha regiao, todos os expert's meteorologistas da area agricola disseram que teriamos um mes de dezembro de 2010 extremamente seco, devido a presença do La Nina, resultado, cooperativas e empresas de planejamento agricola, tomaram a decisao de nao plantar milho. Adivinha o que aconteceu? Um mes de dezembro com muita chuva. Quem plantou milho se deu bem. Não estou aqui para polemizar, mais sempre que eu pego historicos de chuva, sendo quantidade e distribuição, de 5 a 10 anos, sempre fico surpreendido com o que aconteceu, sempre temos uma percepção errada do que aconteceu com o clima. E tenho certeza que se pegar uma historico de neve de 5 a 10 anos, também vamos nos surpreender, com relaçao a fases de lua e precipitação de neve.

Think snow

MIG

Magalha
14-07-2011, 13:17
e ai galera,,,,

neve sempre

Snowester

EDU
no me responde uma coisa,,,,,,,,Tu é meteorologista???
se formou aonde???

pq acho q algumas coisas que tu fala sobre o clima são meros palpites
posso estar enganado,,,,mas clima de montanha é sempre uma loteria
as frentes frias ,,os sistemas de baixa pressão L,,,,,nem sempre são certezas de mudança no clima ,,,,ja ouviu falar em Cavado???

pelo melhor do clima

Snowester

Nao sei se o Edu é meteorologista, agronomo, vidente, etc... mas o fato é que o cara nao erra uma!

edulink
14-07-2011, 13:33
Fala snowester ...

... eu sou geofísico ... graduado pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP ... que além do curso de geofísica, também ministra o curso de meteorologia ... não sei se é do seu conhecimento, mas a meteorologia é uma parte da geofísica ...

... minha previsões são científicas ... eu monitoro os dados ... vejo as fotos de satélite e acompanho diversas previsões ... já fazem vários anos que faço previsões aqui no Snowbrasil ... e só me lembro de ter errado um ano ... sobre o começo da temporada ...

... quando comecei a fazer as previsões ... tive o trabalho de conseguir o histórico de neve acumulada nas temporadas ... em diversos centros de ski ... cheguei ao ponto de me corresponder com o manager de Portillo ... e obter o histórico de neve acumulada desde 1950 ... uns anos depois da abertura de Portillo ... fiz muitas pesquisas ... correlacionei com os anos de El Niño e La Ninã ... etc ...

... em resumo ... adquiri um extenso conhecimento do clima nos centros de ski do Chile ... porisso mesmo não faço previsões para a Argentina ...

... outra coisa ... eu não dou palpite ... minhas informações são científicas ... a prova disso e minha reputação ... quem aconpanha meus post a anos .. sabe que não erro ...

... e vc ? é o que ? estudou onde ? que informações de relevância deu ? ...

... abço ...

Edu

edulink
14-07-2011, 13:38
P.S. Snowester ... se vc realmente entende de meteorologia .. então deve saber também que não é uma ciência exata ... todas as previsões se baseiam em probabilidade e estatística ... portanto são passíveis de erro ... mas não confunda com chute ...

edulink
14-07-2011, 13:43
P.S.2 - snowester .. outra coisa ... clima e uma coisa ... tempo é outra .. centro de baixa pressão ... instalibidade ... essas coisas .. não são clima ... são tempo ... para falar de forma resumida ... clima é a forma como o tempo se comporta no longo prazo ... o clima de um lugar é regido pela latitude, longitude, altitude, posição geográfica, relevo, estação do ano, etc ... o tempo é a condição atmosférica de um determinado momento ...

edulink
14-07-2011, 13:45
Fala jclark ...

... vou estar em Valle Nevado de 22 a 29 de julho ... no 3 puntas ... talkabout canal 8.0 ...

... quando eu estiver lá .. vou colocar um post com o número do meu quarto ...

... abço ...

Edu

evandro
14-07-2011, 14:04
Esse site já foi, pelo menos para mim, o melhor lugar para se debater e tirar dúvidas. Sei que não é culpa do Yan, mas já faz algum tempo que anda meio parado. A melhor coisa que se manteve foram as previsões do Edulink, as quais, nesses anos que acompanho, são infalíveis. Edu, não dá bola para certos comentários. E a outros, por favor, se não é para contribuir, não escreve.

edulink
14-07-2011, 14:48
Fala Evandro ...

... criticar é sempre mais fácil ... agora vi que o cara é piloto ... traduzindo ... arrogante ...

