Logar

Vizualizar Versão Completa : Gripe Suina e Argentina!

Ripoll
22-06-2009, 22:30
E ai pessoal!
Alguma informação como esta a pandemia da Gripe A pela Argentina ???

Abraço

Mônica
22-06-2009, 23:43
Oi Ripoll,

Dê uma olhada no post sobre a gripe suína no Chile, acabamos colocando informações da Argentina lá também.
Pesquisei alguma coisa e em Ushuaia parece que foram confirmados 2 casos de "gripe porcina", é assim que falam lá.
Hoje no jornal nacional falaram que há + de 1000 casos na Argentina e que cerca de 40% dos casos de gripe suína registrados no Brasil foram contraídos na Argentina, mais do que nos EUA.

gronchi
22-06-2009, 23:57
Mais 3 mortos na argentina e ja chega a 10 casos fatais da gripe!! ( de acordo com o clarín)

Acho uma boa idéia usar aquelas mascaras descartáveis de farmácia, pelo menos nos aeroportos e nos aviões.

quadros
23-06-2009, 16:52
Na Argentina os casos de Gripe A estão aumentando em ritmo acelerado.
Já comprei as máscaras "bico de pato" para usar em locais fechados.
Outra dica é levar Gel anti-séptico com álcool (o álcool gel puro resseca a pele) mas não pode ir na bagagem de mão.

Acabei de ouvir que as autoridades brasileiras recomendam evitar viagens à Argentina!

E ai pessoal!
Alguma informação como esta a pandemia da Gripe A pela Argentina ???

Abraço

ricardolopes
23-06-2009, 18:24
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/06/23/ult7403u103.jhtm

Temporão recomenda evitar viagens para outros países da América do Sul.

Não custa cuidar, não acham?
Abs.

SchildVB
23-06-2009, 23:37
Noticias nada agradáveis.
1300 casos,17 mortes.
Os casos se concentram em BA,compre uma pff2(AQUELAS DESCARTAVEIS SÃO UMA PORCARIA,DURAM 2 HORAS E NÃO FILTRAM BEM O AR),lave as mãos,etc.
O sul da Argentina:Bari,Chapelco,etc.,ainda estão "livres",irei mais cedo antes que a situação complique com o grande fluxo de argentinos de regiões metropolitanas em agosto.

Tanara
24-06-2009, 00:24
Se não bastasse termos que nos preocupar com a falta de neve....agora esta tal de gripe...no começo não estava ligando, mas estão falando tanto que estou começando a me preocupar!! :confused::-x

Xuca
24-06-2009, 00:26
Concordo com o schildvb quanto antes a trip melhor , a situação tende a piorar , hoje em sp 6% dos casos vem do Chile e 40% vem da Argentina ,
eu estou indo para o Chile (Valle) de 3 a 12 de setembro e não estou muito otimista em relação ao Vírus , mas muito otimista em relação a neve.

vamos torcer para que tenhamos boas noticias em curto prazo

boas trips....

SchildVB
24-06-2009, 01:25
Tanara,pelo menos neve não vai faltar.
Xuca,o virus depende muito do clima para se espalhar.Vamos torcer para que o virus não sfra mais mutações e que os governantes pela primeira vez não escondam os fatos e nos alertemsobre os cuidados necessários.
abrs

rodrigocesar
24-06-2009, 13:39
Galera, já ha 1 mês que venho acompanhando o avanço da doença no Chile, estou com viagem marcada de 31/07 à 11/08.

Bom, as próximas semanas serão as mais críticas no chile, atualmente ha 4.300 casos confirmados, acredito que em 1 mês esse numero esteja beirando os 20.000 (é uma questão de progressão geométrica).

Claro que no Chile e na Argentina, devido ao frio intenso a propagação do virus ocorra mais fácilmente, mas é de uma inocência extrema acreditar na estatistica da doença aqui no Brasil. O governo Lula é caracterizado pela mentira que sempre pregou, imagina se seria diferente nesse caso. O Chile é um país sério e muito mais avançado que o Brasil então é normal que os casos sejam mais detectados que aqui, pois lá eles fazem os testes e dão resultados quase imediatos ao contrario daqui que leva mais de 10 dias para o resultado, e quando sai as pessoas já até melhorou.

O importante é termos a coinsciência da seriedade da situação, a gripe não é de uma motalidade muito grande, é quase como uma gripe normal, mas pelo fato do organismo nunca ter tido contato com o vírus a reação do organismo à doença é mais lenta e mais sintomática, sou radicalmente contra a viagem de pessoas imussuprimidas, em tratamento de quimio ou radioterapia, pacientes com aids, crianças e idosos.
Mas para pessoas normais com saúde não comprometida não vejo nenhum problema, desde que tomados os cuidados corretos, como:

*Uso de mascaras PFF2 em lugares fechados (máscaras usadas em consultórios medicos ou odontologicos não servem);

*Uso constante de alcool em gel 70% para assepsia das mãos e não coçar olhos, nariz e boca.

*Não beber nada em copos de vidro e quando for usar talheres sempre pegue um esqueiro e flambe esses talheres (passe rápidamente a chama do esqueiro pelas partes do talher).

Tomando esses cuidados não vejo nenhum problema quanto a viajar para Chile e Argentina.

De resto boa neve para todos e pra galera do snowboard "vamos botar pra baixo"

snowfred
24-06-2009, 17:21
Prezados hoje dia 24/6 venho a todos p/ dizer que a imprensa está exagerando .

em segundo lugar há uma jogada política de algumas pessoas p/ abafar o caso Sarney no senado e desviar a atençao

em terceiro lugar, nós e as operadoras estamos em contato c/ fornecedores e colegas na Argentina e Chile e eles estao c/ o máximo cuidado em relaçao a este assunto e está tudo em ordem lá. tudo normal. vida seguindo

até mesmo pq. a eles interessa mto nos receber e bem
Mesmo assim é só se cuidarem um pouco como os colegas colocaram .
Pra quem ainda na fez um seguro viagem temos diversas opçoes para todos

abç

walter satyro
24-06-2009, 18:30
Oi Fred! Tenho aqui algumas cotações, mas ainda não efetivamos o pagamento. Estamos ainda na fase de comparação de custo/cobertura.
manda um orçamento pra mim no walter ponto satyro arrob gmail ponto com Ok!
Estamos em 3 amigos, talvez 4. Saída dia 15 pra San Martin, volta dia 25.
grato
Walter

em segundo lugar há uma jogada política de algumas pessoas p/ abafar o caso Sarney no senado e desviar a atençao

em terceiro lugar, nós e as operadoras estamos em contato c/ fornecedores e colegas na Argentina e Chile e eles estao c/ o máximo cuidado em relaçao a este assunto e está tudo em ordem lá. tudo normal. vida seguindo

abç

quadros
24-06-2009, 20:09
A Vigilância Epidemiológica de São Paulo está fazendo um monitoramento dos casos de gripe A/H1N1 (gripe suína) e até o momento não há circulação do vírus por aqui.
Todas as pessoas que pegaram a gripe até agora viajaram para o exterior recentemente ou tiveram contato com pessoas que viajaram.
No entanto é praticamente inevitável que o vírus passe a circular no Brasil, como já está ocorrendo nas cidades na fronteira com a Argentina.

A principal medida para reduzir o risco de contaminação é a lavagem frequente das mãos, evitando tocar o rosto. Pode ser utilizado gel para asspesia das mãos (o álcool gel de limpeza resseca a pele).

Galera, já ha 1 mês que venho acompanhando o avanço da doença no Chile, estou com viagem marcada de 31/07 à 11/08.

Bom, as próximas semanas serão as mais críticas no chile, atualmente ha 4.300 casos confirmados, acredito que em 1 mês esse numero esteja beirando os 20.000 (é uma questão de progressão geométrica).

Claro que no Chile e na Argentina, devido ao frio intenso a propagação do virus ocorra mais fácilmente, mas é de uma inocência extrema acreditar na estatistica da doença aqui no Brasil. O governo Lula é caracterizado pela mentira que sempre pregou, imagina se seria diferente nesse caso. O Chile é um país sério e muito mais avançado que o Brasil então é normal que os casos sejam mais detectados que aqui, pois lá eles fazem os testes e dão resultados quase imediatos ao contrario daqui que leva mais de 10 dias para o resultado, e quando sai as pessoas já até melhorou.

O importante é termos a coinsciência da seriedade da situação, a gripe não é de uma motalidade muito grande, é quase como uma gripe normal, mas pelo fato do organismo nunca ter tido contato com o vírus a reação do organismo à doença é mais lenta e mais sintomática, sou radicalmente contra a viagem de pessoas imussuprimidas, em tratamento de quimio ou radioterapia, pacientes com aids, crianças e idosos.
Mas para pessoas normais com saúde não comprometida não vejo nenhum problema, desde que tomados os cuidados corretos, como:

*Uso de mascaras PFF2 em lugares fechados (máscaras usadas em consultórios medicos ou odontologicos não servem);

*Uso constante de alcool em gel 70% para assepsia das mãos e não coçar olhos, nariz e boca.

*Não beber nada em copos de vidro e quando for usar talheres sempre pegue um esqueiro e flambe esses talheres (passe rápidamente a chama do esqueiro pelas partes do talher).

Tomando esses cuidados não vejo nenhum problema quanto a viajar para Chile e Argentina.

De resto boa neve para todos e pra galera do snowboard "vamos botar pra baixo"

SchildVB
24-06-2009, 20:48

abç

Com certeza Fred!
eu quis dizer que o virus é forte sim,mas ele NÃO está em circulação ai no sul da Argentina.
É só tomar os devidos cuidados e bora pra montanha!
abrs

quadros
25-06-2009, 13:42
Gripe A: preocupa el agravamiento de la epidemia (http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1143322&pid=6741044&toi=6256)
Las autoridades evalúan declarar la emergencia sanitaria; en la provincia de Buenos Aires esperan una reunión del comité de crisis a nivel nacional para reforzar el sistema; se notificaron 21 muertes por el virus.

http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1143322&pid=6741044&toi=6256

snowfred
25-06-2009, 16:07
Prezados temos que nos unir e vencer a crise gripe. nada de colocar terror no pessoal
e as gripes dependem de uma série de fatores p/ contrair como imunológicos e até psicológicos .
alertas precauçoes sempre valem. Quem voltar logo mais me fala e dá um report.

abç

Josué
25-06-2009, 17:59
Aí, Fred, te mandei uma MP.

Guarda
25-06-2009, 19:16
Pessoal, acabei de voltar de uma consulta com uma otorrino e perguntei pra ela quais são os riscos que pessoas como nós (adultos saudáveis) corremos caso uma febre do torresmo nos afete...
ela disse: os riscos são os mesmos de uma gripe comum, porém os sintomas são mais sentidos, como febre um pouco mais alta e mal estar maior, com dores nas articulações.
ela tb disse que caso algum sintoma de gripe apareça, num primeiro momento devemos ter os mesmos procedimentos que tomariamos se estivéssemos aqui, ou seja, tomar um daqueles anti-térmicos analgésicos, anti-alérgicos se for o caso de alguns, e em último caso (febre alta, dor de garganta, catarro), se alguem tiver orientação prévia de um médico, tomar um antibiótico...
mas ela falou pra ir sem preocupação nenhuma, que não tem perigo... claro, tomar as precauções pra não ter dor de cabeça, tipo usar a máscara em aeroportos e avião é bom, mas não obrigatório e de resto, aproveitar... ou seja, é só por pra baixo!!!
valeu!!

kika
26-06-2009, 15:37
Pessoal eu concordo com o Fred.
Sou agente de viagens e recebi hoje um comunicado que diz o seguinte:

Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) e seus associados que trabalham com os destinos Argentina e Chile vêm acompanhando com atenção o aumento no número de casos de brasileiros infectados pelo vírus Influenza A (H1N1) e monitorando a situação nestes países, em contato permanente com as autoridades locais.

Por conta disso, a entidade reforça entre seus associados a necessidade de manter todos os passageiros informados sobre a situação nos dois países. A saber:

1. A recomendação do Ministério da Saúde brasileiro é de evitar as viagens de quem tem mais de 60 anos, crianças com menos de dois anos e também aquelas com baixa imunidade.

Não há qualquer proibição, entretanto, dos brasileiros viajarem para estes países;

2. A OMS - Organização Mundial de Saúde - não restringe viagens entre países desde o início do surto da doença. Mesmo países com muito mais casos (como México e Estados Unidos) mantém seus vôos e nenhuma restrição de viagens;

3. A Inprotur - agência de promoção da Argentina - informa que casos graves da doença, no país, só tem sido verificados em paciente com baixa imunidade; que as autoridades sanitárias locais implantaram um plano de atenção exaustivo ante a menor suspeita de novos contágios; e que os principais destinos de inverno do país estão preparados para atender os turistas. Além disso, a atividade produtiva e de serviços, bem como os espetáculos, funcionam normalmente.

4. Bariloche, na Argentina, comunica que a cidade vem há meses trabalhando na prevenção ao contágio. O aeroporto foi aparelhado com as mais modernas formas de detecção da doença e garante assistência médica no caminho de acesso à cidade. ´

boa viagem a todos

Carica
26-06-2009, 18:33
Galera, acho que devemos tomar cuidado sim...dizer que não vai acontecer nada por que somos "saudáveis" não ajuda....todo mundo sofre uma baixa de imunidade esquiando 8hs por dia 7 dias seguidos, em temperaturas beirando o zero, vento gelado, pegando piscina aquecida no final do dia, dormindo pouco e tomando pisco!!! Quem nunca voltou da trip gripado ou com a garganta zoada????
Uma conhecida que tinha viagem marcada amanhã para Bariloche disse que a CVC ligou para ela e "sugeriu" a troca por um pacote nacional...
Também estou com trip marcada pra argentina no meio de Agosto....não devo desistir...mas vale a pena ficar esperto e se prevenir como os brothers estão dando as dicas...
Abs

quadros
27-06-2009, 09:39
Pessoal, acabei de voltar de uma consulta com uma otorrino e perguntei pra ela quais são os riscos que pessoas como nós (adultos saudáveis) corremos caso uma febre do torresmo nos afete...
ela disse: os riscos são os mesmos de uma gripe comum, porém os sintomas são mais sentidos, como febre um pouco mais alta e mal estar maior, com dores nas articulações.
ela tb disse que caso algum sintoma de gripe apareça, num primeiro momento devemos ter os mesmos procedimentos que tomariamos se estivéssemos aqui, ou seja, tomar um daqueles anti-térmicos analgésicos, anti-alérgicos se for o caso de alguns, e em último caso (febre alta, dor de garganta, catarro), se alguem tiver orientação prévia de um médico, tomar um antibiótico...
mas ela falou pra ir sem preocupação nenhuma, que não tem perigo... claro, tomar as precauções pra não ter dor de cabeça, tipo usar a máscara em aeroportos e avião é bom, mas não obrigatório e de resto, aproveitar... ou seja, é só por pra baixo!!!
valeu!!

Permita-me discordar:

1) A mortalidade da gripe A (gripe suína) observada na Argentina (26 mortes até 26/06) é 5 vezes a mortalidade da influenza (gripe comum), tendo atingido inclusive pessoas jovens e saudáveis (duas gestantes). Os casos graves (pneumonia viral) estão ocorrendo mais em pessoas com idade em 15 e 50 anos.
2) Os antibióticos são prescritos para complicações da gripe comum por bactérias, como sinusite e amigadalite, mas são contra-indicados para a gripe A (gripe suína).
3) A maioria das pessoas se contamina com o vírus da gripe pelas mãos; o uso de máscaras de modelo específico é indicado para pessoas com sintomas de gripe (para evitar contaminar os outros) ou quem trabalha em hospitais (e tem contato direto com pessoas doentes). Se optar por utilizar máscaras em locais como aeroportos o modelo tem que ser o N 95 ("bico de pato") trocada a cada 12 horas.

Foi dito que no Brasil se está fazendo terrorismo com a gripe para ocultar o escândalo do senado, mas na Argentina ocorre o contrário: O governo antecipou as eleições legislativas para 28 de junho por motivos políticos e não aceita implementar ações mais drásticas, como o fechamento das escolas em Buenos Aires.Os médicos estão revoltados porque os hospitais estão lotados e não há mais onde colocar pacientes.
É provável que após as eleições seja decretada a emergência sanitária em Buenos Aires, como ocorreu no México, com o cancelamento de todas as atividades que envolvam aglomerações, como aulas, shows, shoppings, jogos de futebol, etc.
No momento a situação não é preocupante nas cidades com estações de esqui, mas não se pode prever o que vai ocorrer, pois o número de casos em Buenos Aires tende a aumentar nas próximas semanas.

Gostaria de ir para Chapelco pelo quinto ano seguido mas não sei se será possível (apesar de já ter comprado a viagem).

parolin
27-06-2009, 10:22
Acho que vocês tentam minimizar a situação...

Sou estudante de medicina do 5o ano e trabalho no setor de infectologia do Hospital do Trabalhador em Curitiba, o principal hospital de referência para a nova gripe em Curitiba.

Apesar do nome correto ser gripe A H1N1 vou chamar de gripe suina mesmo..

Ninguem aqui vai morrer se pegar gripe suina, nao precisam se preocupar. A nao ser que vcs tenham algum serio problema de saude, nao terao nenhum tipo de complicacao grave.

MAS o problema não é esse!!! Quando eu e outros aqui falamos em medidas de precaução de contato, o objetivo secundário é vocês não ficarem doentes, mas o primário é vocês não trazerem o vírus devolta!

Pra começar, o período de infectividade do influenza começa +-1 dias ANTES de vc apresentar sintomas, portanto você pode estar feliz e contente e já estar disseminando. Ele continua até no max 10 dias após apresentar sintomas.

Ok, mas o que isso tem a ver comigo já que eu não corro grandes riscos???

É uma questão social. Eu ou você podemos apresentar poucos sintomas ou ficarmos bem doentes e nada mais que isso. Mas a gente convive com diversas pessoas e transmitiremos a elas. Essas pessoas por sua vez podem transmitir para novas pessoas.. Se todos fossem saudáveis como nós, isso não teria muito problemas, mas nem todos são. Muitos tem filhos pequenos em casa, recém-nascidos, outros tem avós ou convivem com idosos, outros, como eu, trabalham num hospital só de câncer(Ou seja, se aparecer gripe suína num hospital oncológico ou num asilo ou numa maternidade, esse tipo de pessoa morre sim em decorrência do vírus). Ok, mas e qual a diferença disso para a influenza normal que circula desde sempre? A diferença está em que AS influezas normais são previstas com antecedência e são feitas campanhas de vacinação para idosos e pessoas de risco. Essa vacina, ao que os estudos epidemiológicos mostram, não confere imunidade nem parcial ao novo vírus. Portanto, as pessoas já doentes não tem nenhuma proteção.

Só para que vcs saibam, nos EUA a estimativa é de que para cada 1 caso confirmado existam pelo menos 10 casos não diagnosticados. Isso lá, que tem testes rápidos para confirmação, feitos na hora.

E quanto a dizerem que é muito dificil contrair a nova gripe, eu creio que vcs estão enganados. A disseminação pessoa-pessoa e pessoa-objeto-pessoa já está fora de controle no Chile e Argentina (e logo logo estará assim no BR também). Pra vocês terem uma idéia, os casos que temos confirmados em Curitiba no momento são todos de pessoas que passaram poucos dias na argentina.

Eu posso apostar que pelo menos alguém desse fórum que viaje nessa temporada voltará com sintomas de gripe suína.

Viajem, se divirtam mas tomem as precauções já citadas.. Não custa mais que R$3,00 uma máscara e usá-la em locais de grande aglomeração de pessoas, como aeroportos, estações de trem e onibus, etc etc... Sem falar que um gripe pode arruinar seus dias de surf...

tyola
27-06-2009, 13:23
bom , pelo menos alguem falou com autoridade e acaba com o bla bla bla , pra morrer basta tar vivo, se eu morrer nessa , blz , morro surfando , pode me largar la em Chillan , na boa, fico igual a mumia congelada que tem no Valle....;),é isso aew, parolim arruma pra nois umas caixas de tamiflu!!!!!!, vc vai quando pro Chile , se é que vai??????qualquer coisa vc interna nois na clinica Las Condes...., brincadeira, cara pra caralho essa clinica......resumo eu vou , ja to bilhetado , nao vai ser a gripe dos porcos que vai me pegar:cool:

parolin
27-06-2009, 13:39
bom , pelo menos alguem falou com autoridade e acaba com o bla bla bla , pra morrer basta tar vivo, se eu morrer nessa , blz , morro surfando , pode me largar la em Chillan , na boa, fico igual a mumia congelada que tem no Valle....;),é isso aew, parolim arruma pra nois umas caixas de tamiflu!!!!!!, vc vai quando pro Chile , se é que vai??????qualquer coisa vc interna nois na clinica Las Condes...., brincadeira, cara pra caralho essa clinica......resumo eu vou , ja to bilhetado , nao vai ser a gripe dos porcos que vai me pegar:cool:

eu tb vou.. Portillo 10-19/07

To esperando por essa viagem desde ano passado, não é agora que vou cancelar.. apenas vou tomar as precauções devidas..

E quanto ao Tamiflu, não existe a venda em farmácias pq o MS redirecionou toda a produção das indústrias farmacêuticas...

Mas na real ele é quase inútil. Só funciona se usado nas primeiras 48 do aparecimento dos sintomas e reduz o tempo de sintomas de 7 para 5 dias...