... abço ...

Edu

Leal
14-07-2011, 15:16
Fala Evandro ...

... criticar é sempre mais fácil ... agora vi que o cara é piloto ... traduzindo ... arrogante ...

... abço ...

Edu

Edu,

vai embora dia 29?? ou ainda esquiia dia 30? to chegando dia 30 no tres puntas tbm!!

já consegue ver alguma coisa pro dia 29?? lua nova...faz tempo q não vejo neve caindo!!!

abço

mig
14-07-2011, 15:29
Pessoal

Na minha opiniao nao vale mais a pena trocarmos farpas por conta do que cada um é ou deixa de ser..Eu respeito todas as opiniões, desde que tenham lógica, e nunca fui taxativo no que escreví e acho que ninguem aqui é dono da razao. Este tema de previsões climáticas é muito polêmico mesmo e é quase como discutir religião.
Edú: suas previsões sao muito bem vindas...continue.
Snowester: acho que voce como piloto deve contribuir com seu conhecimento neste topico..
Minha contribuiçao: sempre notem que quando há muita chuva caindo na regiao norte do Brasil, ocorre uma escassez na regiao sul, influencia do La nina.Entao, enquanto tivermos estas chuvas caindo no Norte, nao teremos chuvas bem distribuidas no sul(leia-se América do Sul).
O importante no momento é que parece que teremos uma nevasca considerável a partir de hoje...Lua Cheia...um premio pra quem vai para o Valle esta semana...

um abç a todos

MIG

edulink
14-07-2011, 15:46
Fala Leal ...

... vou ficar de 22 a 29 ... a típica ski-week de Valle Nevado .. sexta á sexta .. ando inclusive dia 29 .. e desço no final do dia ...

... abço ..

edu

edulink
14-07-2011, 15:53

Essa previsão fiz dia 6 ... fazem 9 dias ...

CORRETA ..

edulink
14-07-2011, 15:56
Fala Galera ...

.... abço ...

Edu

Essa previsão fiz a 4 dias ... CORRETA ... já falando dos ventos fortes ...

REGION DE VALPARAISO, METROPOLITANA Y DEL LIBERTADOR BERNARDO O'HIGGINS
Fecha Pronóstico Isoterma Cero
Jueves 14 Nublado y nevadas en la tarde con viento de hasta 100 km/h 2.500 mts.
Viernes 15 Nublado y nevadas 2.000 mts.
Sábado 16 Nublado y chubascos de nieve 2.000 mts.
Domingo 17 Nublado y nevadas 2.000 mts.
Lunes 18 Nublado y nevadas en la madrugada variando a escasa nubosidad 2.000 mts.

Acima é a previsão da Direccion Meteorologica de Chile ... já flando de ventos fortes ... mais uma vez ... minha previsão está CORRETA ...

... alguma dúvida sobre meus conhecimentos ?

Abço ...

Edu

edulink
14-07-2011, 16:05
Fala Galera ...

... estou de volta ... e acabei de ler o Boletin de maio da Direccion Meteorologica de Chile ...

... ainda estamos no finlazinho do La Niña ... mas muito próximos a uma condição de neutralidade ... que não deve demorar prá ocorrer ...

... tal fato faz com que eu não aposte em um bom começo de temporada esse ano ... acredito que a temporada tenha um início meio fraco ... mas podendo inclusive surpreender com muito powder na sua segunda metade e até no final ...

... o mal (mas não péssimo) começo de temporada será causado pelo resquício do La Ninã atual ... abaixo vou explicar porque o final pode ser bom ...

... já no Boletin de abril, apesar das condições de La Niña, já haviam relatos de anômalias positivas de temperatura, porém em águas mais profundas ... já agora em maio, essas anômalias estão mais fortes, e em águas relativamente mais rasas ... não quis arriscar dizer no mês passado, mas agora com as novas informações, tudo indica que teremos um El Niño ...

... é difícil prever quanto pode demorar até ocorrer ... mas acho que pode chegar a tempo de proporcionar um bom meio e final de temporada ...

... vou ficar ligado ... e sempre informar quando tiver alguma novidade ...

... abço à todos ...

Edu

Fala galera ... mais uma informação ... o El Niño ... que pode começar lá para o último trimestre do ano ... já havia sido previsto por mim ... esse post é de maio ... mas em abril eu já havia percebido a tendência ... pela temparatura das águas do Pacífico em profundidade ... infelizmente só vai ajudar em 2012 ... isso se não terminar antes do começo da temporada ... mais uma vez ... CORRETO ...

skinner_rj
15-07-2011, 10:14
edulink,
leio seus posts e vou dizer... sabes muito.
nevou bem ontem a noite nos 3 vales. A imagem da piscina em valle nevado de ontem e hoje, quanta diferença.
Pra ter uma ideia, usem as cameras de el colorado e cliquem para voltar a filmagem, a camera que mostra o restaurante da uma clara noção de quanto nevou. Ontem o topo tava nas pedras, hoje praticamente coberto, o mesmo quanto as montanhas próximas. Se vai durar, sei lá, perguntem ao edu....:p

to quase correndo para la,
abs,

Leal
15-07-2011, 10:28
deu entre 30 e 40 cm... tem previsto mais uns 20 p hj!

Jonata
15-07-2011, 11:34
Fala edu...
A probabilidade de nevar na lua nova é maior, menor ou igual ao período de lua cheia?
Tipo... to indo pra Valle dia 29... vai ser lua nova...
Será que neva até la mais um pouco?
Abc

snowester
15-07-2011, 12:22
Edu

em primeiro lugar não te ofendi
em segundo lugar tu não sabe absorver um crítica
em terceiro lugar o fato de ser piloto não me coloca numa posição de arrogante
em quarto lugar minha experiencia com meteorologia é prática dentro de uma camada de CB a 10 km de altitude, onde certamente dentro de uma tempestade pilotando uma aeronave, se aprende bem mais facil o que é clima, previsão ou tempo.

se vc tem capacidade de ser contrariado em um forum, deveria conter seu ego, para não expor seu caráter e passar a usar do preconceito para ofender uma pessoa que vc não conhece

Neve sempre , com ou sem previsões
e sem preconceitos

Snowester

snowester
15-07-2011, 12:27
MIG

parabens , sua ponderação e equilibrio, demostram sinais de bom carater
lia suas colocações e agradeço sua dica

Neve sempre

Snowester

Jonata
15-07-2011, 14:21
Maravilha que ja tem previsão de neve pra próxima terça e quarta...
Pouca coisa... mas juntando com a neve de ontem e hoje já dá pra fazer um caldo...
Alguem que tem acesso ao prognóstico de 9 dias podia mostrar pra galera aqui né.
Leal... tá chegando a hora hehehehhe
O chines ta enlouquecido... não ve a hora.
Abc

Magalha
15-07-2011, 14:46
Tenho o sf de 9 dias e ta tudo clear :-(

Leal
15-07-2011, 14:46
Maravilha que ja tem previsão de neve pra próxima terça e quarta...
Pouca coisa... mas juntando com a neve de ontem e hoje já dá pra fazer um caldo...
Alguem que tem acesso ao prognóstico de 9 dias podia mostrar pra galera aqui né.
Leal... tá chegando a hora hehehehhe
O chines ta enlouquecido... não ve a hora.
Abc

Só algria né velho... fissura fudida.. aquele chines safado.... bixo ta muito magroo .. bizarro!! Essa nevadinha ae ja deu uma animada... tem mais um pouco por vir parece... mas dps não tem mais nada!!! tenho o 9 dias aqui e só tem até o sexto dia q ta aparecendo!! Mas to confiando q vai nevar quando a gente tiver la... dai vai ser bom d+!!

Se o Edu aposta na lua nova eu acredito!!

abraço

Krika
16-07-2011, 00:34
Edu
[ QUOTE ]..........................................[ /QUOTE ]
Sem comentários...

Só um detalhe,
sempre foi "GURU" , vai continuar “GURU” ! ;)

bju

* Previsão de Neve - Chile 2.011 edulink ............ 12,193 Visitas

.