Mônica
27-06-2009, 14:52
Deixa eu aproveitar que as informações estão ficando mais técnicas e, eu acho que tem mais profissionais da área aqui no forum, para levantar alguns pontos.
O Tamiflu então só será disponibilizado para quem os hospitais credenciados entenderem que precisa. Não é utilizado nenhum antibiótico para matar o virus! Eu não posso viajar com o Tamiflu na mala para o caso de precisar. Como tenho filho sempre levo um antibiótico na mala, com receita do médico dele, para o caso de precisar.
Qual a diferença das máscaras "bico de pato" e a PFF2? ou são a mesma coisa?
Quem pega esta gripe fica imunizado, então se eu pegar aqui posso viajar sem preocupação, pois o virus será o mesmo?

Imagino que segunda-feira, depois das eleições, teremos novas notícias e providências do governo argentino!! Aliás imagino que as eleições serão um novo meio de contaminação da gripe suína. Li no Estadão hoje que talvez sejam canceladas as eleições na Provîncia da Terra do Fogo, onde fica Ushuaia.

parolin
27-06-2009, 15:55
Ok, vamos lá..

Começando pelas máscaras. Bico-de-pato é o apelido da máscara pelo seu formato, não deixe isso te enganar. Existem diversas que tem esse formato mas são para diferentes coisas.. PFF2 / N95 são graduações da capacidade de filtragem do ar.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/04/30/ult4477u1586.jhtm

Essa máscara simples que vcs já devem ter visto SERIA efetiva se todos a utilizassem, pois ela mais impede que uma pessoa infectada projete o vírus, já que ela filtra uma grande parte das gotículas. Mas como nem todo mundo é educado para usá-la, eu levarei uma PFF2 modelo flexível da Descarpak ou da 3M, que filtram efetivamente o ar. Quando corretamente ajustas a face (isto é, com a barrinha de metal adequadamente moldada ao contorno do seu nariz e todo o contorno da mascara tocando seu rosto) elas podem sim ficar uma pouco desconfortáveis para respirar, para quem usá-la pela primeira vez. Isso é um problema para seu uso durante longos períodos, como um voo ou os tramites em aeroportos (eu por exemplo terei que ficar 6 horas na ida e 7 horas na volta aguardando no aeroporto de Buenos Aires, sei que será dificil, mas terei que aguentar de máscara).

Tamiflu não será achado em farmácias, não adianta procurar.. Se acharem ou é contrabandeado de outros países ou é farinha. Aqui em Curitiba as farmácias venderam todos na primeira semana da gripe nos EUA.

http://www.bemparana.com.br/index.php?n=106017&t=estoques-de-mascaras-e-tamiflu-acabam-em-farmacias-de-curitiba

Não se usa antibióticos pra vírus. Antibióticos são utilizados para infecções bacterianas, fúngicas ou por parasitas. Lembrando que antibióticos na verdade não devem ser usados sem prescrição médica, já que a maioria das doenças em que são usados na realidade não necessitariam deles.

O uso indiscriminado de antibióticos só traz malefícios:
1) não cura a infecção viral, não faz nem cócegas
2) mata suas bactérias "amigas" (imaginem os Lactobacilos do yakult) e com isso permitem a proliferação desordenada de germes resistentes que podem ai sim te causar uma doença que antes você nem tinha.
3) Induz mecanismos de evolução das bacterias para formas mais resistentes, e ao longo do tempo os antibioticos perdem efeito. (Por isso que na 2a guerra mundial só existia a penicilina e isso matava tudo quanto era bicho. Agora temos trocentos antibióticos diferentes e a apenas um ou outro funciona para determinada bactéria)

Quanto a imunização... a resposta é não se sabe com certeza, pois esse vírus só surgiu agora e são necessários estudos com centenas de pessoas para dizer isso. E essas pessoas teriam que ser expostas ao vírus duas vezes e não manifestar a doença na segunda vez. O que eu acho é que provavelmente sim, você deve tornar-se imunizada contra ESSE vírus, mas lembre-se que existem os outros 3 tipos de influenza normalmente circulantes (se você não se vacinou esse ano), e pegar gripe nunca é interessante.

quadros
27-06-2009, 18:44
"Bico de Pato (https://www.dotstore.com.br/cirucam/produtos/rotecao_N95_Bico_de_Pato_detp.jpg)"
À venda por cerca de 5 Reais a unidade (preço inflacionado pela gripe).
https://www.dotstore.com.br/cirucam/?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=370064
Pode falar para as crianças que é fantasia do pato Donald

PFF2 (http://www.protcap.com.br/images/produtos/normal/4485V.jpg)

A classificação N95 é dos Estados Unidos e identifica a capacidade de filtrar aerossóis (partículas dispersas no ar) após teste e aprovação National Institute for Occupational Safety and Health (NIOSH).

No Brasil a nomenclatura é PFF2 (ou filtro P2), utilizada pelo Ministério do Trabalho para saúde ocupacional e também pela Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/cartilha_mascara.pdf).

Portanto, as duas são equivalentes. Ao comprar máscara importada verificar se é N 95 (e se não é "pirata" - pode consultar a página do CDC que tem a lista com todos os modelos (http://www.cdc.gov/niosh/npptl/topics/respirators/disp_part/n95list1.html)).

A nacional ou nacionalizada é PFF2.

Deixa eu aproveitar que as informações estão ficando mais técnicas e, eu acho que tem mais profissionais da área aqui no forum, para levantar alguns pontos.
O Tamiflu então só será disponibilizado para quem os hospitais credenciados entenderem que precisa. Não é utilizado nenhum antibiótico para matar o virus! Eu não posso viajar com o Tamiflu na mala para o caso de precisar. Como tenho filho sempre levo um antibiótico na mala, com receita do médico dele, para o caso de precisar.
Qual a diferença das máscaras "bico de pato" e a PFF2? ou são a mesma coisa?
Quem pega esta gripe fica imunizado, então se eu pegar aqui posso viajar sem preocupação, pois o virus será o mesmo?

Imagino que segunda-feira, depois das eleições, teremos novas notícias e providências do governo argentino!! Aliás imagino que as eleições serão um novo meio de contaminação da gripe suína. Li no Estadão hoje que talvez sejam canceladas as eleições na Provîncia da Terra do Fogo, onde fica Ushuaia.

tyola
27-06-2009, 19:31
Boa Dr , vai esclarecendo e desmistificando , nois é tudo inginorante, vc como , Dr ja vai fazendo a clientela , se fizer especializaçao em ortopedia , vai ter varios clientes ...no forum...kkkkkkk:)

luiseduardo
27-06-2009, 19:47
Bom pra começar,
Ano passado rolou um stress no site qdo uns começaram a defender as estações na argentina e/ou no chile. Uns defendiam ( eram vendedores) e outros baixavam o sarrafo (eram apenas ski/snowboarders) a minha categoria, ou seja desinteressados.

Eu, prefiro sempre q estiver lendo algo, estar sempre com um pé atras do estou lendo , seja em jornal, site ou o q for.

Reportagem ; " DESCOBRIRAM Q O CAFE DÁ TESÃO" !!!!:D:D

AI VC DESCOBRE Q QUEM PATROCINOU A REPORTAGEM É ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES DE CAFÉ !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:(

.... e neguinho tendo ulcera porque ta tomando 2 litros de cafe por dia !!!

Penso sempre , esse cara tem interesse no q ta defendendo? Quem é ele?
esse cara tem interesse no q ta batendo? e por ai vai..
Agora,detalhe;
Eu vou para o Chile dia 14 de agosto ( to com a passagem comprada) fico ate dia 21 em CHILLAN, e depois fico ate dia 26 em santiago (pretendo dar umas subidas ate valle nevado/la parva/el colorado).

Assim sendo, eu começo a me EMPUTECER, qdo quem VENDE começa a dizer q não tem problema a gripe suina, que podemos CONFIAR, nos governos da ARGENTINA etc...

CONFIAR NA ARGENTINA ??? NO BRASIL ???

Num governo q mudou o IBGE deles (IDEC) so pra disfarçar e torcer os numeros da inflação ? Vcs confiam !!!?????
Bem , só vcs , pq os argentinos q conheço não confiam nem um segundo...
Todas as estatisticas da Argentina valem tanto quanto o peso deles, isto é , nada !!
São frutos de um GOVERNO dos participantes dos TRAPALHÕEs
( KIRChner,morales, chavez,Correa,e LULA)

Nada do que eles falam se pode confiar !
Isto aqui é o TERCEIRO MUNDO, e se no primeiro mundo se faz pilantragem , imagina aqui...
Voce compraria um carro usado desta gente ???

Se os SKILIFT, q são a peça primordial em uma estação de SKI, vcs hão de convir q a neve quem faz é o cara lá de cima, independente dos canhões CERTO , SÃO DE SEGUNDA, imagina o resto !!!!! .
Portanto, se a peça principal que depende deles , È UMA BOSTA !!
imagina o resto ???!!!!
Tem mais, quem fica animado com a estrutura do aeroporto de bariloche p/ gripe, com o que há de mais moderno em prevençao, deixa eu só lembrar uma coisa;
O aeroporto de Buennos Aires nem tem, IFL III, q é pouso por instrumentos em condição de visibilidade nula !! até hole é feito mais por radio q por qualquer outra coisa, POR SORTE BAs é uma cidade reta sem morros num raio de mil km...Isto na capital !!!!!
Ou seja, se a segurança numero 1 q são os equipamentos , não existem, imagina o resto...
Detalhe, fui ano passado e nos ultimos 3 ANOS PARA BAs, portanto vi a reforma q eles fizeram no aeroporto q era uma vergonha, só q não é o suficiente pra segurança.

O Chile acho mais confiavel ,e a reação do governo da Bachelet, de quando o temporão começou a aconselhar a nao se viajar, foi de reclamar , dizendo q qdo teve o dengue eles nao aconselharam a seus cidadãos, para nao virem ao Brasil.Ou seja , uma reação ponderada.....
Mas , o turismo chileno ao Brasil , é irrisório...
Acho q no lugar deles , eu tambem faria o mesmo,Choraria, diria q não é bem assim etc.. Afinal, porra, qdo chega a alta temporada e vai chegar a turistada avida p/esquiar, no ano passado um vulcão resolve acordar e atrapalhar tudo, e esse ano, vem uma porra de gripe suina....
Entendo tambem o lado de quem trabalha com isso, todos os SNOWqualquercoisa.com.br....
mas fazer o que ??????????????
Vir com essa conversa de que não é bem assim, não dá!!!
Q tao querendo desviar a atenção do SARNEY ????!!!
O Sarney é um bosta ,fdp e tudo mais, mas vir com conversa de complo internacional ???!! Tão loucos ??????
Certo tá o Ricardocesar,o Parolin e os outros q tao explicando o que fazer para se prevenir, e to achando otimo , porque,
REPETINDO, EU VOU ( a não ser q comece a morrer nego a vera...)
mas estou ATENTO a todas as info sobre qual o tipo de mascara, o tal do gel etc...
Vou tentar minimizar a chance, e to pensando em vez de ir de trem ate CHILLAN ( e encarar uma estação cheia , e um trem tambem) alugar um carro, q a ssim driblo esses locais com aglomerado de pessoas.
Outra, de repente alugo cabana mesmo ( nem q seja p 2 pessoas) pois assim fico com menos chance de estar no meio de muita gente em ambientes fechados, QUE SABEMOS, Q NA FRIACA ABAIXO DE ZERO, é onde nos concentramos !!

Assim, pra mim, o site serve para trocar infos, dizer macetes, qto custa, dicas de restaurante, de aluguel de carro,equipo, o escambal.
Eu da minha parte , coloquei o relato da viagem q fiz ano passado ;

C Bayo/lahoya/caviahue/chapelco/bariloche. (pequeno relato..rsrsr)

Tudo !! Preço de onibus,hotel, horario,furada ou não etc.. assim quem precisa da info , tá ali pra fazer a tomada de decisão.
De resto é isso, vou dar uma impregnada no Tyola que é o Rei de chillan, pra me passar dicas de onde comer,qual a boa e etc..
Ricardocesar, tambem q ta faixa preta de subir sempre de carro ate valle nevado , tambem vou pedir as dicas.
E Espero q os medicos e infectologistas de plantão do site, abram o jogo e deem as dicas todas, que são fundamentais.

Esse ano a neve ta garantida..............
abraços a todos

A esqueci,
TO VENDENDO TAMIFLU ( baratinho)................

Krika
27-06-2009, 21:30
Ptz !!!!

Galera animada no teclado , hein !!!
De "forum" a "redação" !!

tyola
27-06-2009, 23:59
É isso aew , Luiz , quanto a Chillan , nao tem muita coisa nao , melhor nada pra fazer a nao ser snow, leva a namorada que é a melhor coisa , aluga 1 cabana , faz 1 supermercado legal em Chillan , come de dia na cafeteria da estaçao, tem agora 1 baladinha meia boca do lado do hostel , Chilin, em las trancas, mas pra mim é o melhor custo beneficio do Chile....ah! tem o jamon pan e vino que é bom e tem 1 truta com alcaparras bom pra caraco... qualquer coisa da 1 toque , em Agosto eu to no Chile , começo pelo Valle....braço

SchildVB
28-06-2009, 03:15
Caros,
depois de acessar o site do "la nacion" fiquei assustado com a mutação do H1N1 sofreu em território argentino.
Vou colar a reportagem,mas só para dar uma palhinha da gravidade dos casos na argentina,os legistas disseram que os pulmões "incendiaram",isso mesmo,incendiaram.Os mais afetados são pessoas de 15 á 50 anos,jovens.A maioria nunca teve outra doença que poderia se agravar com o vírus.

""Estamos viendo la internación de pacientes jóvenes, de entre 15 y 50 años, con neumonías, algunas que evolucionan rápidamente hacia una gravedad que para muchos es inusitada, en la que el pulmón se «incendia» en cuestión de horas", comentó el doctor Jorge San Juan, jefe del Departamento de Terapia Intensiva del hospital Muñiz.

Eso ha llevado a que los pacientes de estas características comiencen a ser tratados en forma cada vez más agresiva. Como informó ayer LA NACION, los médicos recibieron del Ministerio de Salud la directiva de tomar, de ahora en más, a todos los casos de influenza como potenciales de gripe A (H1N1), con la recomendación de realizar radiografías de tórax a los pacientes con síntomas de fiebre y fatiga e internar rápidamente a todos los que padezcan neumonía.

"Hoy, que ya se conoce que el virus está circulando masivamente, la actitud que se tiene con los pacientes depende de la evaluación clínica que hace el médico, para que no se transforme en un caso grave. Ya no es necesario hacer el diagnóstico de laboratorio [que confirma la infección por el nuevo virus] para comenzar el tratamiento", dijo la doctora Vilma Savy, jefa del Servicio de Virus Respiratorios del instituto Malbrán.

La preocupación por cómo ataca esta gripe a algunas personas jóvenes fue confirmada a LA NACION por un médico forense que, en las últimas horas, realizó dos autopsias en dos personas fallecidas por gripe A.

"Los cuerpos tenían las vísceras, las meninges y el cerebro inflamados, un factor poco común en los que mueren por gripe. Además, los pulmones estaban en muy mal estado, con unas manchas que no hemos podido identificar. Las enviamos a realizar estudios de anatomía patológica", dijo el forense que pidió no dar a conocer su nombre hasta tanto las autoridades sanitarias tomaran nota de lo hallado.

Graças a dios que a gripe não chegou as cidades "andinas"

rodrigocesar
28-06-2009, 11:34
É isso aí Luis, concordo com vc plenamente, confesso que tbm me irritei com a forma como alguns abordam o tema da gripe por aqui com intenções questionáveis.

E quanto as estatísticas brasileiras e argentinas, só sendo muito inocente para acreditar nelas. Ou esse vírus odeia argentino (como a grande maioria dos seres) ou é obvio que eles estão mentindo, o Chile tem 5400 doentes e 8 mortes, já a Argentina teria 1200 doentes com 18 mortes, pelo amor de Deus né. É óbvio que a argentina tem muito mais que isso que nem chegaram a fazer o diagnóstico.

Mas voltando ao que eu queria dizer: estou indo fazer uma pré-temporada em Valle Nevado, estou indo hoje 28/06 à 04/07, e depois volto pra lá dia 31/07.

Assim que eu chegar já passo para vcs como esta a situação por lá. Um camarada meu que esta lá desde quinta disse que não vê ninguem na rua, nem em shoppings com a máscara, e disse que olham para ele como se ele fosse um ET, rs. E aí é um problema, pois por causa disso podemos repensar em não usar a máscara.

Nesta pré-temporada estou indo para subir de van ao invés de alugar carro, o que na minha opinião deve aumentar em muito o risco de contato, pois como alguns aqui já falaram muitos motoristas de van já contrairam a gripe. Pois é um lugar fechado com uma boa concentração de pessoas (cerca de 12), pessoas de diferentes regiões e que na maioria das vezes passaram por aeroportos, uma vez que muitos da cidade sobem de carro.

E pra dar uma agua na boca do pessoal, hoje esta nevando cerca de 60 cm em Valle Nevado, ou seja POWDER a semana toda, huhuhuhuhuhuh!!!

Valeu galera, abraços.

tyola
28-06-2009, 16:01
Boa Rodrigo , pra ser bem obvio , opiniao de vendedor tem que ser honesta , nao adianta neguinho flar que na Argentina ta tudo legal...sei nem com asituaçao normal ta legal , todo ano tem acidente com lift , agora o negocio da gripe, to com o Luiz , Rrodrigo , é isso aew! Ridrigao tamo esperando os informes , manda umas fotos , hj ta nevando pra caraco no Valle.....:cool:

quadros
28-06-2009, 18:54
Boa Rodrigo , pra ser bem obvio , opiniao de vendedor tem que ser honesta , nao adianta neguinho flar que na Argentina ta tudo legal...sei nem com asituaçao normal ta legal , todo ano tem acidente com lift , agora o negocio da gripe, to com o Luiz , Rrodrigo , é isso aew! Ridrigao tamo esperando os informes , manda umas fotos , hj ta nevando pra caraco no Valle.....:cool:

Barbijos y alcohol en gel, una postal habitual en los comicios

(Barbijos = máscaras)

El rápido avance de la gripe A en el país llevó a tomar medidas extraordinarias de prevención en plena jornada electoral. Los primeros votantes que concurrieron hoy a las urnas se encontraron con un panorama diferente en las mesas de votación y en el interior del cuarto oscuro.

Las autoridades de mesa con barbijo y frascos de alcohol en gel formaron parte de una postal nada habitual en las escuelas asignadas para estos comicios.

La ministra de Salud, Graciela Ocaña, recomendó que en los lugares donde existen importantes brotes de gripe A, las filas de votantes se hicieran al aire libre y que entre una persona y otra se mantenga una distancia de un metro para disminuir el riesgo de contagio.

http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1144562

Já pensou manter distância de um metro nas filas dos lifts?

luiseduardo
29-06-2009, 17:09
Então,

Valeu Tyola pelas dicas ,eu tava com uma cabana quase fechada, mas o outro casal amarelou, então vou dar um jeito.
Tava afim até de ir de trem, q deve ser uma viagem maneira, mas alem do risco da aglomeração, somando com os transfer ate o hotel ( seja o pirimahuida) ou cabana, em geral querem U$ 100/cabeça ida e volta, e somando com o trem (U$ 80/cabeça) ;
= U$200 (transfer casal) + U$ 160(trem casal)= U$ 360 ,da quase o preço de um carro simples (+ gasolina, mas pelo menos ta com liberdade q o carro te da !)
Portanto , mesmo q o carro nao seja 4X4 para subir ate a estação, com certeza ate a cabana(sendo na beira do asfalto) ou ao hotel, chega mole.
E dai no dia q precisar(nevasca) , paga o transfer de van mesmo.
Vou colocar de novo na ponta do lapis..

E Rodrigocesar, tambem to achando q em Santiago, vou encarar a subida de van ate valle nevado/la parva) devo ficar ali en las condes, na rua apoquindo num aparthotel perto de onde sai as vans da skitotal.
Rodrigocesar, me diz uma coisa, um carro simples com cadenas (toyota yaris), nao sobe facil o morro não?
Curva eu vi q tem a beça, mas isso não é problema.
Moro na Barra, encaro todo dia 1;40 a 2 horas pra chegar em casa vindo
do centro, pra esquiar ( 2/3 dias) vai ser mole......

Daqui pra frente , meu guru é o PAROLIN, nosso infectologista, o q ele falar é Lei.......

De resto, não sei em q topico eu tinha falado q esse ano, a la nina, tava virando para neutro-el nino , q eu recebo o email da NOAA, ate colocquei o link...
Na Lata !!!
A nevasca ta chegando cedo, e pelo menos neve acho não vai faltar.....
Dá uma olhada no snow-forecast, de Chillan,´pra esta semana....é um tal de heavysnow....heavysnow......

De olho nos porcos.....

Abraços

parolin
29-06-2009, 17:23
eu já fui de Santiago a Temuco de trem (eh o mesmo trem eu imagino) , TENTEI esquiar em Pucon e depois subi de onibus até Chillan.

É uma viagem longa mas muito bonita.

O trem é legal (padrão sulamericano) mas as condições atuais acho que contraindicam.

quadros
29-06-2009, 18:50
El decreto será firmado esta tarde por el ministro de Salud, Claudio Zin. La medida, tomada en el marco del avance de la gripe porcina, se suma a la suspensión de clases en Santa Fe, San Luis y Santiago del Estero.

El ministro de Salud de la provincia de Buenos Aires, Claudio Zin, firmará esta tarde el decreto para declarar la emergencia sanitaria en el mayor distrito del país y donde se registra el mayor número de casos de Gripe A. Aun se desconoce cuál será el alcance de la medida.

La semana pasada empezó a sonar con fuerza una versión que hablaba de que la declaración de la emergencia sanitaria a nivel nacional iba a producirse hoy, el día después de las elecciones legislativas. El anuncio podría hacerse esta tarde, tras la reunión que el jefe de Gabinete, Sergio Massa, mantendrá con los miembros del comité de crisis conformado por el Gobierno con el objetivo de frenar el avance de la nueva enfermedad, que ya dejó en el país 28 muertos y unos 1.600 infectados.