Cfportugal
16-07-2011, 15:00
Edu

em primeiro lugar não te ofendi
em segundo lugar tu não sabe absorver um crítica
em terceiro lugar o fato de ser piloto não me coloca numa posição de arrogante
em quarto lugar minha experiencia com meteorologia é prática dentro de uma camada de CB a 10 km de altitude, onde certamente dentro de uma tempestade pilotando uma aeronave, se aprende bem mais facil o que é clima, previsão ou tempo.

se vc tem capacidade de ser contrariado em um forum, deveria conter seu ego, para não expor seu caráter e passar a usar do preconceito para ofender uma pessoa que vc não conhece

Neve sempre , com ou sem previsões
e sem preconceitos

Snowester

na realidade a recíproca é verdadeira, quem ficou doidinho, foi o Sr Piloto que cometeu erros de digitação bobos, mostrando descontrole na hora de responder ^^

Aqui todos os novatos e os mais antigos, conhecem do forum ou pessoalmente, o Edu, o cara é foda e muito pelo contrario, sempre foi mega humilde e atencioso com todos, mesmo que todo santo ano, sejam as mesmas perguntas, ou as mesmas perguntas num mesmo post, na mesma temporada :)

Se não tem muito a ajudar, melhor ouvir e ficar quieto, "muito ajuda quem pouco atrapalha", saca?

Todos que consultam os posts do Edu como eu, aprendem e até começam a tomar gosto pela coisa e isso ajuda nas minhas viagens de ski do HS, e também em outras viagens, pois vc começa a se preocupar com esses detalhes que na realidade são fundamentais, pra não pegar aquela época chuvosa, quente ou com muitos ventos e etc.

Leal
17-07-2011, 20:14
Alguma previsão mais p frente?

abcos

edulink
18-07-2011, 11:00
Fala Galera ...

... a neve foi dentro do previsto ... agora não dá mais prá reclamar ... El Colorado reporta 60 cm ... Portillo 70 cm (lá quase sempre neva um pouco mais, por casa do micro clima do local) ... já tem base suficiente prá abrir tudo ... até o final do mês ... se não nevar ... e não fizer um calor inesperado ... a base será suficiente ... ninguém mais precisa se preocupar ...

... com referência a novas nevadas daqui prá frente ... nada de concreto ... existe um centro de alta pressão sobre o Chile central, assim como outro logo ao lado, à oeste, sobre o Pacífico ... essa condição deve criar um bloqueio atmosférico ... impedindo a entrada de frentes frias ... inclusive tem um centro de baixa pressão bonito bem ao sul ... mas ele deverá ser bloqueado ...

... existe ainda esses dias, a chance de alguns snow-showers, devido à nebulosidade que ainda existe ... mas não será nada significativo ...

... as temperaturas estarão em elevação nos próximos dias ... o que só confirma a probabilidade do bloqueio atmosférico se manter durante essa semana ...

... na semana que vem, não tem nada previsto ... é um pouco distante prá falar ... mas teremos uma lua nova ... que pode ajudar ...

... abço ...

Edu

Cfportugal
18-07-2011, 12:07
Desculpe o Off topic Edu, mas como tá aí? tá muito cheio de gente, tá vazio?

preços das coisas?

fizeram algum up grade significativo ?

edulink
18-07-2011, 12:50
Fala Portugal ...

... ainda não cheguei ... vou na quinta a a noite ... subo pra Valle sexta de manha ... ai mando noticias ...

.. abço ...

Edu

Juninho
18-07-2011, 16:06
Fala Edu, não abusando, mas ja que voce manja disso ai, estou pensando em ir do dia 2 ao dia 9 de setembro ao Valle Nevado passar o feriado, mas antes de fechar queria consultar o edulink-forecast.com, Para saber se pelo menos vou ter chance de aproveitar alguma coisa ou vo acaba perdendo dinheiro e correr o risco de Valle nao abrir.
Valeu.

meszuster
18-07-2011, 20:20
Edu,

Antes de mais nada, queria te dar os parabéns!!! Nao erra uma e toda vez que dá um report faz a gente se sentir um pouco mais culto em relação a clima/tempo, com suas explicações sempre completas e ao mesmo tempo simples de compreender. Eu e meu marido já somos seus fãs :)

Queria te fazer uma pergunta: a lua sempre exerce uma influência nas chances de nevar? Li varios posts que vc. comentou da lua cheia e nova e como vou chegar em Vale no dia 12 (inicio da lua cheia) queria saber se podemos nos animar com chances maiores de entrar um "big swell", com uma forcinha da virada da lua?

Um grande abraço

Melissa

edulink
19-07-2011, 09:58
.... como eu sempre falo, as luas cheia e nova tem mais probabilidade de ter neve ... como tudo em meteorologia ... nada é exato ... e o motivo é que nessas luas tem maior amplitude de maré ... ou seja ... a atmosfera se movimenta mais ... mais instabilidade ...

... como a previsão de tempo tem validade de no máximo uma ou duas semanas ... e confiabilidade de no máximo uns 2 ou 3 dias ... quando vamos programar nossas viagens, temos que olhar para o CLIMA ... e para as fases da lua ... é nossa única informação disponível ...

... esse ano por exemplo, como vou com meu filho, nem pude olhar para isso, tive que olhar para as férias escolares ... senão certamente eu iria na lua cheia de agosto ... ou até na lua nova, mais pro final de agosto ... pois a tendência nessa temporada é que ela seja melhor mais para o final ...

... isso acho que também responde a pergunta do nosso amigo, que vai no começo de setembro ... não deverá ter problemas ... e tem um ponto a favor ... geralmente no final de agosto ou comecinho de setembro, tem a famosa tormenta de Santa Rosa ... quando costuma nevar bastante ...

... abço ...

Edu

Marco_A
19-07-2011, 11:00
Essa galera que tá indo com filho já colocou no snow direto ? o meu vai comigo pra França em janeiro e vai ter 4 anos... é lenda que não dá para ir para o snow direto tendo que passar no ski antes ?

Mônica Shnepfleitner
19-07-2011, 17:21
Fala Portugal ...

... ainda não cheguei ... vou na quinta a a noite ... subo pra Valle sexta de manha ... ai mando noticias ...

.. abço ...

Edu

Oi, Edu,estou chegando da minha 1ª viagem ao Chile,estive em Valle Nevado
dia 14/7,naquela noite parece que começou a nevar bastante na Cordilheira .Ano que vem quero ficar lá e começar a aprender esquiar.Tu acha que é possível aprender aos 50 anos??
um abraço,adoro tuas previsões. Boa temporada com teu filho.
abraço Mônica

edon
19-07-2011, 20:52
Essa galera que tá indo com filho já colocou no snow direto ? o meu vai comigo pra França em janeiro e vai ter 4 anos... é lenda que não dá para ir para o snow direto tendo que passar no ski antes ?

O mais importante na historia é não traumatizar a criança, de repente o ski é legal pq vai pegar gosto pela neve sem cair muito.

haapc
19-07-2011, 23:47
dia 14/7,naquela noite parece que começou a nevar bastante na Cordilheira .Ano que vem quero ficar lá e começar a aprender esquiar.Tu acha que é possível aprender aos 50 anos??
abraço Mônica

Oi Monica!

Se você tem vontade de esquiar a idade n te barrará nunca!
Basta botar o esqui no pé e mandar ver é normal que você encontrará um pouco mais de dificuldade do que se tivesse 20 anos, mas não que isso vá te impossibilitar de descer a montanha.
Meus pais também tem cerca de 50 anos e aprenderam a esquiar o ano passado e também eu já vi pessoas de com certeza mais de 75 anos dando show na montanha!

abraços

Henrique

Mônica Shnepfleitner
20-07-2011, 00:00
Oi Monica!

Se você tem vontade de esquiar a idade n te barrará nunca!
Basta botar o esqui no pé e mandar ver é normal que você encontrará um pouco mais de dificuldade do que se tivesse 20 anos, mas não que isso vá te impossibilitar de descer a montanha.
Meus pais também tem cerca de 50 anos e aprenderam a esquiar o ano passado e também eu já vi pessoas de com certeza mais de 75 anos dando show na montanha!

abraços

Henrique

Henrique,obrigada pelo estímulo.Com certeza vou tentar e espero me dar bem.
um abraço

Leal
20-07-2011, 00:33
Henrique,obrigada pelo estímulo.Com certeza vou tentar e espero me dar bem.
um abraço

Concordo com o Henrique, como qualquer outro esporte, pessoas mais novas tem mais facilidade para aprender... o fator principal é que quanto mais velhos ficamos, mais medo a gente tem... o que criança não tem muito... mas quando vc aprende é muito bom!!! Ideal pegar umas aulas, pegar umas dicas e dps que aprende é só alegria! É um esporte para todas as idades...

até

Cfportugal
20-07-2011, 13:53
abraço Mônica

mais importante é ter aulas, faça sem pensar duas vezes.

fiz aulas até minha quarta temporada, para polimento e trocar de base e não me arrependo, foi perfeito, pois vc aprende do jeito certo logo de cara, sem vícios.

Abraços e boa sorte !!!

Mônica Shnepfleitner
20-07-2011, 16:06
mais importante é ter aulas, faça sem pensar duas vezes.

fiz aulas até minha quarta temporada, para polimento e trocar de base e não me arrependo, foi perfeito, pois vc aprende do jeito certo logo de cara, sem vícios.