Mientras tanto, a nivel distrital, algunas provincias ya comenzaron a tomar medidas. Esta tarde, según trascendió, el titular de la cartera sanitaria bonaerense, Claudio Zin, firmará el decreto para declarar la emergencia a nivel territorial. No obstante, todavía se desconoce qué implicará la medida –si habrá suspensión de clases y eventos que convoquen a gran cantidad de personas, cierre de shoppings, cines y teatros, etc-.

Asimismo, esta mañana, autoridades de las provincias de Santa Fe, San Luis y Santiago del Estero resolvieron suspender las clases por períodos que van entre una y dos semanas para evitar los contagios del virus de la gripe.

http://www.clarin.com/diario/2009/06/29/um/m-01948948.htm

Marco_A
29-06-2009, 19:25
Pior é já no lift... 1m só se for pendurado... sugiro bastante vodka pra manter as vias aéreas limpas e desinfetadas...

Barbijos y alcohol en gel, una postal habitual en los comicios

(Barbijos = máscaras)

El rápido avance de la gripe A en el país llevó a tomar medidas extraordinarias de prevención en plena jornada electoral. Los primeros votantes que concurrieron hoy a las urnas se encontraron con un panorama diferente en las mesas de votación y en el interior del cuarto oscuro.

Las autoridades de mesa con barbijo y frascos de alcohol en gel formaron parte de una postal nada habitual en las escuelas asignadas para estos comicios.

La ministra de Salud, Graciela Ocaña, recomendó que en los lugares donde existen importantes brotes de gripe A, las filas de votantes se hicieran al aire libre y que entre una persona y otra se mantenga una distancia de un metro para disminuir el riesgo de contagio.

http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1144562

Já pensou manter distância de um metro nas filas dos lifts?

Claudio bal Rauen
29-06-2009, 21:09
galera...ainda nao falei nada sobre isso, porque acho que cada um faz o que quer....e por mais que um ou outro fale algo sobre esse assunto, dizendo que não há perigo e tal...acredito no livre arbitrio e acredito tambem que aqui ninguem é criança...somos todos adultos e donos de nossos narizes.

estou aqui en san martin fazem 3 semanas....vim para ca de carro...foram 3 dias e meio de estrada. dormi uma noite em buenos aires e tudo....

pelo menos aqui en san martin ninguem ta usando mascara, e não há casos da gripe.
essa semana apareceu um cara que veio de buenos aires que disseram que estava com a gripe mas logo foram feitos exames e foi um alarme falso.

o que eu estou fazendo para me manter seguro???

banho 2 vezes ao dia...alcool em gel no bolso sempre....quando cumprimento alguem, passo o alcool en seguida. aqui todos dão beijo de cumprimento...o que estou evitando ao máximo.
comprei tambem um aerosol que no rotulo diz matar virus e bactérias em ate 99%, sei la...por desencargo de consiencia, to usando...no meu carro, no elevador do meu predio e dentro do meu ap, estou tendo vida normal como em outros anos.
me coloco a disposição para se alguem quiser mais alguma informação.
lembro tambem que a contaminação se dá por contato direto com secreção nasal contaminada.

li algo sobre o brasil ja ter a vacina...alguem pode confirmar ou nao essa informação???

no mais, to aqui e daqui não vou sair tão cedo....e, se continuar essa loucura toda...acho que vou ter uma temporada de cerro vazio...

por enquanto continuo com saude e nada de extraordinário esta me acontecendo.

estou aguardando ancioso a primeira grande nevada..para numa dessa me esbaldar num cerro vazio....ou quase vazio

abraço em todos

parolin
29-06-2009, 23:24
Claudio, eu acho que voce está corretíssimo...

Acho que devemos reconhecer que o problema existe e que o risco existe e saber como nos proteger, mas não deixar de aproveitar nosso esporte favorito nas poucas épocas do ano em que nós sem-neve podemos..

Fred
30-06-2009, 00:57
Claudao a sobre a vacina,só a Novartis já produziu na Alemanha para começar a testa-la em Julho e vende-la lá para setembro..No Brasil o Instituto Adolfo Lutz ja isolou o virus e o instituto Butanta espera produzir apenas para o ano que vem.

Espero ter ajudado.

FRED USHUAIA 01/08 A 08/08 COM OU SEM GRIPE.....POR ENQUANTO

SchildVB
30-06-2009, 01:01
Claudio,qual o nome do tal spray?
abrs

Claudio bal Rauen
30-06-2009, 09:15
Claudio,qual o nome do tal spray?
abrs

é um da LISOFORM....

Dani Wasem
30-06-2009, 15:39
Pessoal,
Estou c/ viagem marcada para Las Lenas entre 05 - 17 ago. Chego em Buenos Aires dia 06 e dia 07 parto de ônibus para Las Lenas.
Sou advogada e meu escritório depende bastante de mim, em virtude da quantidade de prazos e audiências. O período máximo de consigo me manter afastada do trabalho é de 15 dias - não mais do que isso -, e esse é exatamente o meu tempo de viagem.
Minha atual preocupação não diz respeito, exatamente, a minha saúde, pois acredito que tenho um organismo forte para vencer essa gripe, assim como qualquer outra gripe comum.
Me preocupo, porém, com o risco de contágio e exposição ao vírus da gripe A, em virtude do afastamento ao trabalho que isso poderia me exigir e, ainda, do risco que eu traria a pessoa com baixa imunidade, algumas das quais tenho em minha própria família.
Como ainda falta mais de um mês para minha viagem, gostaria de saber se ha alguma expectativa de contenção da disseminação do vírus e quais medidas estão sendo adotadas pelo governo Argentino?
Abraço,
Dani.

Josué
30-06-2009, 16:00
Oi Dani.

Expectativa é o que tu mais vai encontrar aqui no Fórum. Todo mundo torce para que a Argentina crie mecanismos de controle da disseminação e que possamos todos viajar com tranqulidade. O problema é que ninguém aqui vai poder dar uma opinião conclusiva a não ser: espere e veja como fica. Eu tenho acompanhado as manifestações desse tópico e vejo com reserva tanto os catastrofistas quando os que defendem o “não dá nada”, principalmente quando a gente sabe que rola interesse econômico nas opiniões.

Para acompanhar diretamente as informações, acessa o La Nacion: www.lanacion.com.ar, ou o terra argentino: www.terra.com.ar.

A tua preocupação é, talvez, a mais séria de todas, pois o vírus incuba por até 10 dias e depois que tu voltares tu não vais ter certeza de estar ou não com a gripe. Pelo que eu li o contágio pode ocorrer um ou dois dias antes da manifestação dos sintomas.

Eu penso que para tua tranqüilidade e dos que convivem contigo, tu deve tentar manter todas as precauções no período posterior à viagem, mesmo que te pareça um pouco mico fazer audiências com máscara, mas acho que todos vão compreender quando souberem dos motivos. Já com relação a idosos e crianças com menos de 02 anos, acho que deve haver maior cuidado. Eu, por exemplo, ainda não descartei sob hipótese alguma minha viagem para Ushuaia mais ou menos na mesma época da tua, mas, como minha filha de 05 anos vai junto, estou pensando seriamente em não mandá-la para a escolinha nos dias posteriores à viagem, pois há um berçário na escola. Também não pretendo que ela tenha contato com a avó de 82 anos. São precauções que podem nos livrar de culpas e incomodações futuras.

Para os que gostam de informações, tem um site interessante onde dá para acompanhar a evolução da pandemia: http://flutracker.rhizalabs.com/ Ali dá para ver claramente que o principal destino a ser evitado se chama Estados Unidos, mas tu não vê ninguém dizendo que a Disney é um perigo, ou vê?

Enfim, tomara para todos nós que a temporada seja ótima e voltemos apenas com nossas boas lembranças.

quadros
30-06-2009, 18:38
Depois das eleições...

A ministra da saúde pediu demissão.
Decretaram Emergência Sanitária na província (estado) de Buenos Aires e recomendaram que as pessoas evitem sair de casa. As férias de inverno (que começariam dia 17 de Julho no estado de Buenos Aires) foram antecipadas.
Por enquanto não cancelaram as aulas nas faculdades.

Não há estatísticas confiáveis sobre o número de contaminados e óbitos.

Cancelei definitivamente minha viagem à Argentina.
A TAM não vai cobrar multa pelo cancelamento.
Estou negociando com a operadora o ressarcimento do pacote.

Acho que cada um tem que tomar sua decisão individualmente, sem alarmismos, porém levando em consideração que podemos trazer o vírus para o Brasil.

:evil::evil::evil:

Declaran la emergencia sanitaria en la ciudad y anticipan las vacaciones
"Les pido a los chicos que se queden en sus casas", aconsejó Macri, para evitar el contagio de la gripe A; minutos antes, había relativizado el impacto del virus; en la provincia de Buenos Aires adelantarán el receso al 6 de julio, según confirmó el jefe de Gabinete bonaerense; la UBA no suspenderá las clases; no cerrarán otros lugares de concentración masiva

http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1145295&pid=6778725&toi=6255

Raul Ponfer
30-06-2009, 19:01
Estou com viagem marcada para a segunda quinzena de agosto, ainda tenho tempo para me decidir sobre minha ida ou não a San Martin.

Tenho acompanhado o fórum, e apesar de não termos ainda notícia de gripe na Patagonia, a minha preocupação é: PARA ONDE VÃO OS ESTUDANTES QUE ACABARAM ENTRANDO DE FÉRIAS ANTECIPADAMENTE? Para uma fila no lift?
O meu receio é este, até agora não há gripe, mas, e daqui para frente? Iria de onibus de BsAs a San Martin, fico imaginando 20 horas com possíveis infectados ao lado.

Estou contando os dias para a viagem, porém agora, estou na maior dúvida se vou ou não!

Abraços,

Raul.

jmbarros12
30-06-2009, 19:32
Pessoal,

Eu passei o fim de semana de 18 a 22 de junho em Buenos Aires e, sinceramente, não vi alarde nenhum a respeito da gripe suína.

Não vi ninguém andando de máscara nas ruas, todos os lugares bacanas estavam lotados e por isso creio que o que estamos vendo na mídia brasileira é um exagero absoluto. Na mídia local não comentam nem 10% do que está comentado aqui.

É claro que tomar precauções é sempre uma boa estratégia, como o Cláudio bal Rauen bem explicou, mas acho que o caso é muito menos grave do que parece.

Tanto que fechei hoje uma viagem com minha família para Ushuaia + Buenos Aires para a 3ª semana de Agosto.

Estamos bastante tranquilos com relação a isso.

Saludos,

João

Fred
30-06-2009, 20:42
Galera sou profissional da area de saude e acredito que estão fazendo um grande alarde da situação na Argentina.Infelizmente esse virus vai se espalhar por todo o continente,como se espalham os de todas as gripes no inverno do Hemisferio sul.Acredito que varias pessoas terão a gripe sem nem saber que tiveram,pois virus tipo A ou B os sintomas são todos muito parecidos para não dizer iguais,o que muda basicamente é como as pessoas reagem aos virus..Não desmarcarei minha viagem e só desmarcaria se houvesse uma mutação do Virus com grande quantidade de obitos(o que não é o caso até agora).Vim da Disney a 30 dias nos EUA não se ve nada parecido com o que está ocorrendo aqui.
Tenho uma filha de 6 anos que me acompanhou aos EUA e que foi ano passado a Chapelco com a gente,mas eu não a levarei a Ushuaia,não devido a gripe mas para curtir um friozinho alone com a madame.Caso ela nos acompanhasse ficaria mais preocupado pois de mim tenho controle mas uma criança é sempre uma criança e para finalizar cidades muito pequenas como Ushuaia,San Martin não tem la sistemas de saude como temos em nossas cidades domicilio.CRIANÇAS EU PENSARIA 2 VEZES...

FRED USHUAIA 01/08 A 08/08 SAUDE A TODOS....

parolin
30-06-2009, 22:19
Talvez seja por isso que as coisas lá estão como estão... Aglomerações continuam, ninguem usa máscaras, ninguém dá a mínima...

Pessoal,

Eu passei o fim de semana de 18 a 22 de junho em Buenos Aires e, sinceramente, não vi alarde nenhum a respeito da gripe suína.

Não vi ninguém andando de máscara nas ruas, todos os lugares bacanas estavam lotados e por isso creio que o que estamos vendo na mídia brasileira é um exagero absoluto. Na mídia local não comentam nem 10% do que está comentado aqui.

É claro que tomar precauções é sempre uma boa estratégia, como o Cláudio bal Rauen bem explicou, mas acho que o caso é muito menos grave do que parece.

Tanto que fechei hoje uma viagem com minha família para Ushuaia + Buenos Aires para a 3ª semana de Agosto.

Estamos bastante tranquilos com relação a isso.

Saludos,

João

fkm
30-06-2009, 22:25
Caraca, meu. Acho que o Forum foi infectado.

Cade o Tamiflu....

Mônica
30-06-2009, 22:38
Poxa Quadros, é uma pena, a minha viagem também não esta certa. Vou com meu filho de 6 anos, e tenho receio, criança é meio complicado de segurar, usar máscara ...
Imagino que quem puder sair de Buenos Aires nas férias, com certeza o fara, então logo logo os casos na Patagonia, também estarão aumentando.
Realmente a mídia noticia os casos de gripe suína da Argentina e nada se fala dos EUA, cujos casos são bem mais numerosos!
Agora é estranho o número de mortes que há na Argentina em relação aos outros países, ou a gripe esta matando + na Argentina, ou na verdade há mais casos que os oficiais.

quadros
30-06-2009, 23:36
Poxa Quadros, é uma pena, a minha viagem também não esta certa. Vou com meu filho de 6 anos, e tenho receio, criança é meio complicado de segurar, usar máscara ...
Imagino que quem puder sair de Buenos Aires nas férias, com certeza o fara, então logo logo os casos na Patagonia, também estarão aumentando.
Realmente a mídia noticia os casos de gripe suína da Argentina e nada se fala dos EUA, cujos casos são bem mais numerosos!
Agora é estranho o número de mortes que há na Argentina em relação aos outros países, ou a gripe esta matando + na Argentina, ou na verdade há mais casos que os oficiais.

Eu também ia levar a minha filha em Julho (ela ia ver neve pela primeira vez) mas expliquei a situação e ela entendeu. Ela pode até pegar a gripe em São Paulo, mas a assistência médica aqui é muito melhor do que nas pequenas cidades da Argentina (ou mesmo em Buenos Aires, onde os hospitais estão abarrotados).

Quanto à mortalidade da gripe na Argentina, não podemos esquecer que no hemisfério sul estamos no inverno, enquanto nos Estados Unidos é verão. Mas com certeza o número de casos está subestimado. Contribuem para o agravamento as condições socioeconômicas da população argentina.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/06/30/ult7402u68.jhtm
Também não se pode descartar mutação do vírus (foi identificado em São Paulo um vírus ligeiramente diferente daquele dos Estados Unidos).

Outra questão é que os brasileiros que forem para a Argentina podem trazer o vírus para cá.

Krika
30-06-2009, 23:48
Oi Dani.

Expectativa é o que tu mais vai encontrar aqui no Fórum. Todo mundo torce para que a Argentina crie mecanismos de controle da disseminação e que possamos todos viajar com tranqulidade. O problema é que ninguém aqui vai poder dar uma opinião conclusiva a não ser: espere e veja como fica. Eu tenho acompanhado as manifestações desse tópico e vejo com reserva tanto os catastrofistas quando os que defendem o “não dá nada”, principalmente quando a gente sabe que rola interesse econômico nas opiniões.

Para acompanhar diretamente as informações, acessa o La Nacion: www.lanacion.com.ar, ou o terra argentino: www.terra.com.ar.

A tua preocupação é, talvez, a mais séria de todas, pois o vírus incuba por até 10 dias e depois que tu voltares tu não vais ter certeza de estar ou não com a gripe. Pelo que eu li o contágio pode ocorrer um ou dois dias antes da manifestação dos sintomas.

Eu penso que para tua tranqüilidade e dos que convivem contigo, tu deve tentar manter todas as precauções no período posterior à viagem, mesmo que te pareça um pouco mico fazer audiências com máscara, mas acho que todos vão compreender quando souberem dos motivos. Já com relação a idosos e crianças com menos de 02 anos, acho que deve haver maior cuidado. Eu, por exemplo, ainda não descartei sob hipótese alguma minha viagem para Ushuaia mais ou menos na mesma época da tua, mas, como minha filha de 05 anos vai junto, estou pensando seriamente em não mandá-la para a escolinha nos dias posteriores à viagem, pois há um berçário na escola. Também não pretendo que ela tenha contato com a avó de 82 anos. São precauções que podem nos livrar de culpas e incomodações futuras.

Para os que gostam de informações, tem um site interessante onde dá para acompanhar a evolução da pandemia: http://flutracker.rhizalabs.com/ Ali dá para ver claramente que o principal destino a ser evitado se chama Estados Unidos, mas tu não vê ninguém dizendo que a Disney é um perigo, ou vê?

Enfim, tomara para todos nós que a temporada seja ótima e voltemos apenas com nossas boas lembranças.

Galera

Se os cuidados são importantes, a responsabilidade, muito bem colocada aqui, pelo Josué, viajando ou não, é fundamental !!!

.

Krika
01-07-2009, 00:02
é um da LISOFORM....

2 ou 3 banhos/dia - Ok (Cláudio é possível aumentar +1)
Álcool gel + lenço descartável – (8 a 10 lavagens de mão / dia) - Ok ...... U$ 30.00
Spray – (2 /dia) - pode ser meio radical, mas OK -
(Este spray, LISOFORM, é o que costuma ser usado nas botas alugadas mas, sendo geral,
ninguém vai poder falar mal do futum alheio) ...................................... U$ 8.00
Máscaras - N95 OK.. .................................................. .................. U$ 20.00
Assepsia das vias aéreas - 6 doses / dia ........................................... U$ 200.00

Agora...
Torcer, sinceramente, de coração, pela Argentina ......................... não tem preço !!!!
.

SchildVB
01-07-2009, 00:13
2 ou 3 banhos / dia - Ok (Cláudio é possível aumentar +1)
Álcool gel + lenço descartável – (8 a 10 lavagens de mão / dia) - Ok U$ 30.00
Spray – (2 /dia) - pode ser meio radical, mas OK - ( Este spray, LISOFORM, é o que costuma ser usado nas botas alugadas mas, sendo geral, ninguém vai poder falar mal do futum alheio) U$ 8.00
Máscaras - N95 - U$ 20.00
Assepsia das vias aéreas - 6 doses / dia U$ 200.00
Agora...
Torcer, sinceramente, de coração, pela Argentina ............................... não tem preço !!!!

Muito bom esse "menu" Krika :D

Agora temos um probleminha...o governo argentino não está sendo nem um pouco transparente.Vejam este artigo retirado na Reuters(SIGAM POR ESTE SITE,MUITISSIMO CONFIAVEL)
"O governo federal não atualiza os dados nacionais sobre a epidemia desde sexta-feira, quando somava 26 mortos e 1.587 infectados. Os meios de comunicação desde então falam em mais mortos e infectados."

Sabem quantas mortes foram registrada até hoje na Argentina?
APROXIMADAMENTE 77 ÓBITOS,ISSO MESMO,DE 26 PARA 77.
ESSE VIRUS SOFREU UMA MUTAÇÃO BRABA NA ARGENTINA.NÃO HÁ OUTRA EXPLICAÇÃO.

MAS,COM GRIPE ESPANHOLA MODERNA OU NÃO,EU VOU VIAJAR.

abrs

marciocerq
01-07-2009, 10:23
Em meu grupo eramos 6 indo pra Chapelco...

3 ja desistiram por conta da gripe...

E vou lhe dizer...

Sou da Bahia...vou com Ogum e Oxalá, mas eu vou...

Quero nem saber...nem queu tenha de andar de mascara full time...

Mas eu vou.

Guarda
01-07-2009, 11:14
Galera, vou colocar um pouco de lenha no fogueira...
mas é o seguinte: tenho uma amiga brasileira que esta morando em BA e falei com ela ontem... ela disse que sim tem casos de gripe por la, todo mundo sabe, mas a vida das pessoas continua normal... ontem mesmo ela tinha ido jantar num restaurante chamdo Sucre (dizem que é badalado0 e ela falou que estava lotado... ou seja, as pessoas estão vivendo normalmente por la...
agora, para os que dizem que a gripe é seria, pandemia e tudo mais, eu acredito... mas tem uma coisa: quanto tempo essa gripe vai demorar pra chegar aqui? quantos voos diarios chegam de BA no Brasil?? se essa gripe esta tão alarmante lá, logo mais estará aqui tb... ai fica a pergunta: deixar de viajar por causa da gripe la pra daqui 2 semanas correr o mesmo risco aqui??
posso ser otimista demais, louco demais ou viciado em neve demais... mas eu não vou deixar de ir, a não ser que me impeçam ou que as fronteiras sejam fechadas...
marcio, Ogum e Oxalá protegem paulistanos tb???

abraço!!

ah, Krika, torcer pela Argentina não tem preço mesmo... nem pagando... hehe...
Ushuaia - 18/07 - 25/07!!!

Dani Wasem
01-07-2009, 11:17
:confused:

Pessoal,
Ainda estou realmente confusa e indecisa sobre a minha viagem à Las Lenas. Vou aguardar mais um pouco para verificar como ficará a situação após esse adiantamento das férias escolares. Para mim as discussões aqui no fórum estão sendo bastante úteis. Ainda não tomei nenhuma decisão, mas com certeza estou aproveitando muitas idéias.
Tenho algumas colocações a fazer:
Não sei se as divulgações sobre a Argentina, na mídia brasileira, estão sendo exageradas ou servindo de artifício para esconder problemas e escândalos nacionais. O que sei é que tenho medido a gravidade da situações pelo site da OMS e por sites da própria Argentina, e, pelo que parece, a disseminação da gripe lá está fora de controle e carece da implementação de medidas sanitárias com urgência.
Quanto ao acerbado alvo da mídia sobre à Argentina e não sobre os EUA (onde ha o maior número de infectados), acredito que esteja motivado pelo fato de sermos vizinhos daquele país e termos um trânsito muito mais intenso junto a ele do que aos EUA.
O não uso de máscaras, que foi reportado aqui no Fórum por colegas que viajaram recentemente ao Chile e Argentina, na minha opinião, não pode ser simplesmente medido por nós como tranqüilidade, mas sim, de certa forma, trazer preocupação, pois sabemos que é mais uma medida preventiva que não está sendo empregada.
A responsabilidade social, que já foi alvo de explanações aqui no fórum, acredito deva ser a principal preocupação dos viajantes. Se para nós a gripe é mesmo como qualquer gripe comum (não afirmo isso, pois não tenho conhecimento científico, apenas reproduzo o que já ouvi), para nossos conterrâneos, alguns até da nossa própria família, ela pode não ser assim tão fácil de vencer. Por isso apoio à utilização de todas aquelas medidas adotadas pelo Cláudio e outras mais aqui no fórum referidas. Por mais que pareça exagero, é melhor prevenir e exercer nossa responsabilidade social, pelo bem de todos e da nossa própria consciência.
A minha situação, especificamente, é complicada em virtude do meu trabalho, já que não posso correr o risco de estender minha ausência além do período da viagem por motivo da gripe ou de qualquer suspeita de gripe.
No dia 28 de junho, o Ministério da Saúde publicou nova alteração no Protocolo de manejo de casos e contato com a gripe, no qual determina, dentre outras medidas, o isolamento, inclusive, de pessoas que tenham estado próximas, na mesma aeronave, de pacientes infectados ou com suspeita de infecção. Imagina se volto num avião desses...hehehe!!!
Ainda não tenho nenhuma decisão formada sobre a minha viagem, mas em função de tudo que aqui expus e pela nossa saúde própria e dos nossos vizinhos, rezo com afinco para que a situação na Argentina sofra uma reviravolta (positiva). Se as coisas piorarem, acho que só verei neve ano que vem...:(

Cristiano
01-07-2009, 11:42
Eu vou no final de agosto, não pretendo cancelar a não ser que piore muito a situação por lá.
Tem um ponto que não estão comentando muito... mas a gripe está se alastrando bastante aqui no Brasil também... Moro em São Paulo (maioria dos casos até agora) e alguns conhecidos já pegaram. Fora os que não sabem se pegaram ou não. Um conhecido fez o exame no Einstein há 7 dias (ele tinha viajado pros EUA), deu negativo pra gripe normal. Deram o Tamiflu, ele tomou dois dias, e o resultado do exame pra "gripe suína" nunca saiu. Era pra sair no dia seguinte, até hoje não saiu. Ele está bem, mas não sabe se teve a gripe ou não (ele acha que teve, tanto que respeitou o período de isomento). No laboratório dizem que tem 400 exames por dia pra processar e eles não tem infraestrutura pra processar isso. Isso porque é no Einstein...
Resumindo, a Argentina é uma zona, mas aqui não fica muito longe... Acho que em relação à essa gripe, a Argentina é o Brasil amanhã... Teremos muito mais casos, vai morrer mais gente e etc. Assim como morre gente de gripe normal, só que isso não é noticiado.
O jeito é tomar todas as precauções já mencionadas. Só cancelo minha viagem se aqui estiver tudo tranquilo aqui e lá tiver piorado....

SchildVB
01-07-2009, 12:58
Meus planos não estão indo bem...além de todos o problemas de minha mudança á São Paulo e minha viagem á Bariloche-Chapelco,aparece essa gripe.Pior é que daqui uns 14 dias,a situação em São Paulo não vai estar muito longe da de BA hoje.
abrs

quadros
01-07-2009, 14:07
Algumas pessoas tem falado aqui da probabilidade de pegar gripe e questionando se a gripe A/H1N1 não seria apenas mais uma gripe.

Segue o que disse o Ministro da Saúde de Buenos Aires (o equivalente a um secretário estadual de saúde):

"El 5% de los casos por la enfermedad se complica", dijo el ministro Zin.
En una conferencia con el gobernador, advirtió que habrá un pico por
la gripe A la semana próxima; insisten en recomendar que los chicos
eviten ir a lugares de concurrencia masiva durante las vacaciones de
invierno.

Então, de cada 100 pessoas que pegam a gripe, 5 ficam mal. Mas tem mais:

En una conferencia de prensa conjunta, Zin precisó que 1 de cada 3 pacientes infectados por el virus, dentro de ese 5 por ciento, requiere de una internación en terapia intensiva.

Ou seja, de 100 pessoas que pegam a gripe, 1 ou 2 precisam ir pra UTI!
Talvez isto explique a mortalidade na Argentina...
Se 17 de cada mil pessoas gripadas precisam de UTI, provavelmente não há leitos suficientes.

http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1145638&pid=6783670&toi=6256

Sérgio Monte
01-07-2009, 15:23
Pessoal eu tambem me encontro na mesma situação que muitos aqui, sou louco por neve, adoro snowboard e tambem estou esperando minha viagem para bariloche que seria ou será no dia 15 de julho contando as horas, porem no meu caso o grande problema da gripe é:

1- eu iria passar 10 dias em bariloche, os hospitais la pelo que me informem não são tao preparados caso a situação piore muito
2- eu aluguei 1 chale pra 4 pessoas das quais 2 ja desistiram e caso algum de nos 4 pegasse a gripe como ia ser? os 4 no mesmo chale um com medo de ficar perto do outro mesmo sem saber se é realmente gripe normal ou suina. Como ia ser dentro do carro? todo mundo com a cabeça do lado de fora da janela? hahaha
3 - Qual de nos 4 iria querer ficar dentro do quarto isolado de todos os outros e deixar de esquiar? pq eu mesmo so iria ficar no chale se nao me aguentasse de pé.
4 - a familia e os pais todo mundo fazendo pressão para não ir
5 - A midia brasileira que pra mim foi quem detonou tudo
6 - O psicologico das pessoas que iam ficar com medo de ir em qualquer lugar achando que vai ficar gripada, termina ficando gripado apenas com o psicologico.

E nessa semana também não sei vcs acompanharam, mais eu vi dizer que angelica foi gravar um programa chamado estrelas em bariloche e o apresentador Andre marques do video show que estava sendo entrevistado por ela passou apenas 2 dias em bariloche e voltou GRIPADO!
ai ja começa a globo de novo a sensasionilizar o caso!

vou esperar mais 1 semana para ver como fica a situação na argentina caso contrario tambem teria que cancelar.

SchildVB
01-07-2009, 16:18
Pessoal eu tambem me encontro na mesma situação que muitos aqui, sou louco por neve, adoro snowboard e tambem estou esperando minha viagem para bariloche que seria ou será no dia 15 de julho contando as horas, porem no meu caso o grande problema da gripe é:

1- eu iria passar 10 dias em bariloche, os hospitais la pelo que me informem não são tao preparados caso a situação piore muito
2- eu aluguei 1 chale pra 4 pessoas das quais 2 ja desistiram e caso algum de nos 4 pegasse a gripe como ia ser? os 4 no mesmo chale um com medo de ficar perto do outro mesmo sem saber se é realmente gripe normal ou suina. Como ia ser dentro do carro? todo mundo com a cabeça do lado de fora da janela? hahaha
3 - Qual de nos 4 iria querer ficar dentro do quarto isolado de todos os outros e deixar de esquiar? pq eu mesmo so iria ficar no chale se nao me aguentasse de pé.
4 - a familia e os pais todo mundo fazendo pressão para não ir
5 - A midia brasileira que pra mim foi quem detonou tudo
6 - O psicologico das pessoas que iam ficar com medo de ir em qualquer lugar achando que vai ficar gripada, termina ficando gripado apenas com o psicologico.

E nessa semana também não sei vcs acompanharam, mais eu vi dizer que angelica foi gravar um programa chamado estrelas em bariloche e o apresentador Andre marques do video show que estava sendo entrevistado por ela passou apenas 2 dias em bariloche e voltou GRIPADO!
ai ja começa a globo de novo a sensasionilizar o caso!

vou esperar mais 1 semana para ver como fica a situação na argentina caso contrario tambem teria que cancelar.

Sérgio,também irei por esses dias(ainda não fechei)
Tomara que ele não teja pegado a gripe em Bariloche,porque senão...
QUE O SUL DA ARGENTINA SE TORNE NUMA ILHA ANTI-H1N1

SchildVB
01-07-2009, 16:23
Galera,
o maior fluxo de porteños em Bariloche é em agosto mesmo?

luiseduardo
01-07-2009, 16:37
POIS É,

Os grandes PORCOS desta historia, foi o Casal K, q não vale o VIRUS q respira, e que escondeu, escamoteou, disfarçou, mentiu, tudo para ganhar as eleiçoes , mas acabou tomando um FERRO e perdendo as eleiçoes.
A ministra-secretaria, sei la, Graciela Ocuna, pediu demissão, BAs foi decretado em estado de EMERGENCIA, ferias antecipadas nos colegios e nas faculdades e a maior mortalidade proporcional de todos os paises.
Quem achava catastrofismo, dá uma olhada no LANACION, pela internet e veja bem o que é catastrofe.

Não tenho duvida q a gripe vai chegar aqui, e já chegou no RIO e em SP, basta ver que a escola Parque no RIO deu feriado etc...

- É a gripe PORCO SAI-NEY !!
SAI-NEY !!!!!!
SAI !!!!!!!!!!
Sai desta Pocilga (Congreso) !!

O problema maior, é que em Bariloche, por exemplo, vem aquelas hordas de estudantes secundarios, comemorando a formatura e a maioria vem de onibus de todos os cantos do País.
Imagina 20 horas dentro de um onibus, aquela friaca la fora, e uma molecada com aqueles moletons, assoando o nariz na manga, e ACOSTUMBRADOS, a tomas DOIS BANHOS....POR SEMANA !!!??

-MADRECITA DE DIOS.!!!!!!!

Eu , A NIVEL DE EU MESMO, como diria SEU CREIISSONN, vou pro Chile, e vou andar no aeroporto de mascara, pagando mico, afinal de contas ninguem me conhece lá mesmo !!hehehe
Mais Hipocondriaco q o Howard hughes, só q bem mais pobre.....

Por outro lado, as nevascas este ano, vão estar clássicas, e sem CROWD, nas filas, é o lado Bom !!!

Se BEM QUE , lembrando bem, qdo houve as 2 bombas em Bali, o TURISMo da ilha quase faliu, com hoteis ,restaurantes e lojas as moscas, de dar dó nos Balineses...
Ai EU tive uma ideia GENIAL :
-VOU pra Bali, q este ano vai estar vazio( o Crowd a cada ano esta mais insuportavel), os gringos se cagando de medo do BIN LADEN.......
RESULTADO;
- TODOS os surfistas do mundo ( esse bando de doidões, desocupados, safados, drogados e sem vergonhas), tiveram a mesma ideia !!!
- CAR@%&*##*LHO !!!!! PUTZ.......

A Ilha às moscas e dentro d'agua uma multidão !!!!!

É o que eu sempre digo;

-de onde se menos espera, é dai q não vem coisa nenhuma !!!

-Há males que vem.........PRA TE FUDER !!!!!

GRANDE ABRA..A...A...AAATCHIIMMMMM
SNIFF...SNIFFF

marciocerq
01-07-2009, 16:55
kkkkkkkkkkkkkkk.

Boa Luiz...excelente.

Porra tu falou da Indo, e eu tava justamente lendo um email do meu cunhado, safado ta em Macarronis, Mentawai... oooooo inveja (da boa) !!!

E eu tb a nivel de eu mesmo, vou pra Chapelco com gripe ou sem gripe, nem queu precise usar mascara full time.

abs

DAVE MACKNIGHT
01-07-2009, 17:47
pois é,

os grandes porcos desta historia, foi o casal k, q não vale o virus q respira, e que escondeu, escamoteou, disfarçou, mentiu, tudo para ganhar as eleiçoes , mas acabou tomando um ferro e perdendo as eleiçoes.
A ministra-secretaria, sei la, graciela ocuna, pediu demissão, bas foi decretado em estado de emergencia, ferias antecipadas nos colegios e nas faculdades e a maior mortalidade proporcional de todos os paises.
Quem achava catastrofismo, dá uma olhada no lanacion, pela internet e veja bem o que é catastrofe.

Não tenho duvida q a gripe vai chegar aqui, e já chegou no rio e em sp, basta ver que a escola parque no rio deu feriado etc...

- é a gripe porco sai-ney !!
Sai-ney !!!!!!
Sai !!!!!!!!!!
Sai desta pocilga (congreso) !!

O problema maior, é que em bariloche, por exemplo, vem aquelas hordas de estudantes secundarios, comemorando a formatura e a maioria vem de onibus de todos os cantos do país.
Imagina 20 horas dentro de um onibus, aquela friaca la fora, e uma molecada com aqueles moletons, assoando o nariz na manga, e acostumbrados, a tomas dois banhos....por semana !!!??

-madrecita de dios.!!!!!!!

Eu , a nivel de eu mesmo, como diria seu creiissonn, vou pro chile, e vou andar no aeroporto de mascara, pagando mico, afinal de contas ninguem me conhece lá mesmo !!hehehe
mais hipocondriaco q o howard hughes, só q bem mais pobre.....

Por outro lado, as nevascas este ano, vão estar clássicas, e sem crowd, nas filas, é o lado bom !!!

Se bem que , lembrando bem, qdo houve as 2 bombas em bali, o turismo da ilha quase faliu, com hoteis ,restaurantes e lojas as moscas, de dar dó nos balineses...
Ai eu tive uma ideia genial :
-vou pra bali, q este ano vai estar vazio( o crowd a cada ano esta mais insuportavel), os gringos se cagando de medo do bin laden.......
Resultado;
- todos os surfistas do mundo ( esse bando de doidões, desocupados, safados, drogados e sem vergonhas), tiveram a mesma ideia !!!
- car@%&*##*lho !!!!! Putz.......

A ilha às moscas e dentro d'agua uma multidão !!!!!

é o que eu sempre digo;

-de onde se menos espera, é dai q não vem coisa nenhuma !!!

-há males que vem.........pra te fuder !!!!!

Grande abra..a...a...aaatchiimmmmm
sniff...snifff

luiz, falou td !!! Rs rs rs

mto bom !!!!

Com gripe, sem gripe, com crise, sem crise, com ou sem sarney, em setembro eu to em chapelco pronto !!!

Não vou ficar no rio esperando a gripe....

Vlw,

jmbarros12
01-07-2009, 18:01
Eu estou realmente impressionado com o poder da mídia em influenciar de forma tão severa a opinião das pessoas com relação a este assunto.

Como eu já disse no post anterior (voltei de Buenos Aires faz 1 semana), e como o Guarda também disse, a vida em Buenos Aires segue normal. O fato do número de casos ser propocionalmente maior do que em outros países está ligado ao fato da Argentina, como vários países da América do Sul, estar entrando na estação do inverno, com temperaturas baixas, o que facilita a transmissão do vírus.

O número de óbitos na Argentina também não pode ser interpretado como aumento de periculosidade do vírus. Eu acho que isto está muito mais relacionado ao tamanho da faixa da classe social mais baixa de lá, que é maior proporcionalmente do que no Brasil, Chile, México e EUA. Das 26 pessoas que morreram, aposto que mais de 20 eram pessoas que praticamente não tinham condições financeiras de bancar o tratamento, que é muito simples, por sinal.

Graças a Deus todos aqui fazem parte de uma classe privilegiada, bem informada, que tomarão todas as precauções e com certeza evitarão a contaminação.

Com relação ao controle sanitário no país, a Argentina está muito mais rígida do que o Brasil, pelo menos nos aeroportos. Lá, todos os funcionários usam máscaras e todos os passageiros são obrigados a passar por uma câmera de imagem térmica. PAssageiros com febre são abordados para mais questionamentos. No Brasil, entra qualquer pessoa. Então não acredito que seja falta de comprometimento das autoridades argentinas a principal causa de existir mais casos lá.

A mídia é sensacionalista sim, a mortalidade desta gripe é de menos 0,5% e ela atingiu menos de 0,002% da população mundial.

Eu estou certo de que essa notícia daqui 2 semanas nem será mais comentada nos jornais e vai parecer que nada aconteceu. Eu não desistiria da minha viagem nunca, a não ser que houvesse fechamento das fronteiras, coisa que eu duvido que venha a acontecer.

Eu realmente acho que quem desistir de viajar por causa disso, vai acabar se arrependendo.

Sds,

João

ricvalle
01-07-2009, 18:24
Peraí,
Tá todo mundo com medo de uma gripe com cerca de 0,5% de índice de mortalidade? Pô, até pneumonia mata mais...
Aí vem o cara e fala que a gripe suína mata 5 vezes mais que a gripe comum. Uaaaaaauuuuu! Quantas pessoas vc conhece que morreram de gripe?
Calma, galera... ouçam os conselhos dos mais calmos perante a situação. Não estamos falando de um ebola, mas de uma gripezinha que praticamente todo mundo que cuida, fica bem.
Cancelar a viagem há tanto aguardada? Nem pensar.
Usemos máscaras enquanto estivermos em B.A., lavemos as mãos e desçamos as montanhas! O resto não temos como controlar.
abs,
Ricardo

jmbarros12
01-07-2009, 18:27
Peraí,
Usemos máscaras enquanto estivermos em B.A., lavemos as mãos e desçamos as montanhas! O resto não temos como controlar.

Ricardo, resumiu de forma perfeita.

Abs,

João

Ivan314
01-07-2009, 18:56
Peraí,
Tá todo mundo com medo de uma gripe com cerca de 0,5% de índice de mortalidade? Pô, até pneumonia mata mais...

Deixa eu fazer uma continha:

O fórum diz que temos 1749 membros, dos quais 271 ativos.

Ou seja, perderemos 8.7 membros, dos quais 1.3 ativos.

Não acredite na história que é só velhinho que morre. De http://en.wikipedia.org/wiki/2009_flu_pandemic :"...the deaths from the illness have primarily been young, healthy adults". Isso porque o pessoal de antes de 1957 ainda tem imunidade aquirida na gripe da época. E note que temos óbitos aqui de gente nova.

Bom, é claro que espero que ninguém morra. Mas não espero que não venhamos a contrair a gripe; ela já está fora de controle, e é só uma questão de tempo. Mas há quem afirme que o número de infectados é muito maior que o divulgado, até pela dificuldade de se fazer os testes, o que coloca o índice de mortalidade num patamar menor. 1 em 200 seria um inferno.

Não vou cancelar a minha ida, pelo menos por isso. Mesmo após a afirmação, no jornal de usuaia, que eles são o ponto com mais casos da argentina após BAs.

SchildVB
01-07-2009, 19:01
Me desculpem,mas a forma que o assunto foi tratada pelos usuários jmbarros e ricvalle foi precipitada.
Primeiramente,a taxa de letalidade desta gripe na Argentina é maior do que 3%,diferente dos 0,5%,que é uma taxa global.
26 é um número da sexta feira passada.Segundo informações de amigos meus em BA,mais de 77 pessoas morreram,ou seja,em um final de semana,mais de 51 óbitos foram registrados(até segunda-feira).

LENDO O LA NACION,VI UMA REPORTAGEM EM QUE OS LEGISTAS DISSERAM QUE O PULMÃO SE "INCENDIOU".SENDO QUE AS TAIS VITIMAS,EM SUA MAIORIA ESMAGADORA,ESTAVAM EM PERFEITO ESTADO DE SAÚDE.

Tomara que essa falta de preocupação que atinge vocês não se reflita em mais casos.A população de BA não está levando a sério e mais e mais pessoas morrem a cada dia.

quadros
01-07-2009, 19:06
Peraí,
Aí vem o cara e fala que a gripe suína mata 5 vezes mais que a gripe comum. Uaaaaaauuuuu! Quantas pessoas vc conhece que morreram de gripe?
Calma, galera... ouçam os conselhos dos mais calmos perante a situação. Não estamos falando de um ebola, mas de uma gripezinha que praticamente todo mundo que cuida, fica bem.
abs,
Ricardo

Alguém do fórum já foi em enterro de anão?
Não?

Conclusão: os anões são imortais.

quadros
01-07-2009, 19:28
Peraí,
abs,
Ricardo

Brasil pede a Argentina informações sobre casos

Letalidade no país vizinho é de 1,64%, quatro vezes maior que taxa mundial de óbitos sobre total de casos

Lígia Formenti, BRASÍLIA

O aumento do número de casos de gripe suína no Brasil levou o Ministério da Saúde a adotar mais duas medidas. Preocupado com as taxas de mortalidade da doença acima do normal na Argentina, o governo encaminhou à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) um pedido de informações sobre a epidemia no país vizinho. Além disso, o governo vai recomendar que pacientes com quadro mais grave de gripe - mesmo aqueles que não vieram do exterior - passem a ser submetidos a testes para detecção do H1N1.

As taxas de mortalidade da gripe suína na Argentina são atualmente de 1,64% - um índice bem acima do mundial, que é de 0,4%. O porcentual preocupa por causa, principalmente, da proximidade e do grande trânsito entre os dois países.

A Argentina já é o principal local de provável infecção dos casos importados da gripe suína. Dos 680 pacientes confirmados, 235 haviam visitado recentemente aquele país. Em seguida, EUA, com 81 casos, e Chile, com 33.

O diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirma que as altas taxas de morte podem ter três causas. Um colapso no atendimento hospitalar daquele país, um número ainda falho na detecção de casos ou, o mais preocupante, a mutação do vírus. "Somente esse terceiro aspecto poderia trazer alguma influência para o Brasil", afirmou Hage. "Mas não há nada, nenhum indício que mostre que lá o vírus sofreu uma mutação." Com o pedido de informações à Opas, encaminhado quinta-feira, o Brasil quer ter certeza de que esse risco está descartado.

MAIS 55 CASOS

O Ministério da Saúde confirmou mais 55 casos da gripe, 45 deles no Rio Grande do Sul. Os outros casos são de Piauí (3), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Distrito Federal (1), Paraná (1) e Sergipe (1). O total é de 680.

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre anunciou que vai atender pacientes com suspeita de gripe em duas barracas cedidas pela Aeronáutica a partir de hoje, 24 horas por dia. E exames comprovaram que a causa da morte de um engenheiro mecânico americano de 58 anos, ocorrida na sexta, em um hospital em Montenegro, não está associada à gripe suína.

Em Minas, três escolas suspenderam as aulas, afetando mais de 3 mil alunos. Em Brasília, foi diagnosticado o primeiro caso no Congresso, o de uma funcionária da presidência da Câmara. Ela esteve na Argentina.

COLABORARAM DENISE MADUEÑO, ELDER OGLIARI e IVANA MOREIRA

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090701/not_imp395764,0.php

Ivan314
01-07-2009, 19:59
Alguém do fórum já foi em enterro de anão?
Não?

Conclusão: os anões são imortais.

Não são não:
http://www.youtube.com/watch?v=jn5caolNgmo

Essa taxa ridiculamente alta de mortalidade na Argentina deve estar associada à uma detecção deficiente dos contaminados. Ou isso, ou o influenza-A não gosta de argentino. Mas se a taxa for mesmo 1.6%, estamos fludi...

quadros
01-07-2009, 20:25
Eu estou realmente impressionado com o poder da mídia em influenciar de forma tão severa a opinião das pessoas com relação a este assunto.

Como eu já disse no post anterior (voltei de Buenos Aires faz 1 semana), e como o Guarda também disse, a vida em Buenos Aires segue normal.
.....
Sds,

João

Tem razão, há uma semana só se falava nas eleições...

Entra no site tn.com.ar (do grupo Clarín) e assiste ao vivo a normalidade da vida em Buenos Aires.

http://www.tn.com.ar/

marciocerq
01-07-2009, 22:29
Iiiiiiiiiiiiiii ja vi que vai começar a confusao...

Relaxa aí minha banca...

Legal manter informacoes de como esta as condicoes e de quem ja foi ou ta lá....mas....

Todo mundo ja ta sabendo dos riscos...vai quem quer...quem cancelar a trip, paciencia....outras virão.

Eu por exemplo so desisto de ir se o Rauen voltar...NEM VA SENAO VAI SE F...

abs

fkm
01-07-2009, 22:42
POXXAA!!!,

Acho bom ser informado sobre vários assuntos, mas viver da mídia não dá! Ainda mais quando se trata de brasil, sensacionalista pacas, falam e desfalam como se não houvessem falado nada. Mas é bom ver com mais calma, antes de sair reproduzindo tudo que viu, achando que é verdade inconteste.

COM GRIPE OU SEM GRIPE, EU VOU.

Tanara
02-07-2009, 02:01
:(Saiu na imprensa argentina que 85% dos vírus de gripe circulantes na Argentina é do tipo A! Também estão destinando uma super verba para contenção da epidemia, o que é uma boa notícia, tomara venha a tempo para todos nós!! Minha viagem para Chapelco no início de agosto está totalmente organizada, mas confesso que a decisão de mantê-la ou cancelá-la ficará para mais adiante, conforme o andar da carruagem...:confused:

luiseduardo
02-07-2009, 02:22
É isso mesmo Quadros,
Neguinho tá confundindo um pouquinho de macarrão ,
com um porrão de macaquinho !!

Tenho acompanhado tambem atraves do Lanacion, que é o melhor e mais respeitado jornal do país,e outros sites também.
A mortalidade esta em 1,64%, enquanto no Mexico foi de 1,38% e nos EUA 0,80 %. A gripe se complica em 5% dos casos .
A razão é simples e obvia, fora as 3 hipoteses que vc colocou.
O Governo Kirchner tentou manter debaixo do tapete, da mesma maneira que a dengue matou absurdamente na Argentina.
A tal da Graciela Ocuna , pediu demissaõ porque ela queria combater a dengue com força e a Febre suina também, inclusive achou que deveria ser adiada as eleições.Ela foi voto vencido, e o governo Kirchner jogou tudo nestas eleições e perdeu.
A saude esta um caos, porque ele negligenciou numa hora errada, era para ter tido um comportamento responsavel, e se antecipado a pandemia, mesmo sendo eleições.

Quem voltou da argentina a 2 semanas atras, pode estar certo , q se for hoje ou daqui a uma semana, a situação estara outra.
A oposição esta entrando na justiça para processar o governo por causa do exagero de mortes, e se fala sim, em 77 mortes !!
A maior mortalidade do mundo !!!!!
Não adianta dizer que vai chegar uma "marolinha" ....
.....quando o mar recuar, corre e sobe no morro....

Dizem que o OTIMISTA é um pessimista MAl informado !!

É que nem a estoria do cara que se jogou do 100° andar ;
Lá pelas tantas, quando estava passando pelo 50 ° andar ,ele pensou;
- Até aqui, TUDO BEM !!!

Eu vou pra neve sim, a não ser q radicalize de uma maneira absurda, que as proximas 3 semanas vão nos demonstrar. Eles acreditam q o pico vai ser nas proximas 2 semanas.

Alugar um carro pode fazer uma boa diferença, no risco de aglomerações.

Quem for, vale a pena, tomar todas as precauções que estamos falando, mascara e gel, e se possivel evitar aglomerações tipo estação de trem, de onibus, se possivel.

No mais, pelo menos uma boa noticia;

- O VIRUS chegou em Brasilia, no congresso, agora é torcer para que ali a mortalidade chegue a 99 % !!!!!!!!!!!!

Abraços,

"Em terra de cego, quem tem um olho , é caolho!!!
Pode até ser REI, mas é caolho !!

luiseduardo
02-07-2009, 02:29
Alias, uma gripe que tem um remedio com nome de ;

TAMIFLU !!!

ou seria tamu fu......:confused:

tyola
02-07-2009, 11:31
30/6/2009 - La Organización Mundial de la Salud recomienda no limitar los viajes, sugiriendo adoptar medidas simples de prevención”
Amigo Turista , San Martín de los Andes está preparado para la gripe “A”
Si está pensando en sus vacaciones , sepa que todos los organismos de salud , turísticos, de transportes, de seguridad y educativos, están trabajando en forma de red para la prevención y tratamiento de la Gripe A.

El personal turístico de contacto: choferes y guías e informantes turísticos, personal de hotelería y gastronomía, fue instruído con las medidas usuales de prevención , así como la manera de actuar ante una persona con síntomas y su caracterización como casos sospechosos.

Seguiremos atentos para que, en su visita, disfrute a pleno de las bondades de esta tranquila y segura aldea de montaña , durante la temporada invernal 2009.

Los esperamos

Secretaría de Turismo y Desarrollo Económico
:confused:

jmbarros12
02-07-2009, 12:29
Bom, alguns vcs estão se baseando somente pela mídia, que só fala da parte ruim da história (que é o que interessa para eles), e não por relatos de quem está lá e de quem esteve recentemente lá.

Até onde pude perceber, tem gente aqui que não vai viajar e fica tocando o terror (sem informação suficiente) sobre o assunto. Se vcs estivessem sendo obrigados a ir, até entenderia, mas não estão. O único motivo que vejo para fazerem isso é para fazer os outros desistirem de suas viagens. Acho isso bem desagradável para falar a verdade.

Daniel_cps
02-07-2009, 14:56
eu embarco hoje a noite

UHUL !!!

Ushuaia la vou eu !!!

Abraços. !

fkm
02-07-2009, 15:22
Bom, alguns vcs estão se baseando somente pela mídia, que só fala da parte ruim da história (que é o que interessa para eles), e não por relatos de quem está lá e de quem esteve recentemente lá.

Até onde pude perceber, tem gente aqui que não vai viajar e fica tocando o terror (sem informação suficiente) sobre o assunto. Se vcs estivessem sendo obrigados a ir, até entenderia, mas não estão. O único motivo que vejo para fazerem isso é para fazer os outros desistirem de suas viagens. Acho isso bem desagradável para falar a verdade.

Falo e disse! Faço das suas palavras as minhas!

quadros
02-07-2009, 15:24

Da minha parte, estou com a viagem para Chapelco comprada e adiada por tempo indeterminado.

Não sei o que seria um fonte de informações confiável: Turistas que passaram alguns dias na Argentina? Pessoas que estão lá agora e trabalham com turismo?

Como médico acho importante que as pessoas estejam bem informadas sobre os riscos ao quais os viajantes podem se expor (e também expor todas as outras pessoas com quem têm contato).

Procuro sempre informações em grandes jornais argentinos com sites na internet, como Clarin e La Nacion. Qual interesse teriam esses jornais em mostrar apenas "a parte ruim da história"?

Alguns fatos incontestáveis:

1) Hoje não existe o vírus da gripe A circulando no Brasil (embora não existam garantias que isto não venha a ocorrer). Até o momento todas as pessoas que tiveram diagnóstico de gripe A no Brasil ou tinham viajado ou tiveram contato com alguém que viajou. A virose que está ocorrendo aqui neste inverno é outra, que provoca diarréia.

2) Estão ocorrendo mortes por gripe A na Argentina num freqüência muito maior do que a esperada (45 até hoie, oficialmente), inclusive em pessoas jovens, que não caracterizariam o grupo de maior risco. Não quer dizer obrigatoriamente que tenha ocorrido uma mutação do vírus, a conduta médica lá era só dar oseltamivir para os casos mais graves, ao invés de medicar no início dos sintomas. Já morreram duas gestantes e existe pelo menos uma em coma na UTI, motivo pelo qual o governo da Argentina orientou todas as gestantes (assim como todas as crianças) a evitarem sair de casa. Qual seria o interesse do governo argentino em tomar estas medidas?

3) Quem esteve na Argentina antes das eleições não ouvia falar da gripe, embora a ministra da saúde que pediu demissão esta semana tivesse sugerido cancelar as eleições. As pessoas não estavam orientadas a se precaver, o que pode ter colaborado para a disseminação do vírus.

Será que existe interesse agora em fazer alarde ou a situação estava sendo acobertada antes?

Lembrando que o número de casos ainda está em curva ascendente (ou seja, aumentando a cada dia) e quem eventualmente adoecer na Argentina vai enfrentar hospitais lotados (em Buenos Aires) ou mal aparelhados (nas pequenas cidades).

Eu adoro a Argentina e com o Real valendo quase 2 pesos seria ótimo viajar agora, mas...

Para quem quiser viajar não há nenhum tipo de proibição, apenas recomendações. Certamente quem for vai encontrar as pistas mais vazias (exceto se os estudantes em férias resolverem ir esquiar!)

tyola
02-07-2009, 19:46

Desculpe mais eu nao concordo com vc , eu vou pro Chile e depois pra Argentina ,tenho 52 anos , faço snowboard a mais ou menos uns vinte e poucos anos , antes de ser modinha ,aqui ninguem ta afim de fazer os outros desistirem de viajar , so estamos trocando info , agora tem 2 ou mais medicos aqui dando conselhos , entao nao devemos escutar????? nada pessoal, eu vou de qualquer jeito , nunca fiquei sem esquiar depois que comecei, agora neguinho que vende pacote querer flar que ta tudo normal na Argentina???? ou é trouxa ou ta achando que os outros sao.. Argentina normal ja é lastimavel, imagine agora , é bom ler o que o Quadros ta escrevendo pq é medico e sabe 1 pouquinho mais que os que tem , sim , interesse em vender pacote , é isso aew.

parolin
02-07-2009, 20:44
A decisão de viajar é de cada um. O que a sociedade e os médicos em geral esperam eh que as pessoas que viajarem saibam exatamente o tamanho do risco que correm e exatamente como se previnir.

Por exemplo, para o pessoal que vai viajar em família para locais como Bariloche.
Para comer vc tem que ir em restaurantes, que são sempre locais pequenos e aconchegantes, com calor humano e janelas fechadas ja que está muito frio lá fora. Seria o lugar ideal para ocorrer disseminação do vírus, e as pessoas teriam que usar máscaras num local assim. Mas como você vai usar máscaras para comer????? Já numa montanha eu acho diferente. Tem esses bares de montanha, com mesinhas pra fora, geralmente venta bastante, é um local bem mais seguro...

Independente das discussões que ocorram aqui, podem anotar o que eu vou dizer: Ao final de julho nossos casos terão explodido.. Acho que 5X o número atual é uma estimativa razoável, otimista na verdade, já que doenças infecto-contagiosas como influenza tem uma progressão geométrica do número de casos.

Não posso prever como a doença se comportará, mais ou menos letal .. Mas posso dizê-los que um grande número de acometidos irá lotar os serviços de saúde que já eram lotados normalmente. Todas as amostras são enviadas para análise no Instituo Adolfo Lutz em São Paulo, que provavelmente JÁ não está dando conta do recado. Agora é inverno então teremos a influenza normal e com o aumento no número de casos, e com uns poucos relatos confirmados de contágio dentro do país (supermercado, baladas, hospitais) a população toda vai querer ser testada, mas 95% na verdade terão influenza comum. Isso vai causar uma confusão enooorme.

Obvio que somos +-200 membros ativos no forum, mas somos pessoas que provavelmente conversam com muitas outras pessoas que viajam pra paises como argentina e chile. E acho que é nossa função repassar as informações verdadeiras adiante e a forma de se proteger. Por que, afinal, quem é que consulta um médico antes de viajar??? Ninguém. E fala sério, o Dr. Bacteria na tevê é só propaganda institucional para acalmar a população e dizer que o Brasil está preparado. Pois não está.

Eu vou viajar, e a maioria de vocês também. Apenas tomem cuidado, saibam que o problema existe, pois esse é o primeiro passo para saná-lo. Lavem as mãos sempre que virem uma torneira ou um banheiro, evite coçar os olhos, boca e nariz. Cubra o nariz com um lenço quando espirrar e jogue o lenço fora!!! Lave as mãos novamente. Usem máscaras o máximo possível de tempo. Se puderem evitem aglomerações e locais fechados.

São medidas básicas de higiene, não é nada de mais. Só temos que nos esforçar para segui-las a risca.

luiseduardo
02-07-2009, 20:50
Assino embaixo Tyola.
Eu ainda to garoto, só 44 anos, mas de surf só 31 anos pelo planeta.
Agora de snow, é a terceira temporada, os ultimos dois anos só Argentina (la Hoya/bariloche/bayo/chapelco/caviahue),e adoro ir a Buennos Aires e gosto muito da cidade de San Martin/chapleco.
Agora to indo na tua onda e partindo dia 21 de agosto pra Chillan, uma semana e depois Santiago(3 valles)
Não to querendo aterrorizar ninguem até porque eu vou, to com passagem comprada, mas to avido por informações de quem sabe e não tem interesse, como o Quadros que é médico, e o Parolin que é infectologista.
-To sêco pra pegar qualquer uma das 3 marias, em CHILLan,he he he.

Agora, só quem acredita em gente como o LULA, ou os Kirchner,ou o CHAVEZ,
que cai em conversa de complo da midia, da imprensa.

Na venezuela o Chavez fechou a TV e o jornal contra ele, na Argentina os KIRCHNER tão em guerra contra o Lanacion e o Clarin, que baixam o pau neles, e aqui o MULA, quero dizer o LULA, diz que a Imprensa so fala das coisas ruins, e nunca das coisas boas que ele faz. Quais ? É muito conhaque DREHER na cabeça.
E defende ,dirceu, mensalão, delubio, jader barbalho, SARNEY e fala;
-nossa eu não sabia de nada ???!!!!

ELE NÃO SABE DE NADA PORQUE NÃO LÊ !!!!!!!!!!!!!!
Por isso que ele tem quase 80 % de aprovação, porque só uns 20 % do país tem ensino superior, assina jornais, tem acesso a internet ,lê e se informa de TUDO !!!

Agora achar que é complô da midia ? o VIRUS ??????
Culpa da CIA ????:confused:
só falta o Brizola levantar do tumulo, pra falar das "perdas internacionais "....

Que venham as nevascas................

SchildVB
02-07-2009, 21:44
Desculpe mais eu nao concordo com vc , eu vou pro Chile e depois pra Argentina ,tenho 52 anos , faço snowboard a mais ou menos uns vinte e poucos anos , antes de ser modinha ,aqui ninguem ta afim de fazer os outros desistirem de viajar , so estamos trocando info , agora tem 2 ou mais medicos aqui dando conselhos , entao nao devemos escutar????? nada pessoal, eu vou de qualquer jeito , nunca fiquei sem esquiar depois que comecei, agora neguinho que vende pacote querer flar que ta tudo normal na Argentina???? ou é trouxa ou ta achando que os outros sao.. Argentina normal ja é lastimavel, imagine agora , é bom ler o que o Quadros ta escrevendo pq é medico e sabe 1 pouquinho mais que os que tem , sim , interesse em vender pacote , é isso aew.

Pô Tyola,queria que o meu pai fosse igual você!ele tem 57 anos mas não é aficcionado em snow...o importante é que ele é gente boa haha.

SchildVB
02-07-2009, 22:11

Entrei neste forum para esclarecer minhas duvidas,falar da minha paixão pelo snowboard e também para ajudar a essa galera que me ajuda tanto.É por isso que todo santo dia eu entro em portais como:Reuters,La Nacion,Clarin(até sites do leste europeu)Discuto com amigos meus que trabalham na aerea da medicina...faço o que posso para ser útil aqui no snowbrasil.
Vou fechar minha viagem essa semana,não há uma explicação para espalhar panico pelo forum.
Agora,tu cai de paraquedas aqui e começa a falar que a gripe é fraca e que todos os membros empenhados em informar sobre a realidade por trás deste virus estão espalhando panico apenas para fazer as pessoas desistirem de suas snowtrips é inaceitavel.
Quando tu parar de ler G1 e ver o Temporão falando que isso é uma gripinha de nada,venha nos criticar.

Mônica
02-07-2009, 22:32
Visando conter o contágio do virus as autoridades "Postergan para después del 21 de julio los viajes de egresados a Bariloche" (http://www.clarin.com/diario/2009/07/02/um/m-01951215.htm)!

tyola
02-07-2009, 22:49
Assino embaixo Tyola.
Eu ainda to garoto, só 44 anos, mas de surf só 31 anos pelo planeta.
Agora de snow, é a terceira temporada, os ultimos dois anos só Argentina (la Hoya/bariloche/bayo/chapelco/caviahue),e adoro ir a Buennos Aires e gosto muito da cidade de San Martin/chapleco.
Agora to indo na tua onda e partindo dia 21 de agosto pra Chillan, uma semana e depois Santiago(3 valles)
Não to querendo aterrorizar ninguem até porque eu vou, to com passagem comprada, mas to avido por informações de quem sabe e não tem interesse, como o Quadros que é médico, e o Parolin que é infectologista.
-To sêco pra pegar qualquer uma das 3 marias, em CHILLan,he he he.

Agora, só quem acredita em gente como o LULA, ou os Kirchner,ou o CHAVEZ,
que cai em conversa de complo da midia, da imprensa.

Na venezuela o Chavez fechou a TV e o jornal contra ele, na Argentina os KIRCHNER tão em guerra contra o Lanacion e o Clarin, que baixam o pau neles, e aqui o MULA, quero dizer o LULA, diz que a Imprensa so fala das coisas ruins, e nunca das coisas boas que ele faz. Quais ? É muito conhaque DREHER na cabeça.
E defende ,dirceu, mensalão, delubio, jader barbalho, SARNEY e fala;
-nossa eu não sabia de nada ???!!!!

ELE NÃO SABE DE NADA PORQUE NÃO LÊ !!!!!!!!!!!!!!
Por isso que ele tem quase 80 % de aprovação, porque só uns 20 % do país tem ensino superior, assina jornais, tem acesso a internet ,lê e se informa de TUDO !!!

Agora achar que é complô da midia ? o VIRUS ??????
Culpa da CIA ????:confused:
só falta o Brizola levantar do tumulo, pra falar das "perdas internacionais "....

Que venham as nevascas................

Luiz Eduardo , vc nao vai se arrepender de conhecer Chillan , eu adoro , com ou sem gripe eu vou , fico la nas cabanas ate o dia 28 de Agosto, tem 1 filmagen pra fazer da ESPN do dia 12 ao 22 , vamo dropar umas , conheço uns picos alucinantes..........

Josué
03-07-2009, 11:22
Hoje, ou no inicio da semana que vem pretendo consultar o pediatra de minha filha sobre a opinião dele a respeito dessa situação toda. A esposa dele é pneumologista infantil e, há uns vinte ou trinta dias fiz uma consulta com minha filha e tratamos especificamente desse assunto. Naquele momento a pneumo não restringiu a viagem da Mariana (05 anos), mas claro, sugeriu as condutas de prevenção costumeiras. Ela própria estava retornando do Chile e eles pretendem voltar para o Valle agora em julho, pois também esquiam.

Evidentemente que cada situação deve ser vista de modo particular, mas se eu obtiver informações interessantes para os demais foreiros vou postar aqui para conhecimento de todos.

Que a força esteja conosco, ou melhor, que a força esteja com nosso sistema imunológico, hehehehe

DiogoSnow
03-07-2009, 11:56
Pessoal,

Segue um breve relato de um amigo meu que está em BA desde quarta e vai ficar por lá até terça:

"O pessoal não esta nem ligando para essa gripe..as unicas pessoas que estao usando mascara são brasileiros..eles ainda chegam com mascara mas logo tiram..não esta nada disso que a midia esta comentando..aqui esta tudo normal!! As ruas estão todas lotadas, inclusive os shoppings, tudo esta normal!"