Abraços e boa sorte !!!

Obrigada, abraços Mônica

Nizafontes
20-07-2011, 18:40
Oi Edu ... vc já chegou no VN? Gostaria de saber como andam as coisas por aí? Olho as câmeras e vejo um vazio ... o hotel ta legal, servico e etc?? estou indo dia 29... brigada pela atenção de sempre

Mônica Shnepfleitner
21-07-2011, 00:59
:confused:Obrigada, abraços Mônica[/QUOTE]

pergunta de principiante: o que é mais fácil de aprender: ski ou snowboard?
abraços Mônica

haapc
21-07-2011, 01:09
Monica

Embora eu prefira o snow, se vc nunca teve experiencia com esportes de prancha, eu acho que o esqui é mais fácil de aprender. Pois com o ski é possível reduzir a velocidade e andar em linha reta ao mesmo tempo, enquanto no snow vc gastará mais de tempo aprendendo a frear e a fazer curvas que são um pouco mais complexas que as do ski.
No entanto, essa é a minha opnião, pode ter gente que não concorda.

abraço

Leal
21-07-2011, 09:56
:confused:Obrigada, abraços Mônica

abraços Mônica[/QUOTE]

Ski é mais fácil....

diz a lenda que Ski é mais fácil de aprender mas demora mais para avoluir, já snowboard é mais dificil de apreender mas se evolui mais rápido!!

até

Leal

Ricardobrilhante
21-07-2011, 11:42
Edu; faz um mês que estou te acompanhando e estou fissurado nos seus relatórios de previsão. Já fui para Bariloche em 2008 e agora dia 19 de setembro estou indo para o Vallenevado e fico até dia 25 de setembro. Gostaria de saber como é a neve nesta época, a quantidade, se várias pistas ficam abertas, qual é tipo de neve, quanto cm em média, se tem nevasca, ou seja, todas as informações possíveis.
Brigadão

Mônica Shnepfleitner
21-07-2011, 12:22
abraços Mônica

Ski é mais fácil....

diz a lenda que Ski é mais fácil de aprender mas demora mais para avoluir, já snowboard é mais dificil de apreender mas se evolui mais rápido!!

até

Leal[/QUOTE]

Obrigada pela dica! abraço

Mônica Shnepfleitner
21-07-2011, 12:25
Monica

Embora eu prefira o snow, se vc nunca teve experiencia com esportes de prancha, eu acho que o esqui é mais fácil de aprender. Pois com o ski é possível reduzir a velocidade e andar em linha reta ao mesmo tempo, enquanto no snow vc gastará mais de tempo aprendendo a frear e a fazer curvas que são um pouco mais complexas que as do ski.
No entanto, essa é a minha opnião, pode ter gente que não concorda.

abraço

Valeu por mais essa dica!! abraço , Mônica

Juninho
21-07-2011, 13:04
Edu; faz um mês que estou te acompanhando e estou fissurado nos seus relatórios de previsão. Já fui para Bariloche em 2008 e agora dia 19 de setembro estou indo para o Vallenevado e fico até dia 25 de setembro. Gostaria de saber como é a neve nesta época, a quantidade, se várias pistas ficam abertas, qual é tipo de neve, quanto cm em média, se tem nevasca, ou seja, todas as informações possíveis.
Brigadão

Olha nao sou a melhor pessoa pra te responder isso, mas no ano passado que me parece que nao foi um ano bom. Estive la essa mesma epoca
mas se nao me engano fiquei ate o dia 28. Ficaria ate o dia 29, porem no dia 28 tive que ir pq estavam encerrando a temporada. Nem todas as pistas estavam abertas, mas pelo menos tinham pistas de todos os niveis, embora algumas no final ja se via muita pedra e alguns trechinhos que estava mais para wakeboard...hehe.
Esse ano a temporada comecou mais tarde que os outros anos, entao cada ano e diferente do outro.
Espero que tenha lhe ajudado um pouco.

Ricardobrilhante
21-07-2011, 13:46
Valeu juninho!! mas é porque o Edu falou que tem um nevasca santa rosa, que acontece no começo de setembro, ai pensei que como atrasou este ano a neve talvez com essa nevasca podendo acontecendo mais tarde estaria bom nesta época. o que acha juninho e Edu?