Que a gripe existe e que devemos tomar os cuidados necessários acho que não tem mais discussão, o que eu acho é que devemos seguir nossas vidas normalmente e acabar com esse pânico desnecessário.

A gripe já chegou no Brasil e a partir de agora só vão aumentar os casos de pessoas infectadas pelo vírus, portanto ao meu ver essa recomendação de não viajar para países infectados que serviria para não alastrar o vírus não tem mais fundamento.

Estou indo pra Ushuaia do dia 02/08 até 13/08 e agora to mais preocupado com a previsão de neve que por enquanto lá me parece que ta bem fraco do que com a gripe!

Boa viagem pros que vão e pros que ficam eu recomendo pensar novamente na possibilidade de ir!!

Abraço

Mauro
03-07-2009, 12:52
Galera,
Faco coro com os que acham que nao eh motivo pra panico, mas devemos ter extremo cuidado. evitar os lugares cheios (bom que eh mais tempo de snow - hehehe), alcool em gel, lavar sempre as maos, levar uma mascara no bolso em caso de necessidade, alugar carro, etc...
Ainda nao fechei minha trip, mas penso em 3 valles no inicio - meio de agosto. Confio muito, mas MUITO mais no chile que na argentina, em tudo. Nao sei se iria tao tranquilo pra Hermanolandia!
segue uma noticiazinha global... hehehe

Gripe Suína: famosos estão em quarentena
André Marques é diagnosticado com gripe suína

AgNews
Na quinta-feira (2), André Marques foi diagnosticado com gripe suína. O apresentador do "Vídeo Show" contraiu o vírus enquanto estava na Argentina, participando do programa "Estrelas". Além dele, outros artistas da Globo estão em quarentena.
Angélica, Reynaldo Gianecchini e Dudu Azevedo também estavam nas gravações do programa, em Bariloche. Eles estão isolados por recomendações médicas.
Segundo o jornal "O Dia", a Rede Globo declarou que está tomando todas as providências de acordo com o Ministério da Saúde. Todos os profissionais e artistas sujeitos à doença ficarão em quarentena.
Luciano Huck, marido de Angélica, e seus filhos, Joaquim e Benício, também viajaram para o país e estão em observação.
O vírus da gripe pode permanecer no organismo até 7 dias para adultos e 14 para crianças. Ana Maria Braga, que já completou uma semana desde que voltou da Argentina, não precisou ficar em quarentena.
Há suspeita de que outros artistas possam estar isolados em casa, mas a Globo afirmou que não vai divulgar.
Fiorella Matheis, que apresenta o "Video Show" com André Marques e esteve com o colega na segunda-feira (29) também corre o risco ter contraído a doença.

Josué
03-07-2009, 13:23
Pessoal.
Acabei de conversar com o pediatra da minha filha e como prometi vou colocar aqui exatamente o que me foi colocado por ele. Peço, apenas, que os que não concordarem com a opinião dele, respeitem-na. Eu próprio não a considero definitiva e ainda mantenho minhas dúvidas sobre manter ou não a viagem. Aliás, vou esclarecer que minhas dúvidas são um pouquinho diferentes das da maioria, pois elas se restringem à minha filha. Se não fosse por ela eu nem cogitaria de adiar/cancelar a viagem.

Bom, em síntese, como pediatra da minha filha de 05 anos ele não desaconselha, neste momento, a viagem que está marcada para 07 de agosto. Ele já foi procurado por outros pais e, entende que o índice de infecção e mortalidade da Gripe A não difere da gripe comum e que a resposta seria a mesma se ano passado eu tivesse feito essa indagação, ou seja, ele entende que não há razão para uma paranóia generalizada.

Ele considera que o acumulo de noticias e informações que agora vieram como uma avalanche está contribuindo para as pessoas ficarem um pouco mais preocupadas do que o normal. As medidas que estão sendo tomadas na Argentina já deveriam ter sido implementadas antes, de modo mais suave. Como não fizeram, agora vem tudo junto e dá uma falsa impressão de caos a quem lê e acompanha.

Como esquiadores e snowboarders, ele nos diferencia um pouco dentro dos riscos de contagio, pois nossa atividade é feita preponderantemente ao ar livre. Diferente, por exemplo de passar uma semana cultural ou de shopping em Buenos Aires, onde estatisticamente o risco de contágio aumenta pela presença permanente em ambientes fechados.

Mas, claro, recomenda cautela e muita atenção aos eventuais sintomas, bem como se informar direitinho sobre os procedimentos para atendimento no local para onde vamos e se o seguro viagem cobre esse atendimento. No avião, principalmente, ele recomenda a máscara.

A minha pergunta final para ele foi: se tu tivesse que levar um filho de 05 anos para esquiar, tu levaria? Ele respondeu que sim, que ele tem uma filha de 04 e que a levaria se fosse o caso.

Ah, sim, ele pediu para que eu mantenha contato, no mínimo mais umas duas ou três vezes antes da viagem para acompanharmos a questão.

Enfim, como eu disse antes, eu não pretendo que ninguém considere essas opiniões como definitivas, nem pretendo induzir ninguém a viajar ou deixar de fazê-lo. Apenas achei importante dividir as angustias e, por que não, uma opinião mais tranquilizadora. Quem tem criança deve consultar seus próprios médicos e decidir. Eu próprio ainda não decidi exatamente o que fazer, mas confesso que me alivia um pouco a opinião de um cara a quem eu confio a saude da minha filha desde o nascimento.

Sorte para todos.

quadros
03-07-2009, 14:26
Pessoal,

Segue um breve relato de um amigo meu que está em BA desde quarta e vai ficar por lá até terça:

"O pessoal não esta nem ligando para essa gripe..as unicas pessoas que estao usando mascara são brasileiros..eles ainda chegam com mascara mas logo tiram..não esta nada disso que a midia esta comentando..aqui esta tudo normal!! As ruas estão todas lotadas, inclusive os shoppings, tudo esta normal!"

Que a gripe existe e que devemos tomar os cuidados necessários acho que não tem mais discussão, o que eu acho é que devemos seguir nossas vidas normalmente e acabar com esse pânico desnecessário.

A gripe já chegou no Brasil e a partir de agora só vão aumentar os casos de pessoas infectadas pelo vírus, portanto ao meu ver essa recomendação de não viajar para países infectados que serviria para não alastrar o vírus não tem mais fundamento.

Estou indo pra Ushuaia do dia 02/08 até 13/08 e agora to mais preocupado com a previsão de neve que por enquanto lá me parece que ta bem fraco do que com a gripe!

Boa viagem pros que vão e pros que ficam eu recomendo pensar novamente na possibilidade de ir!!

Abraço

Realmente, pelo que li no site do Clarin os argentinos não tão nem aí, vai ter inclusive um jogo de futebol...
Apesar que estão acabando com os estoques de máscaras e álcool gel.
Quanto ao uso das máscaras comuns (cirúrgicas) não é recomendado porque não adianta.
Na Argentina o governo está orientando que só quem tem sintomas de gripe use máscara (pra não tossir ou espirrar em cima dos outros) e que água e sabão tem o mesmo efeito que o álcool (só que não dá pra lavar as mãos em qualquer lugar).

E agora já falam em 100.000 contaminados pela gripe A (o que quer dizer que a mortalidade não é tão alta). E o problema não está restrito a Buenos Aires, esta semana morreram 7 em Rosário.

O governo vai esperar até semana que vem pra ver o que acontece, se piorar talvez fechem o comércio, se não piorar deixa como está!

Gripe A: este fin de semana será clave para definir si se profundizan las medidas (http://www.clarin.com/diario/2009/07/03/um/m-01951293.htm)
Quem tiver tempo veja os comentários dos leitores abaixo do texto.

Eu espero ir no final de Agosto ou início de Setembro.

SchildVB
03-07-2009, 14:45
Até que enfim pessoas com senso estão dominando o tópico.

Para quem teima em acreditar no Temporão,vai um artigo da Bloomberg:

"Swine Flu Is More Severe Than Seasonal Flu"

By Simeon Bennett

July 2 (Bloomberg) -- Swine flu caused more-severe illness in ferrets than seasonal flu, according to two studies in the journal Science that help explain why the H1N1 virus causes symptoms not seen in regular flu such as nausea and vomiting.

The H1N1 swine flu virus went further into the ferrets’ lungs, and also penetrated the gastrointestinal tract while seasonal flu stayed in the nasal cavity, researchers from the U.S. and the Netherlands found. Ferrets are affected by flu viruses much as humans are, the researchers said.

Swine flu has struck at least 77,201 people in 113 nations worldwide, killing 332, according to laboratory-confirmed reports compiled by the World Health Organization, which has declared the first flu pandemic since 1968. While the virus causes little more than a fever and cough in most people, a previous study showed that about 40 percent of those infected have developed symptoms such as diarrhea, vomiting and nausea.

“These data suggest that the 2009 A(H1N1) influenza virus has the ability to persist in the human population, potentially with more severe clinical consequences,” wrote the Dutch study authors, led by Ron Fouchier at the Erasmus Medical Center in Rotterdam.

The two studies were published online today. Both groups found that ferrets infected with swine flu lost more weight than those exposed to seasonal flu, and that the swine flu virus was more widespread in the animals’ bodies.

When they examined the transmissibility of the virus, the two groups found conflicting evidence. Fouchier and colleagues, who used a strain of swine flu taken from the first person infected in the Netherlands, said ferrets passed it to each other through the air as easily as seasonal flu.

Efficiency Finding

The U.S. researchers, led by Terrence Tumpey at the Atlanta-based Centers for Disease Control and Prevention, said the ferrets in their study didn’t transmit the swine flu strains they used, taken from patients in California, Texas and Mexico, as efficiently as seasonal flu strains.

Swine flu doesn’t latch on to healthy cells in the human respiratory tract as easily as seasonal flu because of a genetic mutation, the CDC researchers said.

Inefficient transmission suggests the virus would need to mutate to become as transmissible as seasonal flu or the 1918 pandemic virus, they said.

To contact the reporter on this story: Simeon Bennett in Singapore at sbennett9@bloomberg.net

Rodrigo Richter
03-07-2009, 18:07
Galera,

Estou a 2 dias em casa, com uma p...a gripe e meu único conselho a quem vai descer a montanha de snowboarding é que use capacete e tome cuidade nos fora de pista...

Todos somos adultos e responsáveis por nossos atos, indiferente a termos ou não gripe...

A gripe que eu peguei, aconteceu por eu estar com baixa imunidade, o que fez com que ficasse mal...aproveitei e perguntei para meu médico quais seriam as observações que deveriam ser feitas, ou tomados a serem efetuados...e ele me disse, gripe é transmitida pelo ar e a probabilidade de se apanhar a grie sempre será maior em lugares fechados...sendo assim, muito cuidado nas vans que sobem e descem as montanhas, e em bares e danceterias ou quaisquer outros lugares fechados...

A diferença desta gripe para outras é que o vírus é mais difícil de ser combatido e coloca as pessoas de quarentena...os casos de morte que estão acontecendo, na sua grande maioria, ocorrem por falta de cuidado nos primeiros sintomas...sendo assim a prevenção é o melhor...

MUITA FRUTA COM VITAMINAS...
LAVAR BEM AS MÃOS...
NÃO COMPARTILHAR ROUPAS OU EQUIPAMENTOS EM QUE O VÍRUS POSSA FICAR INCUBADO...TIpo jaquetas e fleece alugados...(botas sem problemas...vírus não anda no pé, o que vai no pé é frieira..rsrs)

SENDO ASSIM...CONSELHO PARA QUEM VAI PARA A NEVE...TOMEM PRECAUÇÓES JÁ MENCIONADAS NO FORUM EM VÁRIOS POSTS...

BOTEM PARA BAIXO!!!

E AOS JORNAIS E PERIÓDICOS QUE VIVEM DA DESGRAÇA DOS OUTROS...DESEJO QUE TODOS PEGUEM A GRIP E FIQUEM DE QUARENTENA PARA PARAREM DE NOS ENCHER A CABEÇA COM TANTA DESGRAÇA NA TV, NOS RÁDIOS E NOS JORNAIS...SE ELES FALASSEM EM AMOR, FELICIDADE E ALEGRIA...SEM DÚVIDAS ESTARÍAMOS VIVENDO NUM PLANETA MUITO MELHOR!!!

SNOW MIND FOREVER!!!

luiseduardo
03-07-2009, 18:10
Tyola,
Com certeza vamos dar umas descidas juntos.tudo q vi de filmagem e fotos de chillan, tenho certeza q vou gostar muito.
Eu e minha namorada estamos chegando la dia 14 de agosto, sexta feira e fico até 21 de agosto em Chilan. Meu voo chega ao meio dia, devo pegar o carro e pelo q leio deve ser umas 5 a 6 horas de carro.
Devo ficar numa cabana ou no Bordenieve, ou no Rukapukem, to fechando ainda, forçando um desconto pela GRIPE, heheheh.
Acho q essa semana e a proxima vai ser o auge da gripe, vamos ver...
Enquanto isso, o LULA passa uma semana fora, chega , ve o jogo do coringão
e ja pega o avião de volta a PARIS, passar o fim de semana curtindo (quer dizer ) trabalhando... porque tem um COMPROMISSO, na terça...

Ô raça ordinaria.............

Rodrigo Richter
03-07-2009, 18:17
Luis Eduardo...

Cara...estarei rezando a São Pedro que mande muita neve para vocÊs em Chillan...

Faça um resumão para nós depois que realizar sua viagem...
Manda umas fotos e é claro que um report de quano estiver por lá...

Abraço e ótima viagem...
Snow Mind!

Tyola,
Com certeza vamos dar umas descidas juntos.tudo q vi de filmagem e fotos de chillan, tenho certeza q vou gostar muito.
Eu e minha namorada estamos chegando la dia 14 de agosto, sexta feira e fico até 21 de agosto em Chilan. Meu voo chega ao meio dia, devo pegar o carro e pelo q leio deve ser umas 5 a 6 horas de carro.
Devo ficar numa cabana ou no Bordenieve, ou no Rukapukem, to fechando ainda, forçando um desconto pela GRIPE, heheheh.
e ja pega o avião de volta a PARIS, passar o fim de semana curtindo (quer dizer ) trabalhando... porque tem um COMPROMISSO, na terça...

tyola
03-07-2009, 20:16
Tyola,

Legal , com certeza a gente se ve , to com a minha mulher, a cabana que vc ta escolhendo é bem legal , nao esquece de fazer 1 supermercado em Chillan , tem uns na entrada de chilan , pq la em cima tudo caro , leite essas coisas , tipo matinais , e janta , sopinha , franguinho , da pra ficar na boa nas cabanas, acompanhado , melhor ainda

andré riskalla
04-07-2009, 01:21
Galera seguinte, acabei de ficar sabendo de uma noticia que deixou chocado.
nao quero colocar medo em ninguem e tomara que a reportagem esteja errada, mas seria o seguinte:

RIO - "Se você tosse e tem febre, peça um máscara (cirúrgica)", diz um cartaz bem grande na entrada de um hospital argentino. Dois enfermeiros distribuem as máscaras com a intenção de que os possíveis pacientes contaminados com o vírus H1N1 não passem aos outros, informa a edição digital do jornal espanhol "El País". Não adianta, pois a maioria tosse como cachorro e o mais provável é que tenha contraído o vírus. Em menos de uma semana (desde as eleições de domingo) os casos da nova gripe passaram de 1.587 para 100 mil, segundo estimativas do ministro da Saúde argentino, Juan Manzur, que foram contestadas. A presidente argentina se mostrou incomodada com a divulgação dos número pelo imprensa e pediu que os meios de comunicação ajam com "muitíssima responsabilidade" para evitar o pânico.

Os argentinos começaram a se dar conta agora sobre a pandemia. Oficialmente, há 44 mortos, mas a maioria dos meios de comunicação fala em 55 (há uma semana eram 28 mortes registradas). Grande parte da população acredita que o governo está escondendo a informação.

100 Mil casos? sera?

o link é este:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/07/03/argentina-ministro-estima-100-mil-casos-de-gripe-suina-pais-ultrapassa-mexico-eua-756640372.asp

Josué
04-07-2009, 14:58
Tudo bem, claro que se forem 100.000 casos há uma situação de descontrole, mas, analisando o quadro de modo completo, se forem mesmo 100.000 e as mortes 55, o índice de letalidade na argentina seria o mais baixo do mundo e esse virus seria praticamente inofensivo. Acho que as noticias, todas, estão muito desencontradas e ainda vai levar algum tempo pras coisas estabilizarem.

Edy
04-07-2009, 18:44
Alguma coisa me faz lembrar um ano que fui para Nova York peguei uma peste no avião, estranha a minha imunidade,ficando então 3 dias no quarto do hotel com febre de 39-40º,enquanto todo mundo saía para passear :( ...foram as febres mais caras da minha vida...Hehe ! agora é só história para contar.
Por via das dúvidas tenho acompanhado vário sites e mesmo assim não deixo de valorizar o que pinta por aqui,embora poste raramente,mas de concreto mesmo é que reina a desinformação oficial dos meios daqui da América Latina .
Comparem com o site da CDC americano:
http://www.cdc.gov/ e mais especificamente o link especial http://www.cdc.gov/h1n1flu/
Já no Reino Unido eles tem uma pandemia mista com uma outra variedade de gripe nenhuma resistente ao Tmiflu ou Relenza e desistiram de fazer testes laboratoriais para os virus nos suspeitos e vão focar os tratamentos dos doentes (vide http://www.bloomberg.com)/apps/news?pid=20601124&sid=a__HV4Hytc64 )
se quiserem comparar :
http://portal.saude.gov.br/saude/
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=10376
Não creio que seja só meu senso critico de profissão ,mas acho que está faltando mesmo é seriedade e competência para estes "gestores".
Sem pânico,mas que nem escoteiro sempre alerta!
Abraço a todos !
Grande Snow

Mônica
05-07-2009, 21:00
Vocês não acham estranho que tenhamos no Brasil um único caso de morte devido a gripe, com + de 800 casos de contágio?
Aqui acontece o contrário da Argentina?
Agora então com a determinação de não realizar o exames, não terão mesmo um real demostrativo da situação!

É Edy, quanto a desinformação, incopetência e falta de seriedade, não me espanto e concordo que devemos ser críticos mesmo e filtrar as informações que nos são passadas, ponderar, discutir com amigos e profissionais da área e tomarmos nossas próprias conclusões e decisões, como aliás fazemos aqui no forum!

quadros
06-07-2009, 08:21
Vocês não acham estranho que tenhamos no Brasil um único caso de morte devido a gripe, com + de 800 casos de contágio?
Aqui acontece o contrário da Argentina?
Agora então com a determinação de não realizar o exames, não terão mesmo um real demostrativo da situação!

É Edy, quanto a desinformação, incopetência e falta de seriedade, não me espanto e concordo que devemos ser críticos mesmo e filtrar as informações que nos são passadas, ponderar, discutir com amigos e profissionais da área e tomarmos nossas próprias conclusões e decisões, como aliás fazemos aqui no forum!

Mônica,

Quanto à situação aqui em São Paulo, posso garantir que se tivessem ocorrido mortes por gripe A (gripe suína) teriam sido divulgadas. O que ocorre é que não temos (ainda) o vírus em circulação e todas as pessoas que apresentaram a gripe A ou tinham viajado para o exterior ou tinham tido contato com pessoas que viajaram e receberam atendimento rápido.
Sem dúvida ocorre subnotificação dos casos de gripe, ainda mais porque não estão dando conta de realizar todos os exames. Mas se morrer alguém com gripe no Brasil neste momento dificilmente deixará de ser notificado.
A mudança de postura do Ministério da Saúde pode ser explicada da seguinte forma: inicialmente havia a ilusão de não deixar o vírus entrar no Brasil, então faziam exame em todos os casos suspeitos e tratavam todo mundo com Tamiflu.
Agora, diante do aumento dos casos, decidiram que dependendo do histórico da pessoa o diagnóstico é feito sem o exame (exemplo: a pessoa teve contato com outra com o exame positivo e está com sintomas de gripe).
O mais preocupante não é isso: é o fato de terem decidido só tratar os casos graves ou em pacientes de maior risco. Ocorre que o tratamento deveria ser dado quando começam os sintomas. Se uma pessoa jovem não for tratada inicialmente e depois piorar, o tratamento não terá o mesmo efeito. Por que decidiram isso? Por que se for para tratar todos não há medicamento suficiente.
Acredito que infelizmente o vírus vai acabar circulando por aqui, mas se nossos filhos se contaminarem pelo menos estamos no nosso país e teremos acesso a boa estrutura hospitalar se necessário.
A grande quantidade de mortes na Argentina (oficialmente 60 até hoje) pode ser explicada pela assistência hospitalar inadequada (há mais de 15 dias os médicos argentinos estão reclamando que os hospitais estão abarrotados), condições socioeconômicas desfavoráveis da população e demora do governo em tomar medidas, em virtude da eleição. Não é possível saber o número real de pessoas infectadas (oficialmente são 2.485 mas o Ministro falou que pode ser até 100.000 - para justificar a taxa de mortalidade).
Li ontem que as crianças de Buenos Aires estão todas trancadas em casa, não se vê crianças nas ruas ou nos shoppings. O que era falta de cuidado há uma semana agora virou histeria (enquanto isso os pais vão a um jogo de futebol num estádio lotado).

Suman 60 muertos de gripe A y 2.485 casos confirmados por muestra

Buenos Aires, (Télam).- El Ministerio de Salud de la Nación reportó 60 fallecidos en Argentina a causa de la gripe A y 2.485 casos confirmados por muestra en todas las provincias argentinas, a través de datos del Instituto Malbrán.

En tanto, el ministerio refuerza el equipamiento y los insumos en las provincias para la atención de pacientes afectados por Influenza A H1N1 en los distintos hospitales y centros de atención primaria, que incluyen 800 mil tratamientos completos del antiviral oseltamivir, respiradores y oxímetros de pulso.

La enfermedad sigue teniendo mayor incidencia en la Ciudad de Buenos Aires y la Provincia de Buenos Aires, donde se registran 1870 del total de los casos.

La distribución de los fallecidos por jurisdicción muestra al territorio bonaerense con 42 decesos; Capital Federal con 6 muertos; área metropolitana sin especificar, 1 fallecido; Santa Fe, 9 y Misiones, 2.

La gripe A en el mundo contabiliza 91.633 casos de infección humana por virus en 123 países han confirmado, con 409 fallecidos.

La región de América del Sur reporta 12.547 casos positivos por infección de Influenza A H1N1, entre los cuales Chile -con 7.342 casos y 14 muertos- y Argentina, figuran con mayor incidencia de la enfermedad.- (Télam).

http://www.noticiasonline.org/actualidad.html

snowester
06-07-2009, 11:48
Galera

vou fazer este informe,,,,CIENTIFICAMENTE

SOU MÉDICO

ja li muita bobagem neste topico,,,uns alarmados demais,,,e outros alienados...

pois bem,,,,a gripe existe sim,,,,,todos ja sabem como e aonde

vou deixar algumas dicas ,CIENTIFICAS

1) o contagio é por forma de secreção seja espirro, tosse, ou seja....
deve haver contato de uma secreção do contaminante com a mucosa (superficie de revestimento interno do corpo) do contaminado.

2) existe letalidade sim,,,,embora baixa,,,,há uma suspeita que na Argentina o vírus possa ter se mutado e ter adquirido uma virulência maior,,,causando maiores sintomas ou complicações...alguns casos proximo de 4 %, ,,, do original que foi,,,0,8 %,,,,,de mortes,,,,,,dai ,,,falar que não é pra se preocupar,,,,é tendencia suicida,,,,4 % é muito e eu nao queria estar nesta estatistica,,,

3) qualquer virus fora do organismo,,,não vive muito,,,em média 03 segundos
,,,entao,,,virus nao se multiplica em cobertores , ,,,,,eheheheeh,,,,,essa foi a pior que eu li no forum,,,,,

4) tomando os cuidados basicos de lavar as mãos,, cuidar do compartilhamento de utensilhos domesticos,,USAR MASCARAS DESCARTAVEIS EM AMBIENTE COM SATURAÇÃO DE VENTILAÇÃO,,, e tambem pra GAUCHADA,,tomar chimarrao,,,,,,compartilhar um mate ,,passa a gripe A,,,sim

5) se cuidar disto,,,,a TRIP,,,não corre risco nenhum, de ficar com febre ,,dor no corpo,,,e tosse,,,dentro do quarto do hotel,,vendo a galera passar com aquela cara de feliz depois de um dia inteiro na montanha...

6) qualquer duvida,,,,,posso responder aos amigos,,,,,

7) minha maior preocupação ainda é a falta de neve ,,,em algumas estações..

valeu,,,,

Snowester
ushuaia 07-15 /08

Ivan314
06-07-2009, 12:30
Galera

SOU MÉDICO...

ja li muita bobagem neste topico...

,,,entao,,,virus nao se multiplica em cobertores , ,,,,,eheheheeh,,,,,essa foi a pior que eu li no forum,,,,,

Não; eles não se multiplicam fora de hospedeiro, afinal são virus. Mas cuidado com 3 segundos. De http://www.cdc.gov/H1N1flu/qa.htm:

How long can influenza virus remain viable on objects (such as books and doorknobs)?
Studies have shown that influenza virus can survive on environmental surfaces and can infect a person for up to 2-8 hours after being deposited on the surface.

luiseduardo
06-07-2009, 13:07
Calma pessoal,
a OMS declarou que a Pandemia é incontrolavel.....
Faz que nem a Marta..."relaxa e goza"... hehehe

Brincadeirinha....
mas seguro morreu de velho, mascara e gel.....

quadros
06-07-2009, 14:18
Dr. Snowester,

Falando em bobagens...

Estamos na era da Medicina Baseada em Evidências, portanto não devemos acreditar em "achismos", mas sim em evidências científicas comprovadas.

Assim, gostaria de saber quais as referências para as seguintes afirmação:

"qualquer virus fora do organismo,,,não vive muito,,,em média 03 segundos"

Cito abaixo uma referência do Ministério da Saúde sobre o HIV (que também é um vírus, mas daqueles que resistem pouco tempo no meio externo):

O vírus HIV é bastante lábil no meio externo, sendo inativado por uma variedade de agentes físicos (calor) e químicos (hipoclorito de sódio, glutaraldeído). As partículas virais intracelulares parecem sobreviver no meio externo por até no máximo um dia, enquanto que partículas virais livres podem sobreviver por 15 dias a temperatura ambiente ou até 11 dias a 37ºC.http://www.aids.gov.br/livro/c211.htm

Eu ficaria muito feliz se após 3 segundos não existissem mais vírus vivos em maçanetas de portas e corrimões de escadas rolantes!

Um tal de CDC acha que o vírus da gripe permanece infectante por 2 a 8 horas em uma maçaneta ou em um livro:

How long can influenza virus remain viable on objects (such as books and doorknobs)?
Studies have shown that influenza virus can survive on environmental surfaces and can infect a person for up to 2–8 hours after being deposited on the surface.
http://www.cdc.gov/washington/h1n1/2009/sw20090504.htm

Lembrando que a maioria das pessoas pega gripe pelas mão, após cumprimentar uma pessoa contaminada e depois levar a mão ao rosto.

Se a pessoa gripada tocar numa maçaneta e você tocar a seguir e depois colocar a mão no rosto, também pode se contaminar...

Ou alguém acha que os Argentinos (assim como os habitantes do México, Canadá e Estados Unidos) estão todos tossindo e espirrando um na cara dos outros?

A mortalidade realmente não é alta, só morreram 60 pessoas na Argentina até agora...

Dr. Quadros

Galera

vou fazer este informe,,,,CIENTIFICAMENTE

SOU MÉDICO

ja li muita bobagem neste topico,,,uns alarmados demais,,,e outros alienados...

pois bem,,,,a gripe existe sim,,,,,todos ja sabem como e aonde

vou deixar algumas dicas ,CIENTIFICAS

1) o contagio é por forma de secreção seja espirro, tosse, ou seja....
deve haver contato de uma secreção do contaminante com a mucosa (superficie de revestimento interno do corpo) do contaminado.

2) existe letalidade sim,,,,embora baixa,,,,há uma suspeita que na Argentina o vírus possa ter se mutado e ter adquirido uma virulência maior,,,causando maiores sintomas ou complicações...alguns casos proximo de 4 %, ,,, do original que foi,,,0,8 %,,,,,de mortes,,,,,,dai ,,,falar que não é pra se preocupar,,,,é tendencia suicida,,,,4 % é muito e eu nao queria estar nesta estatistica,,,

4) tomando os cuidados basicos de lavar as mãos,, cuidar do compartilhamento de utensilhos domesticos,,USAR MASCARAS DESCARTAVEIS EM AMBIENTE COM SATURAÇÃO DE VENTILAÇÃO,,, e tambem pra GAUCHADA,,tomar chimarrao,,,,,,compartilhar um mate ,,passa a gripe A,,,sim

5) se cuidar disto,,,,a TRIP,,,não corre risco nenhum, de ficar com febre ,,dor no corpo,,,e tosse,,,dentro do quarto do hotel,,vendo a galera passar com aquela cara de feliz depois de um dia inteiro na montanha...

6) qualquer duvida,,,,,posso responder aos amigos,,,,,

7) minha maior preocupação ainda é a falta de neve ,,,em algumas estações..

valeu,,,,

Snowester
ushuaia 07-15 /08

snowester
06-07-2009, 17:53
Caro colega de profissao,,,,Dr,. Quadros

nao estou aqui pra defender estudos cientificos, nem entrar num embate de ideias e discussao,,,de qual virus em qual trabalho,,,em que data ..qual resistencia,,,enfim,,,,

apenas,,,fiz um apanhado,,,,de sugestões,,,

que ,,, apenas visam uma TRIP se neuras,,,,,

mas se quiser,,,,,continuar defendendo suas posições cientificas

podemos falar por mail,,,ou msn,,,,

não estou querendo ofender ninguem ,,,,aqueles q se sentiram assim,
deixo minhas deculpas,,,,,

Mas se quiser me provar ,,,q a gripe pega não sendo por via inalatoria,,,
gostaria que defendesse seu ponto de vista ,,,sobre maçanetas e afim,,,
ehehehehehe.....

Snowester....(sem esta de DR. na frente)

Think Snow

RodBH
06-07-2009, 19:57
Prezados, sendo mais objetivos, alguém sabe responder a estas perguntas:

1) Como está a rotina de Transporte Coletivo, Aeroportos, Restaurantes e Hotéis em Buenos Aires??? (Quem vai pra SMA via Aerolienas passará por isso...) Tudo funciona? Com a máscara e o gel, dá pra sobreviver???

2) Como está a rotina em San Martin? Aeroporto, Vans, Restaurantes, Montanha? Tudo funciona normalmente? Sem stress? Algum caso confirmado na cidade?

3) Quem está por lá (BUE ou SMA) ou esteve recentemente, sentiu realmente a paranóia da coisa como está sendo colocado pela imprensa?

Com todo o respeito e admiração pelos colegas do fórum, acho que, pra quem está de viagem marcada e não vai desistir, vale mais saber como está a onda por lá do que ficar no meio dessas discussões médicas...

E aí?

Abraços!

Rodrigo

SMA / Chapelco - 7 a 16 Ago

Guilherme Rocha
06-07-2009, 21:03
teatros e cassinos fechados em bsas..por 10 dias
não vou em nenhum dos dois mesmo....bsas só pra dormir...
acho que não é bom dar mole tbm em shoppings e aglomerações e seguir as orientações do snowester ...
sem muitas neuras e com cuidados básicos....

(por via das dúvidas comprei um escafandro básico para proteção extra e com uma tabla em cada pé deve ser possível pegar uma área de "polvo"...rsrsrsr)

quadros
06-07-2009, 21:43
Prezados, sendo mais objetivos, alguém sabe responder a estas perguntas:

1) Como está a rotina de Transporte Coletivo, Aeroportos, Restaurantes e Hotéis em Buenos Aires??? (Quem vai pra SMA via Aerolienas passará por isso...) Tudo funciona? Com a máscara e o gel, dá pra sobreviver???

2) Como está a rotina em San Martin? Aeroporto, Vans, Restaurantes, Montanha? Tudo funciona normalmente? Sem stress? Algum caso confirmado na cidade?

3) Quem está por lá (BUE ou SMA) ou esteve recentemente, sentiu realmente a paranóia da coisa como está sendo colocado pela imprensa?

Com todo o respeito e admiração pelos colegas do fórum, acho que, pra quem está de viagem marcada e não vai desistir, vale mais saber como está a onda por lá do que ficar no meio dessas discussões médicas...

E aí?

Abraços!

Rodrigo

SMA / Chapelco - 7 a 16 Ago

Leia o blog do Ariel Palacios

http://blog.estadao.com.br/blog/arielpalacios/?title=title_635&more=1&c=1&tb=1&pb=1

DiogoSnow
07-07-2009, 00:30
teatros e cassinos fechados em bsas..por 10 dias
não vou em nenhum dos dois mesmo....bsas só pra dormir...
acho que não é bom dar mole tbm em shoppings e aglomerações e seguir as orientações do snowester ...
sem muitas neuras e com cuidados básicos....

(por via das dúvidas comprei um escafandro básico para proteção extra e com uma tabla em cada pé deve ser possível pegar uma área de "polvo"...rsrsrsr)

Um amigo meu foi num Casino em BA na noite de Domingo e disse que tava lotado...
Falei com ele hj e ta tudo normal por lá!!

Fred
07-07-2009, 13:49
Galera a vida segue em Buenos Aires como em todo lugar que agripe se encontra.Aqui em Belo horizonte uma criança do Colegio Marista contaminou 40 entre alunos,funcionarios e professores e nem por isso as pessoas estão deixando de viajar ir aos shoppings e etc.
Nesse fim de semana participei de um congresso com 400 pessoas a maioria de fora de Minas,pessoas do RS ao PA e todos concordaram com a mesma ideia.

O VIRUS TÁ AÍ E NÃO TEM COMO CONTROLAR NUM MUNDO GLOBALIZADO.

Que venha USHUAIA.....

FRED USHUAIA 01/08 A 08/08

andré riskalla
08-07-2009, 00:17
Ouvi dizer que o virus é muito pequeno e consegue atravessar a mascara, pois estas so funcionam com bacterias (bem maiores que vírus)
alguem tem algum dado científico que comprove ou demascare isso?

obrigado

quadros
08-07-2009, 07:54
Ouvi dizer que o virus é muito pequeno e consegue atravessar a mascara, pois estas so funcionam com bacterias (bem maiores que vírus)
alguem tem algum dado científico que comprove ou demascare isso?

obrigado

A maioria das pessoas se contamina com o vírus da gripe pelas mãos. O uso de máscaras de modelo específico é indicado somente para pessoas com sintomas de gripe (para evitar contaminar os outros) ou quem trabalha em hospitais (e tem contato direto com pessoas doentes).
Se optar por utilizar máscaras em locais fechados com grande circulação de pessoas (como aeroportos) o modelo tem que ter a especificação dos Estados Unidos N95 ou o equivalente brasileiro PFF2. As máscara tem que cobrir o nariz e a boca, não deixando nenhum espaço, o que é desconfortável, e ser trocada a cada 12 horas. Existem os modelos rígido (http://www.protcap.com.br/ProdutosDetalhes.aspx?CodTipo=77&CodProduto=1250&CodSecao=5) e ("bico de pato (https://www.dotstore.com.br/cirucam/?Menu=ProdutoDetalhes&ProdutoID=370064)"). Estas máscaras têm a capacidade de filtrar aerossóis (partículas dispersas no ar) e portanto "filtram" o vírus.
Máscaras cirúrgicas comuns não adiantam nada.
A melhor medida é a limpeza frequente das mãos e evitar levar as mãos ao rosto (o que é dificil de conseguir com crianças).

Josué
08-07-2009, 10:58
Calma, seus problemas acabaram: faça você mesmo sua própria máscara, hehehehehe

(desculpem a brincadeira... É só pra descontrair um pouco, já que de problemas a gente tá cheio).

Aliás, provavelmente vou ser a primeira defecção no grupo da semana de 08 à 15 de agosto para Ushuaia. Estou transferindo minha viagem para 28, para ver se ganho um pouco de tempo e as coisas melhoram. No meu caso, pelo fato de viajar com uma criança, a pressão das pessoas é terrivel. Embora eu não goste da intromissão, é dificil justificar perante a familia, amigos, colegas que a gente vai expor a Mariana a essa situação. Além disso, a outra familia que iria conosco vai cancelar mesmo, pois minha amiga teve uma séria complicação pulmonar ano retrasado e o médico dela - no quadro atual - não autorizou a viagem, embora tenha pedido para ela voltar a conversar com ele no inicio de agosto. Assim, diante desse quadro achamos que, para tentar manter alguma chance de viajar, teremos que adiar a viagem. Sinto, pois o grupo da semana em que a gente ia parecia muito bacana.

É uma droga, mas enfim, cada um no seu quadrado...

srodrigues
08-07-2009, 12:00
Prezados colegas, não sou muito de postar por falta de tempo leio mais do que me pronuncio, mas nesse caso tenho algo a dizer a todos desse fórum que estão alarmados demais para uma pandemia como essa.

Vamos aos fatos amigos a gripe suína tão falada aqui nesse fórumé relamente um vírus novo como todos nós sabemos e que se comparado a nossa tradicional gripe ainda não chega aos pés da taxa de mortalidade da mesma, como para mim era desconhecido e corri muito atrás para entender esse fenômeno descobri que só no Brasil morrem por ano por causa de gripe comum ou suas complicações cerca de 40 a 60.000 pessoas por ano. (Dados esses retirados da OMS e tb informados no MS). Caso alguém tenha interesse posso enviar tais informativos.

A gripe nova tem uma taxa de cotágio de 20% ou seja a cada 100 pessoas 20 se contamimam, desses 20 que se contaminam a taxa de mortalidade é de 6% dados esses tb retirados da OMS e presentes no MS.

Todos os colegas apresentaram vários dados alguns mais alarmantes outros um pouco mais relaxados o que tenho a dizer é que a gripe suína é uma gripe como outra qualquer sem que haja essa preocupação exagerada e na maioria dos casos os sintomas são bem brandos e a recuperação é bem rápida.

Todos nós somos crescidinhos demais para saber o que devemos e o que não devemos fazer respeito os que cancelaram ou adiaram suas viagens, mas se vcs estão tão preocupados devem ficar tb com a gripe comum que é uma realidade há muito tempo para nós e sempre convivemos sem restrições com ela.

Quero deixar bem claro que não tenho nenhum vínculo com nada operadora de turismo, Ministério da Saúde etc... sou engenheiro tenho uma filha e vou viajar sem o menor receio, como disse a chefe da organização mundial de saúde vida normal pq não há como evitar que a gripe se espalhe vivemos em um mundo globalizado.

Boa trip para os que vão curtir a neve e boas férias no Brasil aos que ficam.

Abraços

Sydney

Mônica
09-07-2009, 01:22
É Galera, estou também desistindo temporariamente!
Josué, entendo erfeitamente o que você esta passando! Embora a gente planeje antecipadamente cada dia de nossa viagem e esperemos na maior espectativa a chegada, vem a incerteza de como faremos caso aconteça algo sério a alguém de nossa família, longe dos médicos e/ou hospitais que confiamos!
Espero que todos respeitem a decisão de cada um, pois sem sombra de dúvidas o que todos nós esperamos é poder curtir este ano ainda! Eu ainda não perdi a esperança. Quem sabe + pra frente!

quadros
09-07-2009, 13:24
Depois da suspensao das aulas e uma série de outras atividades parece que diminuíram os casos novos de gripe suína em Buenos Aires.
Os hospitais e estão mais vazios e pela primeira vez em 30 dias há leitos disponíveis em UTI.
http://www.clarin.com/diario/2009/07/08/um/m-01955125.htm

Hoje atualizaram o número de mortes para 82.
http://www.clarin.com/diario/2009/07/09/um/m-01955744.htm

Agora, azarado mesmo foi o mineiro que nem foi pra Argentina e está na UTI em estado gravíssimo.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/07/08/ult7403u148.jhtm

Com a melhora da gripe a previsão de neve acho que Agosto será bem melhor do que Julho.

Ivan314
09-07-2009, 15:39
Os hospitais e estão mais vazios e pela primeira vez em 30 dias há leitos disponíveis em UTI.
http://www.clarin.com/diario/2009/07/08/um/m-01955125.htm

E os aviões vindos do Brasil também:
http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=1148596

Estou otimista com relação à gripe. Parece que caiu a ficha dos argentinos, e as mudanças de atitude e cuidados parecem-me suficientes para deter o avanço da gripe.

É uma pena que a Mônica desistiu - Sau no diario de Ushuaia uma matéria sobre os cuidados do setor turístico relativos a não transmitir nem receber virus de turistas, e creio que este ano será inédito no grau de higiene desse pessoal.

Josué
09-07-2009, 16:34
Mônica, tente fazer como eu. Não desista ainda, apenas tente mudar as datas da viagem, se isso for possível, claro. Não há impedimento de postergar a viagem e, se as coisas não melhorarem, desistir mais tarde.

quadros
09-07-2009, 19:07
Mônica, tente fazer como eu. Não desista ainda, apenas tente mudar as datas da viagem, se isso for possível, claro. Não há impedimento de postergar a viagem e, se as coisas não melhorarem, desistir mais tarde.

Josué, eu também não cancelei a viagem, apenas adiei para outra data (a ser confirmada), o problema é que dependo das férias escolares, que terminam no final de Julho.

Fred
09-07-2009, 23:08
Pelo visto parece que vou ser o unico em USHUAIA

[COLOR="Black"]TO CONFIRMADISSIMO[/COLO

FRED USHUAIA 01/08 A 08/08 COM OU SEM GRIPE

DiogoSnow
09-07-2009, 23:16
Eu tb estarei lá...01/08 a 13/08
E a neve quando vem??

Tanara
09-07-2009, 23:18
Aqui em casa já decidimos...vamos certo!!! 31/07 a 11/08, Chapelco!!! Com um estoquezinho de máscaras apropriadas, álcool gel e spray de clorexidine:lol:...a partir de agora minha unica preocupação é a neve!!!;)

Guarda
10-07-2009, 00:58
Ushuaia 18/07 - 25/07...
e que venha neve...

SchildVB
10-07-2009, 15:23
Vamos ficar animados,pois pelo o que eu li,mais de 60% das viagens foram canceladas para Bariloche,etc.,isso é...MAIS PISTAS LIVRES,MAIS POWDER=VIAGEM INESQUECIVEL!

estou errado?

abraços

marciocerq
10-07-2009, 22:03
Caraaca..acabo de falar isso com um brother...passou no Jornal Nascional 50.000 turistas ja desistiram...

Sem filas.

Aos medicos de plantão, quanto tempo os sintomas se manifestam depois que pegar a gripe?

Explicando melhor.

Vou passar 2 dias em Buenos Aires antes de ir pra Chapelco...minha pergunta é: Tem como eu ja chegar em San Martin gripadão de suína?

Ouvi um papo que o virus demora cerca de 7 dias pra manifestar os sintomas...

Procede?