Cfportugal
21-07-2011, 15:05
Brigadão

Neve, não é bom o nome que dão nessa época, chama GELO e como já tá ficando quente vira slush durante o dia, um tipo de gelo molhado que segura a prancha.

Como essa temporada tá bem ruim, muito ruim, péssima, acreditar que no fim de setembro, ainda haverá algo, é contar com muita sorte, coisa que não apostaria, nessa região, se fosse vc, como tenho dito a todos, corram pro SUL, percam algum dinheiro, mas mudem pro SUL, pois pro norte, o risco é enorme.

Um amigo sempre diz "o menor prejuizo é o primeiro" isso funciona tanto pro mercado financeiro, como pro snow :D

Cfportugal
21-07-2011, 15:08
abraços Mônica

Ski é mais fácil....

até

Leal[/QUOTE]

Desculpe, mas aqui é basicamente um forum a respeito de snow, não de ski, logo a maioria irá dizer que é mais fácil snow :)

minha opinião

snow é mais fácil de descer qualquer coisa de lado, sem técnica, ski vc leva muito mais tempo pra descer pistas vermelhas e pretas.

porém no fim das coisas, ambos andando corretamente, são muito parecidos, levam o mesmo tempo, vai de cada um.

Cfportugal
21-07-2011, 15:11
Valeu juninho!! mas é porque o Edu falou que tem um nevasca santa rosa, que acontece no começo de setembro, ai pensei que como atrasou este ano a neve talvez com essa nevasca podendo acontecendo mais tarde estaria bom nesta época. o que acha juninho e Edu?

isso é meio que histórico, como o nosso "veranico de maio", todo fim de agosto, começo de setembro cai uma neve, mas não é 100% garantido, como essa temporada tá muito complicada, mesmo tendendo pro el nino no fim, eu não apostaria em boas notícias.

Juninho
21-07-2011, 16:38
Acho que entre Ski e Snowboard ser mais facil tambem vai depender de cada um... Eu tentei comecar com ski e nao fui muito bem... alias pessimo foi pouco, ja no Snow nao tive muitos problemas, talvez pq ja estou familiarizado com prancha.

Eu nao entendo muito bem o Edu e o Portugal manjam mais, somente passei o que fiz o ano passado.
O Portugal disso tudo. realmente é não é neve, é gelo.
Até la tem chão, é só fica atento nas previsões do Edu...

Dino medina
22-07-2011, 00:51
La víctima fatal, quien ingresó al país el pasado 16 de julio, sufrió el accidente en Santa Teresita, zona de montaña perteneciente a El Colorado. En el lugar se cayó y se golpeó en la cabeza, siendo traslado a un recinto asistencial y perdiendo la vida cerca de las 13:00 horas.
Valle Nevado, a través de un comunicado, lamentó el fatídico hecho. "Lamentamos profundamente el accidente ocurrido en el sector de Santa Teresita –zona de la montaña que pertenece al centro de ski El Colorado– y que le costó la vida a un esquiador que realizaba ski fuera de pista".
"Hacemos un llamado a no practicar ski fuera de pista sin las medidas de seguridad necesarias, como por ejemplo hacerlo con guías y expertos instructores, con todos los elementos de seguridad necesarios y en zonas definidas para esa finalidad", agregó la empresa.
"Uno de los elementos más importantes para todos quienes practican ski es el uso del casco, en Valle Nevado incentivamos la utilización de este elemento de seguridad y damos el ejemplo, ya que todos quienes trabajan en Valle Nevado lo utilizan cuando salen a las pistas", sostuvo el centro turístico. (UPI)

Dino medina
22-07-2011, 00:57
La víctima fatal, quien ingresó al país el pasado 16 de julio, sufrió el accidente en Santa Teresita, zona de montaña perteneciente a El Colorado. En el lugar se cayó y se golpeó en la cabeza, siendo traslado a un recinto asistencial y perdiendo la vida cerca de las 13:00 horas.
Valle Nevado, a través de un comunicado, lamentó el fatídico hecho. "Lamentamos profundamente el accidente ocurrido en el sector de Santa Teresita –zona de la montaña que pertenece al centro de ski El Colorado– y que le costó la vida a un esquiador que realizaba ski fuera de pista".
"Hacemos un llamado a no practicar ski fuera de pista sin las medidas de seguridad necesarias, como por ejemplo hacerlo con guías y expertos instructores, con todos los elementos de seguridad necesarios y en zonas definidas para esa finalidad", agregó la empresa.
"Uno de los elementos más importantes para todos quienes practican ski es el uso del casco, en Valle Nevado incentivamos la utilización de este elemento de seguridad y damos el ejemplo, ya que todos quienes trabajan en Valle Nevado lo utilizan cuando salen a las pistas", sostuvo el centro turístico. (UPI)