Igor Nabhan
10-07-2009, 22:23
ô meu rei....relaxa.....o SEU vírus vai demorar uns 20 dias no mínimo para manifestar..... hehehehehhee

marciocerq
10-07-2009, 22:26
ô meu rei....relaxa.....o SEU vírus vai demorar uns 20 dias no mínimo para manifestar..... hehehehehhee

Salve salve Mr. Nab...!!!

20 dias??? Entonces no pasa naaaaaada tio !!!!

Há...mandei aquele case da oakley do Fablins, R$ 250 pilas...uma bagatela !!!

Valeu "leque" ! ! !

quadros
10-07-2009, 22:41
Caraaca..acabo de falar isso com um brother...passou no Jornal Nascional 50.000 turistas ja desistiram...

Sem filas.

Aos medicos de plantão, quanto tempo os sintomas se manifestam depois que pegar a gripe?

Explicando melhor.

Vou passar 2 dias em Buenos Aires antes de ir pra Chapelco...minha pergunta é: Tem como eu ja chegar em San Martin gripadão de suína?

Ouvi um papo que o virus demora cerca de 7 dias pra manifestar os sintomas...

Procede?

O período de incubação da gripe é muito variável, podendo ser desde 1 dia até 10 dias, existindo inclusive casos nos quais a pessoa se contaminou e transmitiu a gripe para outra antes mesmo de apresentar os sintomas.

Uma vez que a pessoa apresente os sintomas é recomendável o isolamento por 7 a 10 dias.

É importante lembrar que na Argentina, embora estajam diminuindo os casos novos na província (estado) de Buenos Aires hoje foram confirmadas mais 4 mortes na capital e estão aumentando os casos novosnas outras províncias.

Portanto, para aqueles que vão viajar permanece a orientação para os cuidados de higiene, principalmente com as mãos.

Em Chapelco informaram que estão limitando a lotação a 4 pessoas por gôndola na telecabina (são 6 lugares). Infelizmente ainda não é possível subir desde a base com os lifts por falta de neve.

SchildVB
12-07-2009, 15:23
Agora estou realmente preocupado.Faltam poucos dias para embarcar e a situação na base do cerro catedral é essa:
http://i724.photobucket.com/albums/ww243/Vecch/webcam_catedral.jpg

???????????

Alguma nevasca "animal" está prevista,ou vai continuar assim mesmo?

abrs

Ivan314
12-07-2009, 16:58
Agora estou realmente preocupado.Faltam poucos dias para embarcar e a situação na base do cerro catedral é essa:

???????????

Alguma nevasca "animal" está prevista,ou vai continuar assim mesmo?

abrs

http://www.accuweather.com/world-forecast-15day.asp?partner=accuweather&traveler=0&locCode=SAM|AR|AR016|BARILOCHE&metric=1

Pelo jeito, continuar assim mesmo até dia 22. Mas essas previsões mais distantes não são confiáveis.

Em 2002 passei uma semana lá, só podendo esquiar de 1600 para cima - e, para piorar, nessa época o cerro era dividido em duas operadoras. Aquela viagem não foi legal.

Catedral passou, em passado recente, bastantes temporadas com neve ruim. Tanto que os últimos anos foram vistos como exceção. Neve até a base era coisa comum em 1960, e ficou comum de 2004 para cá, mas o "comum" mesmo, nesse último quarto de século, na palavra de uma residente, é isso aí da foto.

Para quem não conhece catedral, uma explicação e uma dica: Quando não há neve nas áreas de principiantes na base, todos os iniciantes, que são muito numerosos, precisam subir até as áreas de principiante superiores. Com isso, os meios de elevação da base principais, a sêxtuple e as gôndolas de amancay, fazem fila grande no meio da manhã e final da tarde, para descer. A dica: Chegue cedo. Suba cedo. Procure abusar das áreas centrais, região do snowpark e las nubes. principiantes não vão lá.

Para quem quer exclusivamente curtir ski ou snow, ir para catedral é uma loteria. No total me dei bem duas vezes e me dei mal outras duas. Para ir lá de novo, só decidindo em cima da hora, com neve garantida.

quadros
12-07-2009, 18:25
http://www.accuweather.com/world-forecast-15day.asp?partner=accuweather&traveler=0&locCode=SAM|AR|AR016|BARILOCHE&metric=1

Pelo jeito, continuar assim mesmo até dia 22. Mas essas previsões mais distantes não são confiáveis.

Em 2002 passei uma semana lá, só podendo esquiar de 1600 para cima - e, para piorar, nessa época o cerro era dividido em duas operadoras. Aquela viagem não foi legal.

Catedral passou, em passado recente, bastantes temporadas com neve ruim. Tanto que os últimos anos foram vistos como exceção. Neve até a base era coisa comum em 1960, e ficou comum de 2004 para cá, mas o "comum" mesmo, nesse último quarto de século, na palavra de uma residente, é isso aí da foto.

Para quem não conhece catedral, uma explicação e uma dica: Quando não há neve nas áreas de principiantes na base, todos os iniciantes, que são muito numerosos, precisam subir até as áreas de principiante superiores. Com isso, os meios de elevação da base principais, a sêxtuple e as gôndolas de amancay, fazem fila grande no meio da manhã e final da tarde, para descer. A dica: Chegue cedo. Suba cedo. Procure abusar das áreas centrais, região do snowpark e las nubes. principiantes não vão lá.

Para quem quer exclusivamente curtir ski ou snow, ir para catedral é uma loteria. No total me dei bem duas vezes e me dei mal outras duas. Para ir lá de novo, só decidindo em cima da hora, com neve garantida.

A melhor previsão de neve é do Snow Forecast:
http://www.snow-forecast.com/resorts/Catedral/6day/mid

(nada de neve até sexta à noite)
Eu geralmente olho no meio da montanha e não na base pra não desanimar.

É melhor não olhar a previsão de neve na cidade pra não entrar em depressão (raramente neva em Bariloche e mais raramente ainda em San Martin de Los Andes - Cerro Chapelco).

Peter
12-07-2009, 23:02

Faço das tuas as minhas palavras!

Menor chance de erro é Valle Nevado...

SchildVB
13-07-2009, 00:46
Agradeço a todos pelas dicas.
Estou vendo que vou ter que fechar para Ushuaia ou Valle mesmo.
AINDA BEM QUE NÃO FECHEI AINDA!

abrs

Igor Nabhan
13-07-2009, 10:36
Salve salve Mr. Nab...!!!

20 dias??? Entonces no pasa naaaaaada tio !!!!

Há...mandei aquele case da oakley do Fablins, R$ 250 pilas...uma bagatela !!!

Valeu "leque" ! ! !

EM TEMPO....20 dias por causa da atenuante BAIANA.....rs

Ivan314
13-07-2009, 11:05
Para o quadros e outros analizarem:

Estão notando correlação grande entre obesidade e agravamento do quadro da gripe suína. Por exemplo, no japão, que teve 2146 casos confirmados, não teve nenhuma morte. E lá não tem gordo. Nos hospitais do ocidente estão detectando esse mesmo padrão.

Fonte:
http://bloomberg.com/apps/news?pid=20601202&sid=aM.7Dg3Z_msI

No final, tem a dica: peso saudável, não fumar, fazer exercícios e não beber álcool demais são fatores que reduzem a possibilidade de agravamento da gripe, no caso de você pegá-la.

marciocerq
13-07-2009, 11:16
:lol:kkkkkkk !!!

Ontem fui no terreiro e tomei banho de pipoca.

O cabloco disse: Suncê ta com corpo fechado mizufi...suncê num pega gripe nao!

Obaluaiê.

DAVE MACKNIGHT
13-07-2009, 11:46
:lol:kkkkkkk !!!

Ontem fui no terreiro e tomei banho de pipoca.

O cabloco disse: Suncê ta com corpo fechado mizufi...suncê num pega gripe nao!

Obaluaiê.

ha ha ha h ah a a

rs rs rs rs rs rs !!!! Essa foi a melhor !!!! Rs rs rs rs rs

para os que não estão na "terra" e não tem essa sorte, vai o macumbaonline.com mesmo

rs rs rs rs

mto bom marcio

vlw,

quadros
13-07-2009, 16:49
Para o quadros e outros analizarem:

Estão notando correlação grande entre obesidade e agravamento do quadro da gripe suína. Por exemplo, no japão, que teve 2146 casos confirmados, não teve nenhuma morte. E lá não tem gordo. Nos hospitais do ocidente estão detectando esse mesmo padrão.

Fonte:
http://bloomberg.com/apps/news?pid=20601202&sid=aM.7Dg3Z_msI

No final, tem a dica: peso saudável, não fumar, fazer exercícios e não beber álcool demais são fatores que reduzem a possibilidade de agravamento da gripe, no caso de você pegá-la.

Bom, sem trocadilhos, a gripe suína tende a ser mais grave em pessoas obesas, diabéticas e em gestantes.

No estado argentino de Santa Fe (ao norte de Buenos Aires), que é o atual foco da gripe, de 34 mortos 23 apresentavam fatores de risco, principalmente obesidade e diabete (que também pode estar associada à obesidade).
http://www.clarin.com/diario/2009/07/13/um/m-01957412.htm

Parece que os gordinhos correm mais riscos...

Com 137 mortes confirmadas, a Argentina agora só perde para os Estados Unidos em número de mortes pela gripe.
http://www.clarin.com/diario/2009/07/14/um/m-01958298.htm

Sergio El Hage
16-07-2009, 22:06
Ai galera,

seria interessante termos mais informaçoes acerca de como andam as coisa na argentina e chile, para ficarmos mais tranquilos. No meu grupo 50% ja cancelou.

Aqueles q ja chegarm ou estao chegando de suas snowtrips passem informaçoes sobre a gripe.

Abs a todos

Mauro
16-07-2009, 23:31
a situacao ta feia mesmo... hoje as mortes da gripe no brasil deram um salto... a situacao ta, no minimo, estranha.
ainda nao eh motivo pra panico, mas to seriamente preocupado e repensando a viagem que tinha programado pra inicio de agosto.

colorado
17-07-2009, 12:06
Pessoal,
Mesmo sabendo que este não é o topico especifico, mas como foi questionado a respeito aqui neste forum, informo que voltei do chile no domingo e a situação lá parece bem tranquila, talvez até mais do que aqui em Porto Alegre - RS.
Mascaras somente no avião de ida, na volte todo mundo sem mascara. Lá no Valle Nevado nem um caso de gripe (falei com várias pessoas) e, em Santiago, as pessoas parecem tranquilas, talvez até demais. Prepondera o pensamento de que "não dá nada e, se der, é pouca coisa".
Sinceramente, deixa r de ir para o Chile, em função da gripe, é excesso de zelo. Eu fui com minha mulher e as duas filhas pequenas e estamos todos muito bem. Não vendo pacote e nem vendo de turismo.
abraços,
André

Sergio El Hage
17-07-2009, 13:10
Ai André,

Valeu pela informação!!! Isso realmente tranquiliza àqueles
que estão de partida para suas snowtrips!

abs

Bariloche - 08 a 18/08

Sergio El Hage
21-07-2009, 18:13
Tive informações de que as coisas andam bem
tranquilas em Bariloche, a cidade encontra-se meio
deserta, e não há motivo algum pra pânico..

Será que confirma????

abs a todos

Sergio El Hage
23-07-2009, 05:39
????????

Alguma informação sobre bariloche??

Abs

snowfred
23-07-2009, 13:37
Andre Colorado agradecemos o report. Ainda está tudo bem c/ vcs ?
Sobre Bariloche tivemos clientes que voltaram Sábado passado 11 /7 e tudo na normalidade.
Vieram de boo direto p/ lá Estamos tentando direciionar nossos clientes p/ menos tempo possível em B. Aires e ainda temos vagas p/ voo diretos !

No Chile melhor ainda !! quem precisar encaminho e- mail de clientes que voltaram dando o feed back da viagem como um todo
aqui vendemos turismo e soluçao sim mas tbém segurança e qualidade na viagem.

No mais sempre é bom fazer o seguro viagem que há diversos
abç

nicobrucker
25-07-2009, 20:29
ola pessoal alguem sabe me dizer sobre hospitais de rerencia em bariloche... que possa nos deixar mais seguros no caso de uma complicação... principalmente pq eu viajaria com 2 crianças de 3 anos...

SchildVB
30-07-2009, 17:36
Consegui entrar na net hoje.

Só vou falar uma coisa,do jeito que o virus está se espalhando aqui no BR(e com direito a mortalidade maior do que na AR no Rio Grande do Sul por exemplo)passar uma semana na patagonia seria até um ato de prevenção.

Aqui na minha cidade,foram confirmados 5 casos,1 morreu em Campinas e os outros 4 estão INTERNADOS.

Ainda não confirmei a data,mas finalmente acho que irei em Agosto pois minhas aulas foram adiadas para dia 17!

abrs

quadros
22-08-2009, 14:54
Tive informações de que as coisas andam bem
tranquilas em Bariloche, a cidade encontra-se meio
deserta, e não há motivo algum pra pânico..

Será que confirma????

abs a todos

22/08/2009 - 12h19
Brasil ultrapassa Argentina em mortes por gripe suína
da Folha Online

O Brasil ultrapassou a Argentina em número de mortes pela gripe suína --a gripe A (H1N1)--, segundo dados divulgados na noite de ontem pelo Ministério da Saúde argentino e pelas informações das secretarias estaduais de saúde brasileiras. São 488 mortos pela doença no país, contra 439 no vizinho, e agora está atrás apenas dos Estados Unidos (522) entre os países que divulgam sistematicamente estes dados.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u613397.shtml

Mesmo considerando as diferenças de população, a situação na Argentina em Agosto está menos pior do que no Brasil.

SchildVB
22-08-2009, 15:23
22/08/2009 - 12h19
da Folha Online

O Brasil ultrapassou a Argentina em número de mortes pela gripe suína --a gripe A (H1N1)--, segundo dados divulgados na noite de ontem pelo Ministério da Saúde argentino e pelas informações das secretarias estaduais de saúde brasileiras. São 488 mortos pela doença no país, contra 439 no vizinho, e agora está atrás apenas dos Estados Unidos (522) entre os países que divulgam sistematicamente estes dados.

Mesmo considerando as diferenças de população, a situação na Argentina em Agosto está menos pior do que no Brasil.

Estou me sentindo um pai de santo depois de acertar a previsão(o BR terá mais mortes que a Argentina)...

Ainda não confirmei minha viagem,mas se continuar assim(-proliferação na ARG+NEVE)provavelmente irei até dia 15 de Setembro.

Falando nisso,acessem a webcam de Bariloche,MUITA NEVE!

abração

edon
22-08-2009, 16:08
Voltei de Bari em 02 de Agosto, tudo muito tranquilo, todos os lugares em que voce vai tem alcool gel para passar nas mãos.

Todos diziam para não ir, mas a cidade esta otima, tudo vazio, preços otimos e varias loja em liquidação heheheh, e o melhor de tudo: PISTAS COM POUCA GENTE!!!!!!!

Acho que esta mais facil pegar gripe da empregada ou no metro!

Mônica
22-08-2009, 20:54
22/08/2009 - 12h19
da Folha Online

Também vi esta notícia!!

Você acha mesmo que embora nossa população seja bem maior, os números mostram que temos mais risco aqui do que lá?

Se não me engano só a população do Estado de São Paulo é maior, ou esta bem próxima da Argentina toda!

Marcio H
22-08-2009, 22:24
Voltei semna passada de lá, fui a Chapelco e Buenos Aires, achei bem tranquilo. Acho que as pessoas estão muito assustadas aui no Brasil
Marcio H

quadros
23-08-2009, 00:52
Também vi esta notícia!!

Você acha mesmo que embora nossa população seja bem maior, os números mostram que temos mais risco aqui do que lá?

Se não me engano só a população do Estado de São Paulo é maior, ou esta bem próxima da Argentina toda!

A Argentina tem 40 milhões de habitantes e o Brasil 186 milhões. Até o momento a Argentina é o país com maior mortalidade proporcional à população (em torno de 11 mortes por milhão de habitantes), só que lá não estão surgindo casos novos.

O Paraná tem 10 milhões e 700 mil habitantes e teve 142 mortes (13 por milhão), portanto é mais perigoso agora ir para Curitiba do que para Buenos Aires.

Os Estados Unidos tem perto de 300 milhões de habitantes mas lá a gripe chegou na primavera.

Veja o "mapa" da gripe suína no Brasil:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u598181.shtml

quadros
26-08-2009, 20:25
O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) que 557 pessoas morreram no Brasil até o dia 22 de agosto vítimas do vírus da gripe suína (H1N1). Com a confirmação de novas mortes, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país com mais óbitos causados pela doença no mundo.

Entretanto, se for levado em consideração a taxa de mortalidade - relação entre óbitos e número de habitantes na população - o Brasil aparece em sétimo lugar, atrás de Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai, Austrália e Paraguai.

Em relação aos números absolutos de mortos, Brasil é seguido por Estados Unidos (522 óbitos), Argentina (439) e México (179). Deve-se ressaltar que os países adotam periodicidades diferentes para atualização do número de mortes. Os últimos dados dos Estados Unidos, por exemplo, referem-se a 15 de agosto.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/08/26/ult7403u405.jhtm

Obs.: Pretendo ir para a Argentina em Setembro.

Mônica
27-08-2009, 22:52
O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (26) que 557 pessoas morreram no Brasil até o dia 22 de agosto vítimas do vírus da gripe suína (H1N1). Com a confirmação de novas mortes, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país com mais óbitos causados pela doença no mundo.

Entretanto, se for levado em consideração a taxa de mortalidade - relação entre óbitos e número de habitantes na população - o Brasil aparece em sétimo lugar, atrás de Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai, Austrália e Paraguai.

Em relação aos números absolutos de mortos, Brasil é seguido por Estados Unidos (522 óbitos), Argentina (439) e México (179). Deve-se ressaltar que os países adotam periodicidades diferentes para atualização do número de mortes. Os últimos dados dos Estados Unidos, por exemplo, referem-se a 15 de agosto.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/08/26/ult7403u405.jhtm

Obs.: Pretendo ir para a Argentina em Setembro.

Oi Quadros,

Que bom que vc irá! Aproveite bastante!
Irá para Chapelco ou pretende ir para outro local?
Se não me engano é a primeira vez que levará sua filha .... Depois me conte como foi.
Ah! Não esqueça das fotos.

Quanto a gripe, sabe que me arrependo de não ter ido ... Iria para Ushuaia e estava com medo de passar em Buenos Aires, mas não há como prever e controlar tudo... Acabei desistindo, pressão da família, criança, sabe como é, acabei ficando insegura
Ano que vem nada me impedirá, nem que tenha de ir sozinha!

A mídia parece não dar muita atenção a gripe agora. Enquanto o problema maior estava nos nossos vizinhos o sensacionalismo imperava, agora que o Brasil tem o maior número de óbitos, o foco é outro.

Tanara
28-08-2009, 00:28
Sabe que por um momento também hesitamos em viajar, por nós mesmos e por nossa sobrinha de 12 anos que iria junto...:( ainda bem que não desistimos, pois toda a viagem estava ótima, tomamos alguns cuidados, claro, mas nada que atrapalhasse, saímos para jantar, inclusive em Buenos Aires, mas ficamos lá apenas a noite necessária para o retorno para Porto Alegre. E agora eu vejo que tomamos a decisão certa, pois aqui estamos super afetados pela gripe e nossas rotinas se alteraram muito pouco, mesmo a da gurizada que ficou sem aulas no período crítico, pois neste mesmo período os shoppings e cinemas de Porto Alegre ficaram lotados.....:confused:
Claro que esta decisão é super pessoal, ainda mais com crianças, mas para quem ainda vai....aproveite!! Mas leve um álcool 70 na bolsa!!!:cool:

marciocerq
16-12-2009, 18:17
Muito se falou, muitos deram opniões, muitos desistiram e muitos foram.

Eu fui e voltei bem. Nada tive.

No fim das contas alguem que foi pegou a gripe ???

Abs, Márcio.

Breckenridge 21 a 31/01.

ricardolopes
19-12-2009, 00:07
hahaha...

7 dias de Chile...
3 dias de Mendoza..

Alta temporada de Suína... voltei são e salvo.

Agora vou pra Austria no Carnaval, será que dessa vez pego?

...

snowfred
19-03-2010, 14:06
Uma coisa , gostaria de saber quem foi ano passado p/ Ushuaia e/ou Argentina na gripe suina e qual era o " clima " lá . Tive clientes que foram mas estou colhendo mais depoimentos

Tudo tranquilo ? me interessa mto as opinioes de quem foi a Ushuaia

abç

fkm
15-04-2010, 10:35
Para quem já se vacinou contra gripe suina, esta sendo registrado em 'carteirinha'? alguém já validou na carteira internacional?

Minha dúvida ou preocupação é a maldita exigência na hora de entrar no outro pais, apesar de que, jamais exigiram algo.

nenzao
15-04-2010, 11:08
ano passado fui para san martin em setembro,tava tudo tramquilo la,nao tomei vacina ,nem meus amigos.passei mal la porque comi algo estragado la,fui a uma clinica e tava tudo mto tramquilo,tinha avisos e cartazes incentivando uma maior higiene mas nada comparado ao terror que estavam botando antes de eu sair daqui.fui de carro ate san martin desde floripa,na fronteira tbm tudo sussegado,nao vi ninguem de mascara ou algo parecido.tenho uns amigos que foram em julho,de aviao,falaram que tinha uns de mascara no aeroporto de buenos aires,incusive eles chegaram de mascara la mas logo tiraram pq ninguem usava.mas aquela coisa ,nao apertava a mao de ninguem(kkk) falava meio de longe ,lavava bem as maos o tempo todo com um gel que deixava no bolso.na minha opiniao um pouco e cuidado a mais da pra ficar bem la.antes de sair daqui uma galera me chamou de maluco de ir pra la,mas foi tudo mto legal e nao vi nada de gripe.vlwss