Mais de 20 pessoas com hipotermia,fizeram um centro medico no slalom,neguinho se jogando de cima do lift,ultimo saiu era mais de 8 da noite,cagado de frio,roxo...desde enato esta fechado andes express,mirador bombando com fila de 30 min,brasileiro a da com rodo,procurem outras pistas,ta foda....e sem dizer no gringo que morreu no mesmo dia....good luck

Dino medina
22-07-2011, 01:04

Mais de 20 pessoas com hipotermia,fizeram um centro medico no slalom,neguinho se jogando de cima do lift,ultimo saiu era mais de 8 da noite,cagado de frio,roxo...desde enato esta fechado andes express,mirador bombando com fila de 30 min,brasileiro a da com rodo,procurem outras pistas,ta foda....e sem dizer no gringo que morreu no mesmo dia....good luck

Dino medina
22-07-2011, 01:06
:rolleyes:Mais de 20 pessoas com hipotermia,fizeram um centro medico no slalom,neguinho se jogando de cima do lift,ultimo saiu era mais de 8 da noite,cagado de frio,roxo...desde enato esta fechado andes express,mirador bombando com fila de 30 min,brasileiro a da com rodo,procurem outras pistas,ta foda....e sem dizer no gringo que morreu no mesmo dia....good luck

Dino medina
22-07-2011, 01:19

So retificando,aron era pro,fazia fiilmes,tinha uma bagagem grande...

Dino medina
22-07-2011, 01:20
So retificando,aron era pro,fazia fiilmes,tinha uma bagagem grande...

Snowboader...

Ivan314
22-07-2011, 10:04
La víctima fatal, quien ingresó al país el pasado 16 de julio, sufrió el accidente en Santa Teresita, zona de montaña perteneciente a El Colorado. En el lugar se cayó y se golpeó en la cabeza, siendo traslado a un recinto asistencial y perdiendo la vida cerca de las 13:00 horas....
"Uno de los elementos más importantes para todos quienes practican ski es el uso del casco

Quando vi o comunicado da morte de Aaron Robinson neste FDS, procurei saber como foi, e se ele estava de capacete.

Como ocorreu é fácil de achar - por causa da pouca neve, ele bateu a prancha em pedra logo abaixo da neve, e ao cair bateu a cabeça em outras pedras: (Neste link tem inclusive um link dele em ação numa competição em snowbird)
http://www.metrosnow.co.uk/ski_news__events/article_display?article_id=629

Mas em nenhum lugar achei uma indicação clara (achômetro não vale) de que estivesse sem capacete.

Erni
22-07-2011, 11:05

Dino
Nos conta mais detalhes sobre esta parada do Andes Express??? Nao tinham um plano de resgate das pessoas?

Jonata
22-07-2011, 16:06
Não entendi direito. Por que motivo tiveram 20 pessoas com hipotermia em valle?
O que isso tem a ver com o fechamento do "andes express"?
Dino, tais ai em Valle? Explica melhor pra gente o que ocorreu.
Abc

Dino medina
25-07-2011, 12:42
Não entendi direito. Por que motivo tiveram 20 pessoas com hipotermia em valle?
O que isso tem a ver com o fechamento do "andes express"?
Dino, tais ai em Valle? Explica melhor pra gente o que ocorreu.
Abc

teleferico parou a tarde,foram resgatar os ultimos as 19:30,servico de resgate de montanha de el colorado + valle fizeram a tirada,com cordas,quanto ao aron tava de capacete,mas no segundo capote saiu fora da cabeca e golpeou a nuca,estou em santiago subo e desco todos os dias com ski total,onde trabalho das 7 as 9 de dom a dom,estou aqui desde 12 junho,volto ao brasil dia 21 agost...papo tem que ser reto...sem bla-bla bla

Dino medina
25-07-2011, 12:57
Dino
Nos conta mais detalhes sobre esta parada do Andes Express??? Nao tinham um plano de resgate das pessoas?

segundo chefe de manutencao,quebrou uma engrenagem,plano de resgate: foi usado helicoptero,mas a maioria foi tirada na corda,traspassada por cima do cabo de aco...